domingo, 19 de julho de 2015

REDAÇÃO: Direitos da terceira idade: Como enfrentar esse desafio nacional?

Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TREINE SUA REDAÇÃO DISSERTATIVA!


TEXTO I
A população brasileira, estimada em 201,5 milhões de pessoas, está vendo diminuir o número de crianças e aumentar o de idosos. O número de pessoas no Brasil acima de 60 anos (definição de "idosos" dentro da pesquisa) continua crescendo: de 12,6% da população, em 2012, passou para 13% no ano passado. Já são 26,1 milhões de idosos no país. E aumentou a população dos que tem mais de 40 anos: esta faixa registrou na pesquisa 75,7 milhões de pessoas contra as 62,3 milhões de crianças e adolescentes (faixa de 0 a 19 anos). A região com mais idosos ainda é a Sul, onde eles chegaram a 14,4% do total. O Norte tem menos, com 8,8% de idosos.
Disponível em: . Acesso em 17 jun.2015.
TEXTO II
De janeiro a março deste ano, a Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID) registrou 400 atendimentos de denúncias, entre elas, maus-tratos, abandono, desvio de finalidade de pensão ou dinheiro de aposentadoria e outros delitos previstos no Estatuto do Idoso. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (15), pela Polícia Civil.
De acordo com a Polícia Civil, na maioria das vezes, os diversos tipos de violências acontecem dentro de casa. "Isso dificulta que os casos sejam denunciados. Por isso, precisamos de ações que rompam o véu do silêncio e que mostrem a população que este tipo de violência é algo sério e possível de punições", ressalta a delegada Simone Edoron, titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil.
Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2015.
TEXTO III
Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2015.
TEXTO IV
Disponível em: . Acesso em 17 jun. 2015.

Nenhum comentário: