segunda-feira, 22 de maio de 2017

RÉPTEIS e ANFÍBIOS: Diferença

Rapidinha:

Os anfíbios são animais que pertencem a um grupo de transição entre o modo de vida aquático e a vida em ambiente terrestre. Eles tem características que lhes permite a vida em terra firme mas, ao mesmo tempo, ainda dependem da água para sua reprodução e para a manutenção da pele úmida – que é necessária para a respiração. Sapos, rãs, pererecas e salamandras são exemplos de animais anfíbios.

A pele dos anfíbios é fina e permeável. Isso permite que eles efetuem respiração cutânea (além de res­piração pulmonar), mas, ao mesmo tempo, implica contínua perda de água pela superfície do corpo. A pele é mantida úmida graças ao fato de viverem na água ou em locais de elevada umidade ambiental, e também pela produção de muco. Os ovos dos anfíbios não apresentam uma casca protetora; assim, devem ser postos na água ou em local úmido. Ao se desenvolverem, dão origem a uma fase larval aquática, conhecida como girinos.
Já os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistarem, efetivamente, o ambiente terrestre. Para que isso fosse possível, adquiriram, ao longo de sua evolução, numerosas características que os diferen­ciam dos anfíbios. São exemplos disso: pele grossa, seca e impermeável (graças à deposição de grandes quantidades de queratina, uma proteína muito resistente); respiração exclusivamente pulmonar; re­produção por ovos com casca (o que possibilita o desenvolvimento do embrião em ambiente terrestre seco, sem que sofra desidratação).
Os répteis estão divididos em três ordens principais: Crocodilianos (exemplos: jacarés, crocodilos); Quelônios (exemplos: jabutis, cágados, tartarugas); e Escamados, que compreendem as subordens Lacer-tílios (exemplos: lagartos, lagartixas, camaleões) e Ofídios (exemplo: cobras).

[Fonte: Varejão do Estudante]

Nenhum comentário: