terça-feira, 18 de dezembro de 2007

LEITURA: Captando a mensagem



DICAS PARA LER E OUVIR MELHOR



Captar a Mensagem: O Melhor Começo.


Aprender começa muito antes do que em geral se imagina. E o que é melhor, pode acontecer a qualquer momento. Definitivamente não aprendemos somente quando vamos à escola. Atividades tão diferentes quanto ir ao cinema, ao teatro, ler bons livros, revistas e jornais, ouvir palestras, assistir à televisão, ir à Igreja, conversar com pessoas interessantes, viajar, conhecer novos lugares e povos diferentes alimentam nosso cérebro com fatos, dados, idéias, conhecimentos, teorias, modelos, perguntas e dúvidas.

Esta é a matéria-prima para o nosso aprendizado. Em certo sentido, nosso cérebro se parece com um computador. Para que ele possa criar coisas interessantes, precisa vivenciar experiências interessantes, ser alimentado com bons dados. Na área de computação, há uma frase muito conhecida que diz "entra lixo, sai lixo", ou seja, a qualidade das informações geradas por um computador depende muito da qualidade dos dados com que ele foi alimentado. Nosso cérebro é melhor que o computador, pois a partir de nossa criatividade - algo que o computador não tem - podemos melhorar bastante a qualidade da informação que recebemos. Entretanto se nosso cérebro for mal-alimentado, teremos muita dificuldade para aprender e criar. As informações entram em nosso cérebro por dois caminhos principais: nossa audição e nossa visão. Ler e Ouvir são as formas básicas usadas para alimentar nosso cérebro. Quando estamos abertos para captar as mensagens que os divulgadores de idéias - livros, professores, filmes, jornais, revistas, etc. - nos enviam, podemos "garimpar" informações e aprender muito mais. Porém, para a grande maioria das pessoas, os processos de captar as mensagens estão muito abaixo do que poderiam ser. É fácil perceber isso: quando alguém lamenta que leu um livro e não entendeu, ouviu a explicação do professor e não se lembra, ou a informação de um colega e não a compreendeu. Há uma forte tendência para que se pense que é assim mesmo que as coisas ocorrem para todas as pessoas. Todavia, muitas vezes, o problema começou com nossa capacidade de receber informações. A maioria das pessoas não faz nada para desenvolver e melhorar suas capacidade de ler e ouvir, e, assim, aumentar os dados à disposição de seu cérebro. Quase ninguém trabalha para aperfeiçoar estas habilidades e, assim, capacitar-se a absorver o fantástico universo de informações que aumenta exponencialmente a cada dia. Resultado: Aprende-se muito menos do que poderia.

A cada dia daremos dicas para você (estudante ou não) melhorar sua capacidade de ler e ouvir e, assim, começar a aprender melhor e mais rapidamente.

É interessante notar que essas são habilidades duráveis, isto é, não se desgastarão com o tempo e com o uso - pelo contrário, quanto mais você usar, mais elas se desenvolverão ao longo de sua vida.

COMECE HOJE. Tente!!!

(Carmem Lúcia C. Zancaner e Marco Pellegatti, Tilibra)

Um comentário:

Anônimo disse...

passei só pra desejar um feliz aniversário.te amo.