sexta-feira, 10 de outubro de 2014

ENSINO À DISTÂNCIA ou ENSINO A DISTÂNCIA

Como grafar ensino a distância, sem o acento grave indicativo de crase,
como é comum encontrar nos documentos exarados pelo MEC? 

Não está errado o Ministério da Educação. 
Porém, é mais belo usar o acento – nessa e em outras locuções adverbiais femininas
que indicam circunstância.

O motivo é que a ausência do acento pode deixar o texto ambíguo.

Em “ensinar/estudar a distância”, por exemplo, fica-se com a impressão

de que é a distância que está sendo ensinada ou estudada. 

É o mesmo caso de viu a distânciaescreveu a distânciacurou

a distânciafotografe a distância,permanece a distância [= a distância permanece]

e assim por diante, que parecem melhor quando craseadas: viu à distância, 

escreveu à distância, curou à distância, fotografe à distância, permanece à distância.

Com a distância determinada, especificada, o A deve ser obrigatoriamente acentuado: 

Fotografe à distância de um metro.

Cientistas esperam medir 60 mil galáxias à distância de nove bilhões de anos-luz.

Ficou à distância de uns 10 km.

Já na frase “Compramos uma chácara a grande distância daqui” não há crase, porque está subentendido
o artigo indefinido: a [uma] grande distância.




BCCCV esclarece:

Enfim, entende-se que é sempre melhor acentuar a expressão, até porque em determinadas situações só o acento clarifica o sentido dado à palavra.


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