domingo, 23 de novembro de 2014

A meu ver ou ao meu ver

BCCCV informa:

A meu ver é a forma mais correta e socialmente aceite desta expressão. Numa linguagem formal e cuidada, devemos privilegiar o uso da expressão sem o artigo definido o, que forma a contração ao com a preposição a. Na locução a meu ver, a palavra ver é um substantivo comum masculino. Significa na minha opinião, no meu juízo. 
Exemplos: 
1. A meu ver, vocês deveriam começar já a estudar. 
2. Isto não terá nenhuma solução, a meu ver. 
3. Esta situação, a meu ver, deverá ser resolvida ainda hoje. 

Obs.: Contudo, como na língua portuguesa é facultativa a utilização de artigos antes de pronomes possessivos, muitos defendem que tal regra também se pode aplicar a esta expressão, ficando assim ao meu ver. 

Exemplos: 
Ao meu ver, vocês deveriam começar já a estudar. 
Isto não terá nenhuma solução, ao meu ver. 
Esta situação, ao meu ver, deverá ser resolvida ainda hoje. 

Assim, embora nenhuma regra afirme que a expressão ao meu ver está errada, devemos privilegiar a expressão "a meu ver", sendo esta, conforme já foi dito, a forma mais clássica e gramaticalmente aceite.

Nenhum comentário: