sábado, 23 de fevereiro de 2008

PARA VARIAR: Farofa com "F".

Um cearense chegando ao Rio de Janeiro, entrou no restaurante para almoçar. E, ao falar, suas palavras começavam sempre pela letra "f".
E assim começou o seu diálogo com a garçonete:
-Faça o favor!
-Que deseja o senhor?
-Fineza fazer frango frito.
-Com quê?
-Farinha, feijão e farofa.
-Aceita pão, meu senhor?
-Faça fatias.

A esta altura, a garçonete ficou indignada, mas voltou a falar:
-Mais alguma coisa?
-Filé e fígado.
-Como o senhor gosta?
Terminado o almoço, a garçonete pergunta:
-O café está bom?
-Frio e fraco.
-Como o senhor gosta?
-Forte e fervendo.
-De onde o senhor é?
-Fortaleza.
-Como é seu nome?
-Francisco Fagundes Ferreira.
-O que o senhor foi na vida?
-Fui ferreiro.
-Deixou o emprego?
-Fui forçado.
-Por quê?
-Faltou ferro.
-Que fabricava?
-Ferrolho, fechaduras, ferraduras e ferragens.
-Se o senhor disser mais seis palavras com a letra "f", não pagará a conta.
-Formidável. Ficando fiado, fico freguês.

(Revista Rainha, nº 780. Porto Alegre, junho, 1988).

--->>>Pode um poeta dispor as palavras imitando sons. Os objetos pode ser personificados e ter sentimentos humanos. MANUEL BANDEIRA, um grande poeta, consegue passar ao leitor a impressão de ver o trem partir, acelerar e correr pelos trilhos, em Antologia Poética - no poema de sonoridade Trem de Ferro.
--->>DADOS SOBRE O AUTOR: Nasceu no Recife, em 1886, e faleceu no Rio de Janeiro em 1968. Suas obras abordam temas do cotidiano. É considerado um dos poetas mais ilustres da Literatura Brasileira. Escreveu, entre outros, A Cinza das Horas, Libertinagem, Carnaval, Estrela da Tarde, Ritmo Dissoluto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Lucineia,

Sabia que existia pessoas que sobreveveriam a memoria de minha infancia. Procurava a muito a Farofa do F. Parabéns por guarda-lá.
Celso - Porto Alegre - RS

Lucinéa Wertz disse...

Eu me sinto honrada de possuir tão uma relíquia da Língua Portuguesa, ou seja de nossa Língua Pátria.
Parabéns Celso!

Anônimo disse...

Formídável. Fiquei, felismente indignado!