quinta-feira, 23 de outubro de 2014

VERBO IR - conjugação

 

Verbo IR

  • Indicativo
    presente: Eu vou, Tu vais, Ele vai, Nós vamos, Vós ides, Eles vão.
    pretérito perfeito: Eu fui, Tu fostes, Ele foi, Nós fomos, Vós fostes, Eles foram.
    pretérito imperfeito: Eu ia, Tu ias, Ele ia, Nós íamos, Vós íeis, Eles iam.
    pretérito mais que perfeito: Eu fora, Tu foras, Ele fora, Nós fôramos, Vós fôreis, Ele foram.
    futuro do presente: Eu irei, Tu irás, Ele irá, Nós iremos, Vós ireis, Eles irão.
    futuro do pretérito: Eu iria, Tu irias, Ele iria, Nós iríamos, Vós iríeis, Eles iriam.
  • Subjuntivo
    presente: Que eu vá, Que tu vás, Que ele vá, Que nós vamos, Que vós vades, Que eles vão.
    pretérito imperfeito: Se eu fosse, Se tu fosses, Se ele fosse, Se nós fôssemos, Se vós fôsseis, Se eles fossem.
    futuro: Quando eu for, Quando tu fores, Quando ele for, Quando nós formos, Quando vós fordes, Quando eles forem.
  • Imperativo
    afirmativo: vai tu, vá ele, vamos nós, ide vós, vão eles.
    negativo: não vás tu, não vá ele, não vamos nós, não vades vós, não vão eles.
  • Formas nominais
    infinitivo impessoal: ir
    infinitivo pessoal: ir, ires, ir, irmos, irdes, irem.
    gerúndio: indo
    particípio: ido

Nenhum comentário: