sexta-feira, 10 de julho de 2015

ESCREVER REDAÇÃO: Ideias

FAÇA 1000 pontos na redação do ENEM, fácil, fácil!
Treine com textos antigos e com os mais atuais!
LEITURA NUNCA É DEMAIS!!!

Redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema: Problemas e desafios do transporte público urbano, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
O BCCCV sugere: LEIA MUITO!!! 

TEXTO I –
O transporte público no Brasil estrutura-se, principalmente, pela utilização de ônibus, além de metrôs e trens, em algumas cidades ou regiões. De acordo com a Constituição Federal, o serviço deve ser administrado e mantido pelos municípios, mas os investimentos devem ser realizados também pelos estados e pelo Governo Federal.
É importante ressaltar que, quando se refere ao transporte público, não estamos falando somente dos meios de transporte utilizados, mas de questões referentes à mobilidade urbana e à infraestrutura existente para esse transporte, como estações, terminais etc.
Disponível em: Acesso em: 18 jun. 2015
TEXTO II –

Mobilidade urbana piorou com incentivos ao uso do carro

O aumento da passagem foi a gota d’água, que fez transbordar o copo, mas há uma quantidade grande de motivos com os quais os brasileiros estavam irritados.
Os governos, há muito tempo, investem pouco em transporte públco. Esse velho problema brasileiro se agravou muito nos últimos anos, porque ele incentivou demais, em excesso, a compra de carros sem ter criado uma infraestrutura para a circulação de automóveis e ônibus. O direito de ir e vir ficou encurralado.(Adaptado)
Disponível em:

TEXTO III –



Transporte Publico

Disponível em: < https://psolaju.wordpress.com/2013/01/10/fim-da-linha-caos-urbano-e-proposta-para-reverte-lo/> Acesso em: 18 jun. 2016
TEXTO IV –
Gráfico Mobilidade
Disponível em: Acesso em: 18 jun. 2015

Nenhum comentário: