sexta-feira, 5 de setembro de 2008

CONSERVAR A NATUREZA? COMO?


OITO REGRAS PARA A PRESERVAÇÃO


- A proteção ao Meio Ambiente não exige apenas medidas governamentais ou de empresas para seu efetivo controle. CADA PESSOA pode contribuir de alguma forma. Com o objetivo de ajudar a reverter a difícil situação que presenciamos hoje, algumas dicas podem ser seguidas, como:
  1. NÃO JOGAR LIXO NAS RUAS: O lixo entope os bueiros, atraindo ratos e baratas, diminuindo a vazão das águas pluviais, o que aumenta o risco de enchentes, torna a cidade suja, causa maus cheiro, além de aumentar o trabalho dos garis, que são pagos com o dinheiro dos nossos impostos. Portanto, devemos JOGAR LIXO, SOMENTE, NAS LIXEIRAS!

  2. NÃO DESTRUIR AS ÁRVORES URBANAS: Pois, estas amenizam o calor, facilitando o tráfego de pessoas, dão abrigo aos pássaros e embelezam a cidade.

  3. EVITAR AO MÁXIMO UTILIZAR PRODUTOS DESCARTÁVEIS: O imediatismo da vida nos leva a esquecer o futuro. Tudo o que usamos vem da natureza e a maior parte é feita de recursos naturais não-renováveis, como os minérios. Nossos filhos e netos também precisam deles. Além disso, os descartáveis são poluentes.

  4. REUTILIZAR TUDO O QUE PUDER: Plásticos, latas, garrafas. A reciclagem destes produtos deveria ser obrigatória. Estamos jogando fora o futuro das próximas gerações.

  5. O TURISMO PREDATÓRIO É UM DOS GRANDES RESPONSÁVEIS PELA POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE: "Amantes da Natureza" não se preocupam em jogar latas, plásticos, garrafas nas praias, parques e lagoas. O campista deve sempre enterrar o lixo do acampamento.

  6. NUNCA JOGUE CIGARRO ACESO PELA JANELA DO CARRO OU MESMO QUANDO ESTIVER CAMINHANDO PELO MATO: Na seca isso poderá causar incêndios. Quando a vegetação é queimada, o solo empobrece, milhares de animais são mortos, o clima altera a paisagem.

  7. NÃO SE OMITA FRENTE À DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: Denuncie aos órgãos competentes os atos de degradação ambiental, e exija também do Estado uma ação efetiva de proteção ambiental.

  8. POR FIM, NÃO SE ESQUEÇA QUE A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE É RESPONSABILIDADE DE TODOS, pois todos nós somos parte da Natureza/mãe.

(Vozes - GARIS'NAT = Garis da Natureza/2008)

Homenagem ao dia da Amazônia = 05/09/2008 - Rio Branco/Acre

Nenhum comentário: