terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A VIDA É UMA LIÇÃO: SOMOS TODOS COMUNICAÇÃO!

 Talvez você tenha sido uma pessoa que detestava estudar, mas estudar não significa apenas ter assiduidade às aulas escolares ou preparar-se para provas. A própria vida é pura lição, aliás, muito divertida, interessante e cheia de contentamento; ainda mais, quando procuramos LER muito e prazerosamente, sem mandos e comandos. Só assim atingiremos as COMPETÊNCIAS (Habilidades + Conhecimentos + Atitudes).








É por isso que os EDUCANDOS do "3º ANO B" - da Escola Pública Estadual Heloísa Mourão Marques, por nós do BCCCV, intitulada "H. MOURÃO" deixaram seus recados para a Educação:

(Leyla Cordeiro  [ https://www.facebook.com/leyla.ferreira.33?fref=ts ] - juíza dos  Tribunais da Língua Pátria 1 e 2 em escolas públicas)

  • - " Bom, o que eu pretendo da Escola é poder fazer mais coisas diferentes; aprender mais. Eu espero que a nossa Escola melhore mais ainda, porque só assim vamos ter mais orgulho dela e obteremos as tais competências que aprendi agora com a professora Lucinéa Wertz: (habilidades + conhecimentos + atitudes). Acredito que, se minha "Escola" trabalhar unida, buscar renovação a cada dia, inovar-se no Social e no Sustentável, seremos a melhor de Rio Branco no Acre. Acredito sim, que somos capazes, FUI ATÉ JUÍZA, foi difícil foi, foi bonito foi, mas consegui! Prova disso foi a realização do Programa cultural do Sebinho LUTA pela Leitura, em escolas públicas/2007. Basta querer! Basta fazer"! ACREDITO QUE SOMOS TODOS COMUNICAÇÃO! Obrigada professora, a senhora é mesmo MãeMiga de todos nós! Nós te amamos, um beijo grande meu e da turma. Sua sempre filha". Leyla Cordeiro.





  • - [Não necessariamente com essas palavras, Claudiney de Souza/Soldado da Língua Pátria e Corpo do Júri do Tribunal da Língua Pátria 2 e Réu do Primeiro Tribunal, fazendo o seu letramento disse]:

- "Olhei muito esta árvore e lembrei da escola. Para que esta árvore ficasse grande, ela teve de passar por um processo muito complicado e evolutivo. Assim, é a escola se você cuidar bastante dela, ela vai te oferecer bastante conhecimento; mas, se você não cuidar, ela ficará seca como a árvore com folhas caindo e essas folhas são aqueles estudantes desistindo de tudo: da escola, dos bons amigos, do diploma. Também, na foto há montanhas e essas montanhas mostram as dificuldades, que nos pede competência para vencê-las. Precisamos de habilidades + conhecimentos + atitudes, só assim passaremos tranquilos pelas dificuldades", FIQUEI COM MUITO MEDO QUANDO COMEÇARAM AS AULAS DINAMIZADAS, OS ENSAIOS E TANTO E TANTO TRABALHO PARA FAZER, MAS NEM EU QUERENDO FAZER NADA, EU FIZ. TODOS OS DIAS A PROFESSORA COBRAVA E O CADERNO ERA A DENÚNCIA SE EU ESTAVA PARTICIPANDO OU NÃO. OS ENSAIOS ERAM NOS FINAIS DE SEMANA, FERIADO E O TEMPO QUE DAVA, A PROFESSORA ESTAVA PREPARANDO A GENTE PARA O TRIBUNAL E ENTENDER AS COISAS QUE A GENTE ESTUDAVA. POR FINAL, ELA ME CONQUISTOU, EU E MEUS COLEGAS TIDOS COMO EXCLUÍDOS FOMOS FICANDO AMIGOS DELA E AJUDANDO NO QUE ELA PEDIA. FOI BOM DEMAIS E EU NEM SEI FALAR O TANTO QUE FOI, SÓ ME VER NA FOTO, FIQUEI BEM, NÉ! DE TERNO E TUDO E COMO RÉU PEDÓFILO, MAIS AINDA".    

(Claudiney de Souza Mendonça - Jurado do 2º Tribunal da Língua Pátria e Réu do primeiro em 2007)


Pâmela França Camargo -/também, uma das advogadas, de outro escritório do Tribunal da Língua Pátria do BCCCV, claro Soldado da Língua Pátria, bem como, Expoente das portas de entrada do evento, disse:


  • Juro que eu estava com medo, minha TURMA SÓ TINHA QUATORZE ALUNOS, MAIORIA MULHERES, e foi a nossa turma que ela escolheu para fazer UM GIGANTESCO EVENTO DA COMUNICAÇÃO: Programa  Cultural do Sebinho LUTA pela Leitura, UMA SEMANA INTEIRA, palestras, tribunais, passarela da inteligência, jirau das poesias e criações diversas, simuladão, Miss e Mister inteligência, Passarela da inteligência, mesa redonda com os empresários, com a OAB, judiciário, faculdades, UFAC e sociedade e geral etc.. Bateu um desespero. Mas, nós buscamos as COMPETÊNCIAS, fomos para a Luta. FORÇA TAREFA. Valeu a pena! Causamos um reboliço na escola, mas isso que é irreverência, fazer o bom, fazer a diferença. Ufa, aprendi! E guardarei para sempre um pedaço do texto que ela nos passou:
  • O que aconteceu com a competência?

"Atualmente temos vivido em um mundo onde o O PODER É O DONO DO TROFÉU":

"Troféu este , que pela desvalorização e a incompetência a escola não tem conquistado. Entretanto, se é mesmo assim, com quem está a culpa? Será dos governantes? Dos professores? Da escola? Ou dos próprios estudantes?

Porém, só sei uma coisa - toda a globalização está em pânico. Precisamos buscar o que foi perdido, àquilo que deixamos de fazer por incompetência e não ficar buscando a causa disso ou daquilo, da liderança "X" ou "Y", mas queremos uma metamorfose - transformação geral".
.
PARABÉNS PESSOAL e a nossa sala mandou bem: Nosso alvo agora é buscar as [Habilidades + conhecimentos + atitudes].QUERO FAZER A PARTIR DE HOJE A DIFERENÇA SEMPRE! Obrigada professora, foi bom ter te conhecido. Sempre vou agradecer a senhora. Um beijão da sua sempre aluna filha e amiga: Pâmela França Camargo [  https://www.facebook.com/pamela.camargo.739?fref=ts ].


Nenhum comentário: