sexta-feira, 21 de novembro de 2014

EU e TU; MIM e TI

As formas pronominais EU e TU (somente estas) não podem vir precedidas de preposição, em função de complemento. Só podem figurar como sujeito.

Como complemento empregaremos MIM e TI, respectivamente. Vejamos:

CORRETOS:


1. ENTRE: a) entre mim e ele
                  b) entre ele e mim
                  c) entre mim e ti

2. SEM: a) sem você e mim
              b) sem elas e ti
              

3. PERANTE: a) perante mim e vós

4. CONTRA: a) contra os alunos e mim

5. SOBRE: a) sobre mim e V.Sª. 

6. DE: a) de alguns e mim 


INCORRETOS:

Entre eu e ele
Entre ele e eu
Entre eu e tu
Sem você e eu
Sem elas e tu
Perante eu e vós
Contra os alunos e eu
Sobre eu e V.Sª.
De alguns e eu

Estudem os exemplos:
1. Não há mais desentendimentos ENTRE MIM e TI. [correto]
2. A televisão do plano será problemática SEM MIM e o TEU concurso. [correto]
3. O orador proferiu palavras pesadas CONTRA OS ALUNOS e TI. [correto]
4. Perante MIM ninguém há de falar mal de TI. [correto]

BCCCV informa:

ENTRETANTO, precisa-se de cuidado para quando o EU e TU aparecerem como sujeitos de um verbo no infinitivo, mas antes deles virem uma preposição. Tipo:
a)- Não vás sem EU mandar. [correto]
b)- Acaso não dei ordem para TU comprares o barco? [correto]
c)- O professor entregou o problema para EU examinar. [correto]
d)- Papai deu o carro para EU dirigir. [correto]

Nenhum comentário: