sábado, 11 de julho de 2015

REDAÇÃO DO ENEM: ASPECTOS AVALIADOS

A Redação do Enem

A redação na prova do Enem equivale à metade do valor total da média final de todo o exame. Portanto, produzir um bom texto que se atenha às exigências do Exame Nacional do Ensino Médio é crucial.
O tipo exigido pela proposta de produção no Enem é um texto dissertativo-argumentativo que interaja com as questões sociais, políticas, culturais e científicas, a partir de uma situação-problema. Para tanto, qualquer fuga ao tema proposto ou oposição aos direitos humanos e à cidadania será motivo para a redação ser desconsiderada.

Cinco competências norteiam a avaliação na prova de redação do Enem:

  1. Domínio da norma-padrão da língua escrita.
  2. Compreender a proposta e utilizar conceitos de diversas áreas do conhecimento no desenvolvimento do tema, sempre respeitando as estruturas do texto dissertativo-argumentativo. Esse tipo textual exige que haja um posicionamento reflexivo e crítica acerca de determinada proposta ou mesmo ao expressar opiniões coerentes e claras.
  3. Selecionar, relacionar e organizar as ideias é de suma importância, assim como interpretar as informações, os fatos, as opiniões e os argumentos com o objetivo de defender um ponto de vista. Isso você pode exercitar ao fazer o rascunho e selecionar quais são as ideias que constarão em seu texto e os argumentos que você utilizará para defender o seu ponto de vista.
  4. Demonstrar conhecimento acerca dos mecanismos necessários à construção da argumentação. Esses mecanismos são compostos por coesão textual e vocabulário simples e direto que atenda aos objetivos do texto. Não pense que utilizar “palavras bonitas” significa domínio desses mecanismos, somente as utilize se você tem convicção em aplicá-las no texto.
  5. A situação-problema exigirá que você elabore uma solução para o problema, mostrando respeito aos valores humanos, considerando a diversidade sociocultural. É esperando que seja apresentado possíveis soluções para o problema e que elas sejam coerentes com os argumentos, informações e opiniões apresentados. Nesse momento é preciso muito cuidado para não apresentar soluções que sejam previstas em leis – caso faça isso, sugira cobrança mais efetiva dessas leis – nem tampouco, não ser preconceituoso com as soluções apresentadas.
Agora que você sabe quais são os aspectos avaliados na redação do Enem, tente produzir um texto objetivo e coerente a partir do seu conhecimento de mundo. Boa produção!

Nenhum comentário: