sábado, 4 de julho de 2009

DROGA é droga! - INFORMES DO BCCCV (Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra a Violência):



= RISCOS DO CONSUMO DE DROGAS =

  • O consumo de drogas lícitas ainda está muito associado a situações prazerosas, como beber com os amigos e esquecer os problemas. " As campanhas antidrogas só terão eficiência quando tratarem essas substâncias como drogas e a sociedade dissociar seu consumo do prazer", disse Marcelo Sodelli, da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), durante o 57º Seminário da Campanha antidrogas nas Escolas Superiores, no campus Tatuapé da Universidade Paulista (Unip), que discutiu os riscos do consumo de drogas com os alunos da instituição.
  • Na ocasião, ana Regina Noto, pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cedrid), da Universidade Federal de são Paulo (Unifesp), criticou a distorção da mídia ao abordar o tema "drogas", por dar mais espaço ao consumo da ilícitas. "De acordo com nossos estudos, não são essas as mais utilizadas e nem as que iniciam o jovem no vício, mas, sim, as comercializadas legalmente, como álcool, o que parece não importar para a imprensa.
  • José Carlos Galduroz, chefe da Disciplina de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas (Dimesap) da Unifesp, finalizou as ponderações explicando como os entorpecentes agem no sistema nervoso central. Também crítico das atuais campanhas antidrogas, afirmou ser necessário sair do discurso simplista de que droga faz mal. "Muitas dessas substâncias liberam no cérebro a dopamina, responsável pela sensação do prazer, levando o usuário a preferir uma nova dose a se alimentar ou a desempenhar outra atividade, pois parecerá mais agradável; só que, se ele tiver propensão ao vício, pode levá-lo à morte".

(Vozes Agitação/2009)

Nenhum comentário: