segunda-feira, 3 de novembro de 2014

CRISE HÍDRICA - Um dos temas prováveis do ENEM /2014

A redação do Enem difere das provas de outros vestibulares, porque cobra explicitamente uma "intervenção". Em outras palavras, os examinadores querem que o participante apresente uma solução inovadora ao problema apresentado.
“Na maioria das vezes, o Enem propõe um tema que aborda a relação do homem com a sociedade, com o meio biofísico ou consigo mesmo, sendo o último menos recorrente."
Crise hídrica

Segundo agências das Nações Unidas, cerca de 1,8 bilhão de pessoas em todo o mundo ficarão sem água até 2025. Atualmente, o problema já afeta mais de 1 bilhão, castigando especialmente regiões do Oriente Médio e do norte da África.
O Brasil possui 16% das reservas de água doce do planeta e também o maior aquífero subterrâneo do mundo. Contudo, não está livre do problema. A região da Grande São Paulo, por exemplo, enfrenta neste ano a mais severa crise hídrica já registrada, fruto da escassez de chuvas.
O Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 6,5 milhões de habitantes da região, vem perdendo capacidade dia a dia. O complexo de represas já atingiu seu pior nível em toda histórica, por volta dos 5% da capacidade.
Desde fevereiro, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tem adotado ações para reduzir a retirada de água dos reservatórios. É o caso do desconto na conta para residências que reduzam o consumo, o remanejo dos recursos hídricos de outros sistemas e a redução da pressão da água no fornecimento noturno. Além disso, a companhia passou a utilizar a água do chamado "volume morto", reserva que fica abaixo das comportas da Sabesp e que antes não era utilizado.
Quem participará do Enem deve estar atento a alguns conhecimentos adquiridos no ensino médio relacionados ao assunto. "É o caso de conceitos geográficos como clima, índice pluviométrico e relevo, que podem enriquecer a discussão da questão da crise hídrica", diz Sérgio Paganim, professor de redação, gramática e Língua Portuguesa do Anglo Vestibulares. "Outras informações ligadas ao gerenciamento dos recursos hídricos, como investimentos no sistema, também são úteis para reflexão e elaboração da redação."

Nenhum comentário: