domingo, 23 de novembro de 2014

DÚVIDA CRUEL SOBRE VERBOS: Se eu ver ou se eu vir


BCCCV informa:

[Se [ou quando] eu vir] é a forma correta de escrita da expressão. A expressão se eu ver está errada. Sempre que quisermos conjugar o verbo ver na 1ª pessoa do singular no futuro do subjuntivo devemos utilizar a palavra vir. Ver é sinônimo de enxergar, notar, observar, presenciar. 

Verbo ver – Futuro do subjuntivo 
(Se eu ou quando eu) vir 
(Se tu ou quando tu) vires 
(Se ele ou quando ele) vir 
(Se nós ou quando nós) virmos 
(Se vós ou quando vós) virdes 
(Se eles ou quando eles) virem 

Exemplos: 
Se eu vir seu irmão, digo que você o procura. 
Se você vir o que foi feito, vai ficar furiosa! 

OBS.: Não confundir! 
Já o verbo vir, conjugado na 1ª pessoa do singular no futuro do subjuntivo, fica vier. 

Verbo vir – Futuro do subjuntivo 
(Se eu ou quando eu) vier 
(Se tu ou quando tu) vieres 
(Se ele ou quando ele) vier 
(Se nós ou quando nós) viermos 
(Se vós ou quando vós) vierdes 
(Se eles ou quando eles) vierem 

Exemplos: 
Se [ou quando] você vier cedo, passe em minha casa. 
Se [ou quando] eu vier à festa, trago também meu filho.

Nenhum comentário: