terça-feira, 2 de maio de 2017

CORREIO ou CORREIOS?

CONCORDÂNCIA:
1) Um leitor pergunta qual a forma correta: correio ou correios?
O BCCCV esclarece:

2) Para bem situar a questão, importa observar que, na origem, correio era um mensageiro, um indivíduo que portava mensagens.
3) No decorrer dos tempos, passou a significar também o sistema de comunicação que pressupõe um intercâmbio de mensagens, feito especialmente por meio da troca de correspondência entre as pessoas.
4) Em seguida, por metonímia, passou, de igual modo, a abranger a repartição onde se operam as trasladações de correspondência entre os usuários desse sistema.
5) Apenas para não estender em demasia estas considerações, anota-se que, também por metonímia, passou a significar o prédio, o edifício que abriga esse tipo de repartição.
6) Com essas considerações, com tantos significados, ora querendo dizer uma unidade, ora com a acepção de uma pluralidade, vê-se que não há como vedar a possibilidade de uso do vocábulo correio tanto no singular quanto no plural, conforme o sentido que se lhe quiser dar.

______O fato é que quando escrevemos/falamos  "Correios garante" ou "Correios opera", implicitamente o leitor/ouvinte deve entender que a concordância neste caso é, digamos, semântica. É como se "Correios" equivalesse à expressão "Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos" que essencialmente está no singular. Já ao preferir construções como "Os Correios operam normalmente" e "Os Correios ofereceram, claro está que a preferência do enunciador primou pelo respeito explícito ao substantivo plural "correios", algo que se torna ainda mais obrigatório por conta da inclusão (proposital?) do artigo definido plural (os).
Só para informação: "correio" é um substantivo masculino que significa a pessoa encarregada de levar ou distribuir correspondência, tendo como sinônimos mais evidentes as palavras "carteiro" e "mensageiro". O Caldas Aulete também lembra que Correio é uma empresa ou organização, pública ou privada, incumbida de receber e distribuir correspondência escrita e objetos diversos. Então, quando alguém diz que "o Correio trouxe a encomenda" não está denegrindo coisa alguma.

Nenhum comentário: