domingo, 23 de novembro de 2014

Nada a ver ou nada haver?


BCCCV informa:

Nada a ver é a forma correta de escrita desta expressão, em se tratando da forma negativa da expressão ter a ver, ou seja, não ter nada a ver. A expressão não ter nada haver está errada. Devemos utilizar a expressão não ter nada a ver sempre que quisermos referir que algo não está relacionado e não diz respeito a alguma coisa. É sinônima de: não ter que ver, não ter relação com, não corresponder, não dizer respeito a, não ser do interesse de.
Exemplos:
  • A letra desta música não tem nada a ver comigo.
  • Desculpe, mas não tenho nada a ver com seus problemas.
  • Isso não tem nada a ver com minha ideologia de vida.
Antigamente, a expressão ter a ver era constituída pela preposição que em vez da preposição a, ficando ter que ver. Esta expressão foi se alterando ao longo do tempo com o uso e, possivelmente, com influências francesas. Contudo, o uso da expressão ter que ver faz com que haja menos erros e confusões com o verbo haver.
Exemplos:
  • Não tenho nada a ver com isso.
  • Não tenho nada que ver com isso.
Fique sabendo mais! TODO CUIDADO É POUCO:
Existe a expressão não ter nada a haver, forma negativa da expressão ter a haver. Embora com pouco uso, podemos utilizar a expressão não ter nada a haver com significado de não ter nada a receber, nada a reaver, se referindo ao ato de não ter quantias monetárias para serem recebidas.
Exemplos:
  • Já não tenho nada a haver de meus clientes.
  • Rafaela não tem nada a haver do dinheiro da herança dos avós.
Atenção!
Na Língua Portuguesa, é possível que ocorra a sequência nada haver, não significando uma expressão com significado próprio, mas sim o seguimento do advérbio nada e do verbo haver.
Exemplos:
  • Por nada haver para fazer, fui embora mais cedo do escritório.
  • Fiquei triste por ele nada haver dito sobre minha situação.

Nenhum comentário: