quarta-feira, 15 de julho de 2009

DICAS REDACIONAIS do BCCCV:

  • Escrever uma redação pode se tornar algo muito complicado. Você olha para o tema: pensa, reflete e nada. Começa pelo título para ver se o texto flui através dele e nada. Inicia a introdução, mas as ideias se confundem e você acaba optando por apagar e começar NOVAMENTE. Parece um martírio! Porém, não precisa ser assim.

  • Na dissertação, delimitar um tema específico dentro do que foi sugerido é o primeiro passo. Por exemplo: o tema geral “globalização” abrange muitos contextos. Contudo, o tema específico “Qual é a moeda da globalização: dólar ou euro?” só abrange um aspecto do tema geral.

  • Um problema pode ser, escolher um tema específico, do qual você não tem argumentos para expor. Não adianta optar por falar sobre “as consequências da globalização na economia” se o estudante não está a par do que acontece. É melhor que ele fale da evolução da internet ocasionada pela globalização.

  • É interessante fazer um rascunho, colocar as ideias no papel, pois à medida que as ideias forem fluindo o aluno pode ficar mais à vontade, sem se preocupar com a estética: poderá rasurar, apagar, escrever por cima.

  • Ao passar a limpo, releia seu texto, veja se há algo que queira acrescentar ou retirar, se não há repetições de ideias ou frases soltas, sem desenvolvimento.

  • Outra sugestão é deixar o título para o final, já que ele deverá instigar o leitor a respeito do que o autor escreveu. E é óbvio que você só saberá o que e como escreveu depois de finalizar o texto.

  • É importante saber a estrutura e os elementos de um tipo de redação para que você não corra o risco de fugir do que é indicado nas propostas do vestibular na prova de Redação.

Nenhum comentário: