segunda-feira, 10 de novembro de 2014

DIÁRIO DOS FALARES E DOS COMPORTAMENTOS do BCCCV - Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra a Violência

Como Escrever seu DIÁRIO ESTUDANTIL dos Falares e dos Comportamentos:

PROFª. Lucinéa Wertz 

Aprender como escrever seu "FALAR" e o seu "AGIR", bem como, de seus colegas, familiares e sociedade em geral [no caso, as empresas quando escrevem errado em placas, outdoors, jornais, revistas e demais meios de comunicação; e, também, a narração dos comportamentos: OS DDGS], ajudarão você a entender a Língua Portuguesa nos seus cinco níveis de linguagem [1. o nível médioconstituído pela linguagem culta informal, usada no cotidiano, que se carateriza pela correção linguística e pelo uso de um vocabulário comum; 2. o nível familiar, revela uma intimidade, em que as pessoas se comunicam mais livremente, chamada de linguagem coloquial ou informal pelo emprego de estruturas simples; 3. o nível relaxado, caracterizado pelo emprego de gírias, criação de palavras novas, próprias de determinados grupos sociais, principalmente, de turmas de salas de aula e escolas, de ruas, de profissões etc.; 4. o nível elevado e 5. o nível técnico, caracterizados por uma linguagem mais elevada do que a linguagem-padrão. Incluindo, nesse caso: a linguagem culta, que revela bom conhecimento léxico e gramatical, tipo de um palestrante, um juiz etc., e a linguagem literária, que apresenta maneiras próprias de expressão, empregando, muitas vezes, a linguagem figurada]. Será uma maneira "sem fronteiras" e incrivelmente compensadora, divertida de trabalhar todos os conteúdos e assim aprender rápido o que está para ser aprendido! Veja o passo-a-passo para escrever seu Diário dos Falares e dos Comportamentos.

Parte 1: Começando

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    Considere que você é um estudante da Escola Pública de Ensino Médio Glória Perez, aluno da Professora Lucinéa Wertz, portanto, SOLDADO DA LÍNGUA PÁTRIA, do BCCCV - Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra a Violência, veja qual batalhão você se encaixa: no 1º ou no 2º, ou seja, na sala do 1º E ou do 2º D. Verifique se a disciplina estudada é a Língua Portuguesa com sua beleza, logo conhecida, como LÍNGUA PÁTRIA - ESPELHO DE NOSSO PAÍS, devendo ser zelada e usada com responsabilidade e esmero para que chegue nos seus objetivos. Volte seus olhos e ouvidos para si e verifique de antemão o "seu falar e o seu agir", se tudo está a contento de um bom estudante e cidadão brasileiro, útil à sociedade da qual faz parte, ou se está inserido nesta, como mero e reles cidadão [corrupto em suas ações e objetivos: em suas tarefas escolares, no respeito para com o próximo, para com o meio ambiente/Mãe Natureza, para com o patrimônio público/Escola, e, principalmente, para com a Constituição Brasileira]. Em seguida foque nas placas, outdoors [tire fotos dos erros para colocar na pasta /Portifólio dos Comportamentos] e o mesmo faça com as revistas, jornais, livros, retirando os erros, trabalhando a ERRATA, buscando O BELO DA LÍNGUA PÁTRIA, priorizando os cinco níveis.
    • Por exemplo, no caderno pequeno [no Diário dos falares] comece se POLICIANDO. Identifique-se como pessoa: filho [mãe e pai, irmãos], como aluno [escola, professora, BCCCV, Soldado da Língua Pátria], como cidadão [domicílio, nascimento] e comece a DESCREVER você, FALE sobre você [seus gostos pessoais, objetivos de vida profissional]. Relate como você descobriu o erro em você, se foi na escola [em sala de aula conversando com os amigos(as), com outra pessoa estranha do grupo], se foi em casa [conversando com os familiares], na igreja, na praça, na rua [em qual local, diga o endereço, ponto de ônibus]. "Ex. Não deu pra mim fazer a tarefa. (errei, não é assim!): - poxa! Esse erro, falei com a minha amiga 'fulana de ta'l no ponto de ônibus em frente à padaria no bairro das Placas, na rua ....- Nossa, falei errado, vou me corrigir!mim não é sujeito, não faz nada, não vem na frente do verbo no infinitivo, "pra" = também está errado, isso é coloquial, o certo é a preposição "para"; "não deu"= também é feio, é coloquial, o certo é "Não foi possível", assim a frase ficará mais bonita e correta, tipo: Não foi possível fazer a tarefa, amiga! É para amanhã, Farei! Quero ganhar um certificado e também ficar com uma nota máxima na escola".
    •  Assim, ABRA BEM OS OUVIDOS, OS OLHOS e vá anotando tudo no Diário, não importa os seus erros, trabalhamos a ERRATA, não arranque folha e nem desmanche com corretor ou borracha, devemos ver o ERRO e com ele chegar ao ACERTO. Desse jeito você pode examinar em quais categorias você quer se manter, melhorar ou mudar.
    • Faça-te perguntas como "o que escrevo e falo mais errado?" ou " quero chegar à faculdade falando errado e escrevendo pior ainda? Preocupo-me com a POLUIÇÃO VISUAL LINGUÍSTICA DE MINHA CIDADE?" ou "vejo e não estou nem aí, nem olho no dicionário para verificar o acerto?" Quando vou ao mercado vejo erros nas placas de alimentação como: maça e leio maçã, como se verdade fosse e, tantas outras!?!"  "Como pretendo ficar?!? Falando e escrevendo errado e dando desculpas esfarrapadas, tudo mundo fala assim... sou de um lugar que as pessoas falam errado, agora também está na moda falar e escrever errado, até o presidente Lula falou errado, até a professores falam, até .... e até....!" UFA! Preciso melhorar?". "Vivo falando: tenho que..., tenho que..., nossa mudarei: para preciso de, necessito de!"
    • Logo, PARA TANTAS MUDANÇAS: você deve quebrar todas ações específicas de erros cotidianos na sua vida estudantil, FAZENDO MUITAS CÓPIAS DE TEXTOS DIVERSOS, ou seja, RESUMOS. Comece por uma agenda com pensamentos e passe gradativamente para textos maiores, copie um dia sim e o outro também: os salmos, os evangelhos, reportagens interessantes, que lhe fará compreender a noção de estruturas discursivas [narração, descrição e dissertação] e reconhecê-las nos diferentes tipos de textos.
    • Com o tempo, com as pesquisas, com o policiamento dos falares e dos comportamentos, [haverá a identificação dos níveis de linguagem, reconhecendo-a como uma atividade social realizada com determinadas finalidades e interesses].
  2. 2. Priorize o POLICIAMENTO para os seus erros sempre, depois os dos outros, para uma anotação ou outra sem citar o nome, só o acontecido, nunca para corrigir as pessoas, porque é antiético, só se for a família, um amigo ou amiga, nunca estranhos ou superiores. Assim que você tiver uma lista dos erros seus, as fotos, os recortes de revistas e jornais, comece logo o Diário dos Falares e dos Comportamentos e objetive sua aprendizagem o quanto antes, trocando os erros pelos acertos. Consulte dicionários, o Google, a professora de Língua Pátria,os demais professores interdisciplinares, bibliotecas, pais, amigos, todo o tipo de comunicação que possa interagir nas COMPETÊNCIAS [habilidade + conhecimento + atitude].

  3. 3. Divida seus erros por competências: ortografia, acentuação, antonomásia, sinonímia, concordâncias, crase, hífen, pontuação, pronomes de tratamento, prosódia, regência verbal e nominal.  Os que estão acima de tudo são os mais importantes, os que vêm mais naturalmente, que prejudicam a Norma. Do ponto de vista desta, a transgressão à gramática constitui erro, que pode vir a alterar a norma ou enfraquecê-la. 
  4. . Por exemplo: Os manuais de linguagem afirmam que os hábitos linguísticos, por força de convenção tácita, estabelecem o uso. Esses hábitos estão relacionados a uma visão de mundo, uma forma de viver de uma sociedade. A comunidade linguística é um aspecto da própria comunidade humana, e ela elege certos comportamentos linguísticos como ideais para a comunicação de informações, desejos e necessidades.
    • Assim,  exercitar-se  todos os dias para ESCREVER E FALAR BEM é missão de toda comunidade linguística, qual seja humana, melhor ainda estudantil.
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    Faça de cada  comportamento seu, um objetivo a ser realizável. Anote os seus erros. Corrija-te! Dê um bom exemplo, que essa moda pega.  Você começará a perceber o que deve ser mudado ou cortado de sua rotina estudantil, até familiar e, essa coleta de valores [fotos, recortes, resumos, pensamentos, frases, palavras erradas, ações erradas, ajudarão a realizar seus objetivos.
    • Essas ações podem incluir pesquisas em  bibliotecas, na internet, no centro da cidade [nas placas de lojas], nos jornais, revistas, nos livros que você já tenha lido e passou despercebido o erro, nos noticiários [sobre mau-tratados aos animais, às pessoas, ao meio ambiente etc.].
    • Partindo do princípio: Se você escrever um pouquinho cada dia, escreverás um grande romance amanhã!.
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    Defina PRAZOS PARA O RIGOR GRAMATICAL:
    • Tenha no seu caderno da matéria de Língua Portuguesa, ou seja, Língua Pátria, uma lista de erros mais recorrentes e comece a praticá-los, fazendo a mutação para o acerto. Na pasta Portifólio selecione os erros pelas competências já ditas; e, também, por datas. Faça um cronograma das pesquisas e mostre quais tarefas foram cumpridas a contento.
    • Por exemplo, se seu objetivo mais importante for ortografia, demonstre isso no texto. 
    • Um ótimo jeito de se motivar na aprendizagem é colocar alertas no calendário de seu computador, no celular, então você lembrará o que deve fazer para se corrigir melhor [qual competência deva focar com maior frequência].
    • Você sempre pode modificar, basta querer. PERSISTIR é o lema. Faça cópias de textos diversos um dia sim e outro também! 
  7.  Parte 2 : Mantendo seus objetivos: buscando os acertos através dos erros.
  1. 1.
        VISUALIZE: Língua e contexto. Língua falada e Língua escrita.
    • Encontre um lugar calmo para sentar e percorrer sua lista de erros. IMAGINE VOCÊ FALANDO DE UMA FORMA MAIS CULTA; visualize-se alcançando seus objetivos de reconhecimento da linguagem COLOQUIAL X CULTA. Quanto mais específico você for nessa visualização, mais você se motivará para a elaboração de pequenos textos já corrigidos. Se seu objetivo é escalar uma montanha, visualize-se no topo do mundo, no  DA LÍNGUA PORTUGUESA.
    • Você poderá até mesmo usar essa técnica com outras disciplinas, para ajudá-lo a se manter motivado e focado.
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    Continue perseverante e motivado para os ACERTOS . Pode ser difícil encontrar erros no primeiro momento em você, pois já está acostumado a falar e escrever de uma forma errônea, mas conjuntamente com o pessoal do grupo e com toda a sala, interagindo com outros professores, familiares e amigos, conseguirás.
  3. 3. 
    Cheque diariamente como você está indo com a realização de seu objetivo. Releia os erros e monte outras formas de usá-los corretamente. Crie enunciados, percebendo que diferentes combinações de palavras resultam em novos significados.
    • Mantenha seu Diário dos Falares e dos Comportamentos em dia, detalhando seus planos de correção, informando ao Leitor que não se trata de um simples diário, mas uma OBRA linguística.
    • Esse é um bom momento para reavaliar a si próprio. CHEGOU A HORA DE SE DÁ UMA NOTA [De 0 a 10]. Verifique se houve mudança nesses dias de pesquisas e comparações, análises e interpretações, correções e produções textuais próprias.
    • Você que decidirá em que precisa focar mais a partir de então. BOA SORTE - Soldado da Língua Pátria!

  4. Aviso:
  5. Está disponível no site interativo da LÍNGUA PÁTRIA vários ERROS recorrentes da Língua Portuguesa: 
  6. http://www.bcccv.blogspot.com

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