sábado, 25 de julho de 2009

JUVENTUDE E SEXUALIDADE; O BCCCV ADVERTE.

==> A vivência da sexualidade é plena na dimensão do amor e da abertura ao outro, num desejo sincero de acolhimento, de estima, de respeito e de fidelidade. O amor entre homem e mulher deseja torna-se perene na constituição de um casal estável. A criatividade, ao fundir o eu e o tu, faz emergir o nós como núcleo criador de outros seres. A manifestação da sexualidade entre homem e mulher encontra campo propício na instituição do matrimônio. Este é um ideal bonito que não pode ser alcançado de uma hora para outra, nem pensado apenas às vésperas do casamento. Os jovens devem saber que a sua possibilidade futura de felicidade supõe o modo como vivem o seu hoje. Em seus relacionamentos de namoro e de amizade devem buscar o BOM CULTIVO DO AMOR E DA AFETIVIDADE.

(Vozes Luiz Sangenis/RJ)


quinta-feira, 23 de julho de 2009

DICAS ESPERTAS DE REDAÇÃO ENEM: O BCCCV informa.

  • O Enem cobra do participante, saber escrever na forma padrão formal da língua portuguesa, sem usar “gírias” ou “inventar” palavras que não estejam no contexto da língua.
  • A redação do Enem deve ser dissertativa ou seja, você não pode narrar um fato, você deve argumentar, questionar o assunto e levar o leitor a considerar coerente a tese apresentada pelo texto.
  • O texto deve ser original e não pode conter pedaços de textos conhecidos sem aspas para indicar uma colocação. Tente manter o texto meio que direto, se começar falando de caju não termine falando de maçã, tem de haver coesão (sentido), tem de expressar clareza e coerência.
  • Não é legal querer ensinar ou dar lição de vida ao leitor, que é o avaliador da prova no caso.
  • O principal é não fugir do tema proposto, você pode até citar situações, mas que estejam dentro do tema. Essas são algumas dicas básicas para se fazer uma redação satisfatória, você poderá encontrar mais dicas em sites de vestibular como a FUVEST, ou no próprio site do Enem.
  • Boa Sorte!

terça-feira, 21 de julho de 2009

DICAS REDACIONAIS do BCCCV:

Uso do vocabulário:

- Seja direto e use linguagem simples, clara. O uso de termos dos quais você não tem segurança podem comprometer a compreensão do seu texto.

- Evite palavras científicas, elas podem conter um significado muito específico e não se adequarem ao contexto em que você as aplicou.

- Não use figuras históricas a menos que seja indispensável, pois caso você se engane a respeito de alguma informação sobre aquela pessoa você estará prejudicando a verossimilhança do texto.

- Evite os lugares comuns, conhecidos também como âncoras, clichês, etc. São palavras, expressões ou frases usadas anteriormente por outras pessoas ou por você e que se tornaram conhecidas.

- Nunca use gírias ou figuras de linguagem. Dessa maneira você pode não ser claro quanto ao conteúdo da sua redação.

- Evite ao máximo, semelhanças com a oralidade. Lembre-se que quando escrevemos uma redação (especialmente no vestibular) devemos obedecer às normas da língua.

- Não use expressões do tipo “eu acho”, “eu penso”, “eu sinto” ou semelhantes.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

NA PONTA DA LÍNGUA: Respondendo...

1. Qual frase está correta:
a)- Ela é meio doida.
b)- Ela é meia doida.
c)- Ela é doida e meia.
d)- Nenhuma das respostas.


2. Na linguagem formal, em vez de Este homem é muito pobre, também se diz:
a)- Este homem é paupérrimo.
b)- Este homem é pobríssimo.
c)- Este homem é pobrecíssimo.
d)- Este homem é pobrezinho.


3)- a abreviação correta para metros é:
a)- m.
b)- m
c)- mts
d)- ms


4)- A forma correta é:
a)- O acusado se contraditou no depoimento.
b)- O acusado se contradizeu no depoimento.
c)- O acusado se contradisse no depoimento.


5)- Está correto:
a)- As crianças se entretiveram por muitas horas.
b)- As crianças se entreteram por muitas horas.
c)- As crianças se entreteviram por muitas horas.

sábado, 18 de julho de 2009

PRATELEIRA BCCCV: Livros...

TUPI OR NOT TUPI

==> Por que os tupinambás eram canibais? Em seu novo livro, o escritor carioca Alberto Mussa responde a essa questão - que alvoroçou os modernistas - com documentos e relatos originais do século XVI.

As comunidades indígenas tupinambás, que existiram no Rio de Janeiro e ao Norte do País, estavam predestinadas ao canibalismo. Era essa a única saída que eles conheciam para alcançar alegria e prazer após a morte e assim reservar o seu lugar numa dimensão que em sua mitologia era chamada de terra-sem-mal. No livro Meu destino é ser onça, o escritor carioca Alberto Mussa procura traçar um amplo panorama das crenças e dos mitos compartilhados pelos tupis nos séculos XVI e XVII. Para isso recorre a relatos clássicos e a outros documentos menos conhecidos de autoria do frade católico francês André Thevet, que viajou pelo interior das terras americanas com um intérprete e registrou detalhes sobre rituais, crenças e mitos celebrados pelas populações indígenas. Essas informações foram cotejadas com publicações de autores como Hans Staden e dos padres José de anchieta e manoel da Nóbrega, feitas na mesma época, com o objetivo de se chegar à mais completa reconstituição da história desses povos. O resultado é uma espécie de "obras completas" da cultura antropófaga, incluindo verbetes com explicações sobre o vocabulário tupi e suas representações míticas.
Esse mergulho na trajetória, no culto e nas fábulas dos tupinambás descortina detalhes do mito primordial que séculos mais tarde seria a inspiração do Manifesto antropófago do movimento modernista liderado por Oswald de Andrade. Os modernistas se apropriaram da ideia original que rezava: devore o inimigo para chegar ao bem. Usaram isso para compor o ideário nacionalista que defendia que a cultura brasileira devia "deglutir" as influências americanas e europeias e criar algo novo e genuinamente nacional a partir desse "mal inevitável". Oswald proclama: "Tupi or not tupi". A conclusão de Mussa vai além da tese oswaldiana ao constatar que "o rito antropofágico era para os índios a principal aquisição da cultura, capaz de transformar em bem o mal inerente à natureza." O autor ressalta que em diversas crônicas canibais há uma franca exaltação dos valores canibais como condição essencial para a boa convivência das tribos.
O livro tem uma linguagem despretensiosa e nada acadêmica e termina por absolver os tupinambás por terem hábitos que tanto horrorizaram os europeus que aqui aportaram. Logo na dedicatória o autor escreve: "Aos meus anônimos antepassados, fundadores da minha linhagem materna, que - nos seus tempos de glória - mataram e comeram muitos inimigos." Afinal, explica Mussa, no jogo canibal cada grupo depende desses inimigos para atingir, depois da morte, a vida eterna. E, ao final, reitera a pureza do povo indígena: " O mundo dos nossos antepassados era a própria terra-se-mal, porque nela toda violência equivalia a uma espécie de benção".

(Vozes Natália Rangel - ISTOÉ 2047 4/2/2009)

LEIA: MEU DESTINO É SER ONÇA - Alberto Mussa.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

DICAS ESPERTAS DE REDAÇÃO: O BCCCV informa.

REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

  • A Prova de Redação em Língua Portuguesa tem o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na modalidade escrita da Língua Portuguesa. O candidato deverá produzir texto dissertativo, com extensão mínima de 30 linhas e máxima de 60 linhas, legível, caracterizado pela coerência e coesão, com base em um tema formulado pela banca examinadora. Com a função de motivar o candidato para a redação, despertando ideias e propiciando o enriquecimento de informações, poderá haver, na prova, textos e outros elementos correlacionados ao assunto em questão.
  • Os critérios de avaliação mais abrangentes referem-se ao desenvolvimento do tema, à observância da apresentação e da estrutura textual e ao domínio da expressão escrita. Em termos restritos, estabelecem-se critérios específicos ligados a cada item.

Lembrete:

  • Cuidado com letras maiúsculas fora da lógica dos Períodos construídos no texto!

A LETRA:

  • A letra pode mostrar a sua personalidade. Existe uma ciência que trata disto é a GRAFOLOGIA.

Para nós o que interessa na Redação é a Estética da escrita e a aplicação da técnica de dissertação:

- Nada de n parecido com r;
- Nada de s parecido com j;
- Nada de j com cara de s ou vice-versa;
- Nada de y com cara de g e vice-versa;
- Nada de m com cara de n;
- Nada de sc com cara de x e vice-versa;
- Nada de t com cara de f;
- Nada de ç com cara de ss;
- Nada de bolinha nos is;
- Nada de h com cara de m maiúsculo;
- Nada de letra maiúscula onde deveria ser minúscula exceto se a norma pedir;
- Nada de rr com cara de m ou vice-versa;
- Procure fazer uma letra manuscrita, a de forma confunde muito, ocupa espaço e não se pode distinguir a CAIXA ALTA da BAIXA;
- Não se perca em detalhes mas escreva com boa grafia (normalmente as moças prezam mais pela boa letra mas podem perder tempo enfeitando muito);
- Não escreva palavras com dúvida de grafia;
- Não acelere o ritmo para acabar logo nem demore demais para não perder tempo;
- Não exceda em reticências, ponto e vírgula, dois pontos e vírgula sem necessidade;
- Não ultrapasse as margens do papel tanto nas laterais quanto no topo e no fim da pauta. Para isto existem as faixas de limite do papel;

O mais importante: Letra com firmeza e segurança, bem nítida, bem clara, média, com ritmo tranqüilo e sem correria e bastante estética na redação para facilitar a leitura e a compreensão da estrutura de seus pensamentos e opinião pessoal ou dentro da sugestão do texto apresentado.

Resumindo as últimas dicas, podemos dizer que o ato de escrever exige:

- Um plano articulado e você já aprendeu como fazê-lo;

- Meditação e concentração na formação de ideias. Isto depende do quanto escreveu, atualizou e de sua segurança na dissertação;

- Esquematização da estrutura e você viu muito disto nas dicas;

- Reflexão no entendimento da mensagem (Eu escritor também sou leitor e mais que isto: Sou Examinador e Crítico de meu próprio texto. O meu "Eu" se registra em minha redação pela organização, pela letra e pela lógica de meus pensamentos. Isto já é tema para uma tese de pós-gradução em linguística por sua importância na análise de redações dos vestibulandos;

- Uma escrita legível, proporcional, nem dilatada nem apertada demais, bem limpa sem borrões, com uma velocidade rítmica regular (muitas vezes a turma começa a rabiscar e nada se entende no final), sem muitos ornamentos na letra, com uma pressão forte e segura e sem muita tensão;

- Calma e atenção. Autocontrole e fidelidade ao tema;

- Muito exercício e treino. Análise do texto e compreensão das estruturas gramaticais;

- Determinação em suas exposições e opinião final;

- Capacidade de coordenar suas ideias sem perder a facilidade de expressão;

- Bastante leitura acerca do assunto e concentração no que será redigido;

- Prática de Redação Dissertativa (quanto mais cedo começar a escrever melhor sua integração de estilo que é pessoal e ninguém faz duas redações iguais exatamente pela capacidade dialética de reter informações expondo-as na memória e dispondo-as de maneiras diferentes dentro de sua forma de pensamento);

- Cuidado com a ortografia e as acentuações;

- Atualização dos fatos através de jornais e revistas;

- Ser fiel ao que escreve e sentir segurança (como vocês dizem: "sentir firmeza");

- Conhecimento de suas estruturas e técnicas. Você já teve um despertar sobre este assunto!

- Ideias bem delimitadas com opinião pessoal e bem objetiva (quando exigida) ou de acordo com a análise do texto proposto para afirmar ou negar sua opinião (seu pensamento escrito);

- Seleção e ordenação da ideia central que fortalecerá as acessórias mantendo a unidade da redação;

- Uma redação espontânea e natural que agrade os dois lados da comunicação (vestibulando/examinador) mostrando harmonia e simplicidade na forma estrutural-lógica, prezando pelas normas gramaticais (regências, concordâncias e análise sintática);

- Uma estrutura com equilíbrio na exposição de ideias e regularidade de conjunto;

- Não faça menos que o exigido e nem ultrapasse o máximo de linhas na dissertação da folha de Redação (Para isto você ganha uma folha de rascunho).

QUERO APRENDER SEM DECOREBA...

6. O que é efeito estufa?
  • É o nome que os cientistas deram a um problema quente. Os restos de gases das fábricas, usinas e automóveis estão se acumulando na atmosfera e prendendo muito calor próximo à Terra. Nosso planeta está ficando gradualmente mais quente - como uma estufa no verão.
7. Qual a montanha mais alta do mundo (comprovada)? E, em qual continente fica?

  • Monte Everest com 8.848 m - na Ásia.
8. Qual montanha que supera o tamanho do Monte Everest em mais de 1.300 metros, entretanto, a maior parte dela está debaixo do mar?

  • É a montanha Mauna Dea - no Havaí.
9. Onde ficam as montanhas mais altas?

  • Na Ásia, o Himalaia é a cadeia das montanhas mais altas.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

DICAS REDACIONAIS do BCCCV:

  • Escrever uma redação pode se tornar algo muito complicado. Você olha para o tema: pensa, reflete e nada. Começa pelo título para ver se o texto flui através dele e nada. Inicia a introdução, mas as ideias se confundem e você acaba optando por apagar e começar NOVAMENTE. Parece um martírio! Porém, não precisa ser assim.

  • Na dissertação, delimitar um tema específico dentro do que foi sugerido é o primeiro passo. Por exemplo: o tema geral “globalização” abrange muitos contextos. Contudo, o tema específico “Qual é a moeda da globalização: dólar ou euro?” só abrange um aspecto do tema geral.

  • Um problema pode ser, escolher um tema específico, do qual você não tem argumentos para expor. Não adianta optar por falar sobre “as consequências da globalização na economia” se o estudante não está a par do que acontece. É melhor que ele fale da evolução da internet ocasionada pela globalização.

  • É interessante fazer um rascunho, colocar as ideias no papel, pois à medida que as ideias forem fluindo o aluno pode ficar mais à vontade, sem se preocupar com a estética: poderá rasurar, apagar, escrever por cima.

  • Ao passar a limpo, releia seu texto, veja se há algo que queira acrescentar ou retirar, se não há repetições de ideias ou frases soltas, sem desenvolvimento.

  • Outra sugestão é deixar o título para o final, já que ele deverá instigar o leitor a respeito do que o autor escreveu. E é óbvio que você só saberá o que e como escreveu depois de finalizar o texto.

  • É importante saber a estrutura e os elementos de um tipo de redação para que você não corra o risco de fugir do que é indicado nas propostas do vestibular na prova de Redação.

terça-feira, 14 de julho de 2009

EU QUERO SABER, SEM DECOREBA....

1. Por que o vento sopra?
  • Quando se sente o vento soprar, é porque o ar está se movendo.
  • O ar se move quando está quente. Ele fica mais leve e sobe no céu. Então, o ar mais frio corre para tomar o seu lugar, fazendo uma brisa.

2. Qual é o maior oceano?

  • O Oceano Pacífico é de longe o maior oceano do mundo. É maior do que os outros três oceanos juntos e é também o mais profundo.

3. Qual a diferença entre um mar e um oceano?
  • As pessoas usam com frequência as palavras mar e oceano para querer dizer a mesma coisa. Isto é bom, mas para um cientista, os mares são apenas parte de um oceano - as partes que estão mais próximas do continente. O Mar Mediterrâeneo fica entre a África e a Europa, por exemplo.

4. Qual é o mais frio dos oceanos, e na maior parte do ano ele fica coberto de gelo?
  • Oceano Ártico.

5. Qual o tamanho do oceano?
  • O Oceano é realmente Enorme.
  • Ele cobre a Terra em uma extensão que dá mais do que o dobro do tamanho dos continentes.
  • Na verdade, ela é composta de quatro oceanos - o Pacífico, O Atlântico, o Índico e o Ártico. Apesar de todos eles possuírem nomes diferentes, eles fluem entre si para formar um grande oceano mundial.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

DICAS ESPERTAS DE REDAÇÃO: O BCCCV informa.

==>1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.

==>2) Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.

==>3) Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.

==>4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.

==>5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.

redaçao

==>6) Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.

==>7) O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.

==>8 ) O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.

==>9) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.

==>10) Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.

NA PONTA DA LÍNGUA: Respondendo...

1. Escolha a alternativa em que o verbo está conjugado corretamente:
a)- Eu me maguo com facilidade.
b)- Eu me magoôu com facilidade.
c)- Eu me magôo com facilidade.
d)- Eu me magoo com facilidade.


2)- Quando você quer comprar um remédio, você vai:
a)- à uma farmácia.
b)- a uma farmácia.
c)- na farmácia.
d)- à farmácia.


3)- O verbo está conjugado corretamente em:
a)- Eu sempre me quexo de dor de cabeça.
b)- Eu sempre queixo-me de dor de cabeça.
c)- Eu sempre me queixo de dor de cabeça.
d)- Eu sempre se queixo de dor de cabeça.


4)- Uma bebida que possui um alto teor de açúcar possui um alto teor:
a)- açucarado
b)- sacarino
c)- açucaril
d)- açucareiro


5)- A forma correta é:
a)- Ficarei contente se o almoço lhe satisfazer.
b)- Ficarei contente se o almoço lhe satisfezer.
c)- Ficarei contente se o almoço lhe satisfizer.
d)- Nenhuma das respostas.


6)- Quem possui um colar ebúrneo possui um colar:
a)- de pérolas
b)- de pedra
c)- de seda
d) de marfim


7)- Na frase Talita parecia muito cansada, o verbo parecia tem o sentido de:
a)- vivia
b)- ficava
c)- estava
d)- aparentava estar


sábado, 11 de julho de 2009

MISSÃO DOS GARIS'NAT: Cuidar do Planeta, URGENTE!





DEUS!! Foi você
quem lançou a terra no espaço, feito bolha de esperanças e sonhos...
TERRA cheia de mares
e altas montanhas, de planuras cortadas por rios.
TERRA boa, coberta de verde.
TERRA boa, coberta de água.
TERRA BOA, coberta de areia.
TERRA boa, fervendo de Vida.
TERRA BOA que é de nós todos.
E tudo é seu, meu DEUS, e tudo existe porque é mantido por você, sustentado por seu AMOR.
(Veja na Bíblia o Salmo 104).

GARIS'NAT ===> Garis da Natureza em prol do PLANETA HARMONIA.

=> SEJA "GARIS'NAT":
.. PLANTE UMA ÁRVORE...
.. Não pise em grama...
.. Não quebre galhinhos ou corte árvores sem repor com sustentabilidade...
.. Não jogue LIXO no chão..., somente EM LIXEIRAS!
.. Não polua as águas dos rios...
.. Não faça queimadas por maldade ou motivo fútil...
.. ENFIM, não destrua, não mate, não extermine as espécies de animais: inclusive VOCÊ => animal racional.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

OS SOLDADOS DA LÍNGUA PÁTRIA do BCCCV informam:

==> CUIDADOS QUE SE DEVE TER COM OS LIVROS:

  1. AO ABRIR SUAS PÁGINAS USE UMA ESPÁTULA OU UMA FAQUINHA ADAPTADA PARA ESSE FIM.
  2. AO PEGAR UM LIVRO, VOCÊ DEVE ESTAR COM AS MÃOS BEM LIMPAS.
  3. NÃO O MANUSEIE COM AS MÃOS SUJAS.
  4. NÃO ESCREVA EM SUAS PÁGINAS.
  5. NÃO RASGUE NEM ARRANQUE SUAS FOLHAS.
  6. AO LER UM LIVRO, PROCURE UM LUGAR TRANQUILO E BEM ILUMINADO.
  7. NÃO O DEIXE COM A LOMBADA PARA CIMA.
  8. NÃO COLOQUE ENTRE SUAS FOLHAS OBJETO ALGUM MAIS ESPESSO QUE UMA FOLHA DE PAPEL OU CARTOLINA.
  9. NÃO APOIE O COTOVELO SOBRE SUAS PÁGINAS DURANTE A LEITURA.
  10. NÃO DOBRE OS CANTOS DAS PÁGINAS PARA MARCAR O PONTO EM QUE PAROU, PARA ISSO USE UM MARCADOR APROPRIADO.
NOTE BEM: Livro é RELÍQUIA -> conserve-O limpo e perfeito!

(Vozes bcccvistas dos Soldados da Língua Pátria/2009)


terça-feira, 7 de julho de 2009

O BCCCV informa: DICAS DE REDAÇÃO.

==>//<==

TREINANDO UM TEXTO NOTA 10:

  • Se a intenção é obter destaque por meio de uma boa argumentação, o que fazer para se preparar? Ler, ler, ler e escrever, escrever e escrever. "O hábito da leitura ajuda a desenvolver a escrita. Além disso, com a prática da redação, alguns padrões de textualidade são mais facilmente assimilados do que pelo professor a falar em sala de aula".

  • A prova de redação é 50% leitura e 50% escrita. "Uma é conseqüência da outra. O primeiro passo para ter sucesso é ler o tema com muita atenção e, em seguida, posicionar sua opinião para definir o que será defendido".

  • Uma boa dica é ler editoriais, crônicas, artigos e textos assinados que emitam opinião sobre o tema que é retratado. Com isso, é possível criar uma bagagem de como e em que momentos é pertinente evidenciar as opiniões pessoais.

  • Outra dica valiosa é procurar ser autêntico. Na hora de escrever um texto sobre a legalização das drogas ou do aborto ninguém precisa "encarnar o revolucionário" para passar em um vestibular de uma universidade famosa por sua histórica política de contestação. A autenticidade do seu pensamento deve estar refletida em seu texto, nem mais, nem menos.

  • "Como professora, uma de minhas preocupações é esclarecer para os estudantes que eles não devem fingir ser uma pessoa que não são na hora de escrever, pois assim, terão dificuldades em sustentar os argumentos, e fica muito fácil se contradizer, o que compromete a qualidade do texto".

  • Por fim, a prova de redação serve para avaliar a capacidade do candidato de se comunicar por escrito, de fazer reflexão e de conseguir se expressar de maneira simples e coesa. Por isso é tão importante não ser superficial e mostrar uma visão crítica sobre o tema a ser discutido.

O BCCCV informa: DICAS DE REDAÇÃO.


==> COMO CRIAR UM BOM TEXTO:

  • Para se escrever um bom texto, é preciso, primeiramente, conhecer bem o assunto sobre o qual se vai escrever. Daí, a preocupação em dizer sempre da necessidade de informação. Só isso, entretanto, não basta! É importante que as ideias sejam transmitidas com clareza, para que o leitor possa decodificá-las com segurança; não pairando nenhuma dúvida sobre a intenção do autor do texto.
  • Para isso, o texto deve ter coerência e coesão, clareza, lógica, concisão e correção gramatical, atentando para as seguintes dicas tornar-se-á mais fácil criar um texto riquíssimo.
  1. NÃO FUJA AO TEMA PROPOSTO - dica primordial.
  2. CADA PARÁGRAFO DEVE CONTER UMA IDEIA (argumento) DO TEMA PROPOSTO.
  3. EVITE ADJETIVAÇÃO EXCESSIVA (para dissertações).
  4. EVITE IDEIAS PRONTAS, CLICHÊS, FRASES FEITAS, PROVÉRBIOS.
  5. FUJA DA 'ENROLAÇÃO'.
  6. ELIMINE AS REPETIÇÕES DISPENSÁVEIS.
  7. DESVIE DO USO DE GERÚNDIO EM INÍCIO DE PERÍODOS.
  8. PROCURE NÃO DEIXAR AS IDEIAS VAGAS.
  9. NÃO DEIXE O TEXTO FRAGMENTADO (a mesma ideia em vários parágrafos).

segunda-feira, 6 de julho de 2009

ESCREVER BEM E SEM PROBLEMAS:

=> ELA QUERIA CAPRICHAR NO "CABEÇÁRIO", MAS FOI IMPOSSíVEL.

  • Acredita-se ser impossível mesmo...
  • Capricho em vão...
  • Se ela caprichar no CABEÇALHO, será possível tudo.
  • => CABEÇALHO => Indicação de nome, data... no alto de publicações, cartas...
=> FRASE CORRETA: ELA QUERIA CAPRICHAR NO CABEÇALHO, MAS FOI IMPOSSíVEL.

sábado, 4 de julho de 2009

DROGA é droga! - INFORMES DO BCCCV (Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra a Violência):



= RISCOS DO CONSUMO DE DROGAS =

  • O consumo de drogas lícitas ainda está muito associado a situações prazerosas, como beber com os amigos e esquecer os problemas. " As campanhas antidrogas só terão eficiência quando tratarem essas substâncias como drogas e a sociedade dissociar seu consumo do prazer", disse Marcelo Sodelli, da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), durante o 57º Seminário da Campanha antidrogas nas Escolas Superiores, no campus Tatuapé da Universidade Paulista (Unip), que discutiu os riscos do consumo de drogas com os alunos da instituição.
  • Na ocasião, ana Regina Noto, pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cedrid), da Universidade Federal de são Paulo (Unifesp), criticou a distorção da mídia ao abordar o tema "drogas", por dar mais espaço ao consumo da ilícitas. "De acordo com nossos estudos, não são essas as mais utilizadas e nem as que iniciam o jovem no vício, mas, sim, as comercializadas legalmente, como álcool, o que parece não importar para a imprensa.
  • José Carlos Galduroz, chefe da Disciplina de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas (Dimesap) da Unifesp, finalizou as ponderações explicando como os entorpecentes agem no sistema nervoso central. Também crítico das atuais campanhas antidrogas, afirmou ser necessário sair do discurso simplista de que droga faz mal. "Muitas dessas substâncias liberam no cérebro a dopamina, responsável pela sensação do prazer, levando o usuário a preferir uma nova dose a se alimentar ou a desempenhar outra atividade, pois parecerá mais agradável; só que, se ele tiver propensão ao vício, pode levá-lo à morte".

(Vozes Agitação/2009)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

A ARTE DE SE COMUNICAR:

==> Não existe segredo para uma boa comunicação, basta seguir hábitos simples como falar com clareza, respeitando as pausas e verbos entre uma frase e outra, saber ouvir e não ter vergonha de errar. Atenção e equilíbrio emocional também são fundamentais durante o diálogo, sobretudo para atividades profissionais, como destacou o ator Paulo Goulart, durante a palestra A arte de se comunicar.
==>
Devemos estar atentos a todas as áreas, pois é assim que vamos progredir", afirmou o ator, enfatizando a importância de exercer a vontade de querer aprender. Contudo, essa procura por novos conhecimentos não deve ser uma ação obrigatória, mas uma atividade voluntária. Afinal, uma boa comunicação é marcada pela troca de informações. " O saber te dá o poder de ser alguém próspero e feliz".
==>
O domínio da dialética não está restrito a técnicas, mas a questões comportamentais. Por isso, desenvoltura e espontaneidade são atitudes favoráveis, mas é preciso evitar os excessos. Além disso, outra problemática apontada pelo palestrante são as restrições a que algumas pessoas se submetem para utilizar as facilidades de comunicação oferecidas pela internet: " Não podemos agir como se estivéssemos em uma redoma e o mundo não existisse", aconselha Goulart. Ele destaca que essa vivência é o melhor exercício diário para aprimorar a comunicação. " O mundo não para e é fundamental que você participe disso", conclui.

(Vozes - Agitação - mar/abr 2009)