quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Intimidade com a Língua:

-------->>>>>>???<<<<<<--------
A prova de Língua Portuguesa é aplicada em todos os vestibulares e comum a todas as especialidades. Os candidatos são submetidos a testes idênticos. O diferencial é o peso dos pontos no momento da avaliação do desempenho: Para Educação Física, a prova terá um peso menor; para Literatura Portuguesa, o peso será maior.
Com o advento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), há dez anos, os vestibulares começaram a adotar, cada vez mais, uma mesma filosofia de avaliação: Menos memorização de conceitos e mais entendimento sobre a aplicação dos termos e suas funções na língua.
A professora Lucília Garcez, da PUC-SP, resume: "O importante é a compreensão do funcionamento da língua. em poucas provas, atualmente, se exige memorização da nomenclatura gramatical. Cobra-se mais o efeito de sentido da língua". Lucília Garcez acompanha a tendência das provas de Língua Portuguesa dos principais vestibulares do país e também atua como consultora para a sua formulação.
Para melhor compreensão do funcionamento da língua, é indispensável a prática diária da leitura. As provas de Língua Portuguesa são baseadas em textos reais, extraídos da mídia e dos clássicos da literatura brasileira. A leitura constante permitirá maior intimidade com a língua portuguesa que é muito complexa. Lucília Garcez ensina que não se deve redigir sem o apoio providencial de um dicionário.
*Da Revista Concursos & Vestibular - Escala educacional - http://vestibular.escalaeducacional.com.br.

Nenhum comentário: