SIGO O BLOG LÍNGUA PÁTRIA!

sexta-feira, 21 de julho de 2017

PALAVRAS COMPOSTAS com hífen ou não:

Na Língua Portuguesa existe o substantivo simples e o substantivo composto. O simples é aquele formado por apenas uma palavra. Já o composto, como o próprio nome diz, é formado a partir da junção de duas ou mais palavras. Há substantivos compostos que se escrevem sem hífen e outros que se escrevem com hífen.
O BCCCV informa:

Com o novo acordo ortográfico, a maneira de escrever alguns substantivos compostos mudou. Vamos conferir as novas regras:
Não se utiliza mais o hífen:
Palavras formadas de prefixos terminadas em vogal iniciadas por “s” ou “r”. Para tanto, vale lembrar que as letras ‘s’ ou ‘r’ devem ser dobradas. Exemplos: ultrassonografia, suprarrenal, autorretrato, antissocial, contrarregra, antessala.
Palavras formadas de prefixos terminadas em vogal e iniciadas por vogal. Exemplos: contraindicação, autoafirmação, infraestrutura, semiaberto.
Locuções de qualquer tipo (adjetiva, substantiva, verbais, adverbiais, pronominais, prepositivas, conjuncionais). Exemplos: cão de guarda, café com leite, fim de semana, pão de mel, sala de jantar.
Palavras compostas que perderam, pelo tempo, a noção do processo de composição. Exemplos: mandachuva, paraquedas, parabrisa, parachoque.
O uso do hífen permanece:
Prefixos terminados em “r” se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra. Exemplos: hiper-realista, inter-racial, inter-regional, inter-relação, super-resistente
Palavras compostas que não apresentam elemento de ligação. Exemplos: ano-luz, bem-te-vi, erva-doce, guarda-chuva, beija-flor, couve-flor.
Palavras formadas pelos prefixos ‘ex’, ‘vice’, ‘soto’. Exemplos: ex-namorado, soto-mestre, vice-presidente.
Acréscimo do hífen:
Palavras formadas de prefixos terminadas em vogal iniciadas pela mesma vogal. Exemplo: anti-inflamatório, antes antiinflamatório; micro-ondas, antes microondas.
Palavras formadas pelos prefixos ‘circum’, ‘pan’. Exemplos: pan-americanos, circum-navegação.
Palavras formadas pelos prefixos ‘pós’, ‘pré’ e ‘pró’. Exemplos: pré-natal, pós-graduação, pró-desarmamento.
Palavras formadas pelas palavras ‘sem, ‘além’, ‘recém’, ‘aquém’. Exemplos: aquém-oceano, além-mar, recém-nascido, sem-número.

Fonte: Varejão do Estudante
Postar um comentário