quinta-feira, 4 de setembro de 2008

FUTURO DO SUBJUNTIVO:

:Falar bem e escrever bem:
Dica para o #Enem 

O  #BCCCV informa:

Prezados leitores, é nosso dever comunicar que, apesar de algumas pessoas não o empregarem, o FUTURO DO SUBJUNTIVO não MORREU!

VEJA:
  • a)- Quando eu pôr ou puser...?
  • b)- Quando eu ver ou vir Maria...?
  • c)- Quando eu vir ou vier ao trabalho...?
  • d)- Assim que ele reter ou retiver...?

Quantas dúvidas...
Qual a saída? Só há uma.
Segue um dica útil:
  • Conjugar o verbo no PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO, fixar-se na 3ª pessoa do plural (eles/elas), sem o am para conjugar o FUTURO DO SUBJUNTIVO.

 Vamos conferir?!? Trabalhamos com quatro dúvidas:
  • Verbo pôr;
  • Verbo ver;
  • Verbo vir;
  • Verbo reter.

1)- Quando eu pôr ou puser? (verbo pôr)
Pretérito Perfeito: Eu pus, ..., ele pôs, nós pusemos, ..., eles puseram (tirar o am).
Agora, conjugar o Futuro do Subjuntivoquando eu puser, quando você puser, quando nós pusermos, quando vocês puserem.
Portanto, o correto é: QUANDO EU PUSER.

2)- Quando eu ver ou vir? (ou assim que nos vermos ou virmos?) - (verbo ver).
Pretérito Perfeito: eu vi,... ele viu, nós vimos, ..., eles viram (tirar o am).
Agora, conjugar o Futuro do subjuntivo: Quando eu vir (ou assim que eu vir), Quando ele vir, Quando nós virmos, Quando eles virem.
Portanto, o correto é: Quando eu vir (ou assim que nós virmos).

3)- Quando eu vir ou vier? (verbo vir).
Pretérito Perfeito: eu vim, ...você veio, nós viemos, ... eles vieram (tirar o am).
Agora, conjugar o futuro do subjuntivo: Quando eu vier,
quando ele vier, quando nós viermos, quando eles vierem.
Portanto, o correto é: Quando eu vier. ---Cuidado! Este é o Verbo vir.

4)- Assim que ele reter ou retiver? (verbo reter).
Pretérito Perfeito: Eu retive, ...ele reteve, nós retivemos, ... eles retiveram (tirar o am).
Agora, conjugar o futuro do subjuntivo: Quando eu retiver, Quando ele retiver, Quando nós retivermos, Quando eles retiverem.
Portanto, o correto é: Quando ele retiver (ou assim que ele retiver).

Um comentário:

Anônimo disse...

olha eu tenho um dificodede para ler e escreve bem.eu tenho um sonho a sim realisa e escve e a prede aler.eu queria que vc mim a judasim ok.muito para eu venser navida e ser um pessoa.com estudo e mimr formar eu facudade.eu so um hulher eu tenho 25anos eu so dasidade de penedo AL prosimo a aracaju e maceio.como vc pode entra encotato com migo e en 041-82-9644-3512 e tim ok.obrigado que deus te ajuda a venser tudo o que vc queser na sua vida amei.olha tei muita jante a quir que nao saber escrever e nao ler dereito.por que nao tei um cosinho para ajente sim apefesuar ara ajente meilhora de gasar nao por que muita jante e o minder.como eu mais eu nao desinto nao,por favor mim diga sim vc pode mim ajudar ta.bjs fica com deus.