segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A vida na escola e a escola da vida...

-------->>>Ninguém está contente com a escola.

Todo mundo vive se queixando da escola. Pais, professores e alunos reclamam que ela não está funcionando como devia e que as coisas não podem continuar desse jeito. Entretanto cada um pensa que o culpado desse mau funcionamento são sempre os outros. Daí que a discussão sobre a escola parece mais um coro em que cada um acusa o outro, cada um tem uma parte de razão, mas ninguém consegue se entender nem chegar à raiz do problema.

----> Alunos do 3º A e B em Adequação ao Letramento - deixaram suas críticas, seus anseios e opiniões sobre a escola e a educação.

  • O que espero da Educação?
"A educação brasileira é fraca, mas não quer dizer que não é boa; pelo contrário até que é boa, mas pode e deve melhorar - a começar por nós alunos, com interesse de estudar e os professores com vontade de ensinar e principalmente as autoridades responsáveis - que se dediquem mais a fazer o foram eleitos a fazerem. Só assim conseguiremos uma educação de qualidade - com escolas capacitadas e um Brasil de uma educação Melhor".
(John Araújo França)
  • O que espero da minha escola?
"Eu espero da minha escola, uma escola competente; que todos os alunos sejam competentes e a educação venha a melhorar, para que no futuro tenhamos (habilidades + conhecimentos + atitudes). Atitude para mudar, para crescer cada vez mais em nossa educação. Porque desse jeito que a educação está, ela só nos trará fome, violência, desemprego. Nós queremos uma escola melhor com uma educação melhor".
(Maria Jucimara)
  • O que espero da minha escola e da educação?
"Nossa escola tem sofrido mudanças. Mudanças essas que surtirão efeitos amanhã. Teremos uma escola sustentável e social, onde a aprendizagem será única; alunos e professores amarão a escola e lutarão para que o conhecimento ascenda cada dia mais e que a comunidade Heloísa Mourão seja inteligível.
Buscamos uma educação melhor, sem desigualdade, independentemente do nível social, cor ou raça; assim estamos vivendo um momento único na história da nossa escola - esperanças estão surgindo no horizonte e queremos alcançar o topo. Buscando habilidades, conhecimentos e atitudes seremos imbatíveis!
(Railda Ferreira)

  • O que espero da escola?
" Espero que a nossa escola, assim como a Educação do Brasil possam melhorar e mostrar que somos capazes de uma educação de qualidade. Necessita-se que, nós estudantes tenhamos consciência crítica - ajudar a nossa escola ser de primeira qualidade, que apesar do passado ruim, o presente e o futuro serão melhores.
É necessário que a escola incentive os alunos a lerem mais livros, pois o índice de leitura dos brasileiros é muito baixo 1,8 livros por habitante, já nos Estados Unidos além de terem uma cultura artística, ainda incentivam seus jovens a buscar conhecimentos.
A escola tem de mostrar que ela está se encaminhando para um futuro que sempre foi desejado pelas pessoas que precisam de um ensino de qualidade e competência.
A educação deve mostrar habilidade, conhecimento e atitude para que os alunos possam confiar o necessário no ensino-aprendizagem e, também que na "educação tenha mais união, mais respeito humano, mais cumplicidade, mais garra na busca do saber.
(Francisca Pereira)

7 comentários:

Anônimo disse...

oi prifessora a redação das meninas ficaram muito legais,poxa a minha naoa ficou legal não,ok!tudo bem entendendo tenho que estuda mais,coloca para fora o meu melhor o meu eco!!!!teamo muito beijos muito obrigada!!!

Anônimo disse...

oi linda aqui e a Pamela,como foi minha redação,ate a tarde na nossa caminhada!!!!amo-lhe muito!!obrigada por cada ensinamento!!!
vou me esforça mais!!!sei que nao sou tudo que eu posso ser, mais uma coisa eu sei vou luta pelo melhor na minha vida!!!teamo!!!

Lucinéa Wertz disse...

Pâmela já te disse que és corajosa e chegarás longe na educação e em breve nas competências (habilidades+conhecimentos+atitudes). Não olhe o que os outros fazem, mas o que fazes e faça bem feito. OK! Amo-te muito, muito. Veja a sua redação no blog. Todos vocês fizeram bem, tiveram atitude, habilidade e conhecimento. Devagar chegaremos lá. Veja se foi a Jucimara que postou e diga para ela o que falei para você. Todos foram bem, nada de baixa-estima. Nem para ela nem para ninguém. OK!.
Você acredita que trocoram o horário e nem me comunicaram. Não sei o horário ainda, mas amanhã as meninas do 2º B disseram que estou escalada para lá. Beijocas mil!

Unknown disse...

as redações foram otimas espero que todos possam melhorá mais ainda!!!!!!!!!!!!!beijos

Lucinéa Wertz disse...

Minha campeã. Amo-te! Você, a Pâmela, a Railda, a Elidiane são minhas fofinhas. Estudem! Não decepcionem a vocês. Sejam as campeãs das campeãs. OK! Parabéns pela redação!. Gutiguti.

Unknown disse...

oi querida professora!!!
estou deixando aqui o meu grande beijo!!!amo-lhe muito!!!
saibas que tu estais com meu coração e toda minha gratidão!!!
desejo- le muito sucesso e que todas as bençaos possam te seguir onde quer que vás!!!

Lucinéa Wertz disse...

Oi, Pâmela! Que Deus a abençoe também, amo-te demais e espero que não faltes a reunião sábado. Ah! Não esqueças de levar o que queres fazer no seu ministério. OK!