segunda-feira, 13 de julho de 2015

AULAS ONLINE:

5 segredos sobre foco em aulas online:


O cérebro humano não é uma ferramenta, digamos assim, nascida para a concentração. Ao longo de nosso processo evolutivo a nossa preciosa mente tinha que estar atenta aos perigos e, portanto, a mil e um estímulos.
Mihaly Csikszentmihalyi - conseguiu ler? - é um pesquisador americano da mente, criatividade e felicidade. Uma das suas mais preciosas teses é a do estado de “flow”,uma espécie de estado de hiperconcentração onde o indivíduo quase se desprende do corpo e se entrega de corpo e alma ao que está fazendo, literalmente: uma pessoa neste estado pode esquecer até de se alimentar por horas. É o caso de alguns artistas e empresários estudados pelo psicólogo.
E quando o assunto é estudo? Em alguns casos, ele pode não ser tão prazeroso assim, mas existem algumas formas de você se concentrar mais no que está fazendo. Em uma aula online por exemplo, aquele que apresenta o conteúdo deve ter em mente algumas coisas para conquistar a atenção o interlocutor, e este deve buscar certos elementos na hora da escolha.

1. Começos que incitem a curiosidade

5 segredos sobre foco em aulas online
Ouvintes gostam mais quando, logo no início a mensagem, sentem a necessidade de chegar a algum lugar. Eles precisam sentir interesse pelo que vai ser abordado, de modo que gere uma curiosidade. Pense nos filmes de suspense: quem não se envolve com o enredo para descobrir quem é o assassino?

2. Linguagem mais pessoal e amigável

5 segredos sobre foco em aulas online
O ouvinte foi fisgado. Provavelmente ele tem uma meta, um objetivo que ele quer alcançar ao ver o seu conteúdo. Envolva-o e toque nas necessidades, ansiedades e desejos deles. Mostrar que você compreende os anseios permite uma apresentação mais segura de suas ferramentas e conteúdos para ajudá-los a alcançar suas metas.

3. Usar histórias é uma boa

5 segredos sobre foco em aulas online
No livro “5 lições de Storytelling”, James McSill explica como uma história pode ser envolvente e muito útil para transmitir conceitos. A linguagem acadêmica pode ser sim passada, mas trabalhando de uma maneira mais leve a “digestão” de conteúdos mais abstratos certamente os ouvintes ficarão mais atentos. Prefira aqueles que utilizam ferramentas visuais (slides, desenhos, esquemas, etc.), afinal elas despertam outros sentidos, uma boa maneira de atingir públicos com características diferentes de aprendizado.

4. Pontos amarrados

5 segredos sobre foco em aulas online
Lembre-se que, no começo, sempre deve haver um objetivo. Se vai se chegar a algum lugar, então é preciso que os pontos estejam bem amarrados. Cada nova informação deve ser contínua em relação à anterior, construindo um raciocínio com exemplos e novos conceitos. A sensação de estar chegando a algum lugar certamente desperta o interesse. Conceitos soltos de contextos, bem… não são tão atraentes assim.

5. Concluiu?

5 segredos sobre foco em aulas online
Se houve promessa de se chegar ao pote de ouro, ele precisa ser mostrado. O final de uma aula deve resumir tudo que foi abordado, de preferência em demonstrações de aplicação prática-prática. Resolver questões, ou até mesmo completar a história - caso tenha usado esta estratégia - dando o seu resultado final, oferecerá a sensação de completude. É isto que um estudante, especialmente os que estudam para concurso, querem: sentir que completaram uma fase.
Depois de tudo, é bom dar uma pista dos próximos capítulos, se for o caso.
Atenção é o objeto de desejo de muitos produtores de conteúdo. Usando algumas dessas práticas ou todas elas em conjunto as chances de destaque aumentam e a de aprendizado também.

[jusbrasil]

Nenhum comentário: