quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Pronome Oblíquo: MIM - NÃO FAZ NADA!

USO DO PRONOME MIM:

1º) - JAMAIS vem na frente do VERBO NO INFINITIVO,
        ou seja, NÃO FAZ NADA:

Ex.: Este pirulito é para mim chupar. [ERRADO], mim não chupa!
O certo é: ESTE PIRULITO É PARA EU CHUPAR.

2º) - Usado nos FINAIS DE FRASE, com ponto final, com
        ponto de interrogação, com ponto de exclamação.

Ex.: Este pirulito é para MIM.
       Este pirulito é para MIM?
       Este pirulito é para MIM!

3º) - Usado antes de vírgula, NA ENTONAÇÃO DE PAUSA:
       Este pirulito é para MIM, mamãe?


USO DO PRONOME EU:
  Usado na frente do verbo do infinitivo, como sujeito:
Ex.: Este pirulito é para EU chupar.
        Esta tarefa é para EU fazer.
        Esta maçã é para EU comer.
        Este livro é para EU ler.

Nenhum comentário: