quinta-feira, 29 de novembro de 2007



MEUS PASSOS...

~~~~~~~~MEUS PASSOS ~~~~~~

Caminhando eu vou
pela estrada da vida,
sempre olhando à procura
de quem me proteja.
É você, meu Deus,
quem guarda os meus passos
e não deixa que eu me desvie.
É você, meu Deus,
sol que ilumina meu dia,
minha sombra
sempre comigo.
É você, meu Deus
sempre ao meu lado,
passo a passo até a chegada.

~~~~ Ver na Bíblia o Salmo 121.

ESCOLA/FAMÍLIA: Parceria indispensável!

PARCERIAS... parcerias..., a indispensável é a FaMíLIa:

Como os pais, também o(a) professor(a) e demais profissionais da escola, constituem modelos de comportamento para os educandos. Por isso, a regra básica é esta: aprimora-se constantemente.
Ao mesmo tempo em que se dedica a educar o outro, o(a) professor(a) precisa educar-se, não só procurando adquirir novos conhecimentos, mas também evoluindo no amor e refinando cada vez mais suas palavras e seus atos.
O professor Morita de uma escola da província de Saitama, do Japão, lecionou com a certeza de formar homens que tivessem amor à humanidade, aliado aos conhecimentos teóricos e, com isso contribui na formação de pessoas capazes, magnânimas e realmente felizes. Assim, ele e os demais profissionais da Educação realizaram efetivamente e de forma agradável uma parceria indispensável: ESCOLA/FAMÍLIA.
Era uma escola com graves problemas, desde rivalidade entre os próprios professores, até situações de revolta e violência dos alunos.
Esse professor, ao perceber que a situação da escola era caótica devido às divergências entre educadores e a maneira desleixada com que os alunos se expressavam, resolveu se dedicar à educação pela palavra, conforme ele tinha aprendido com a educação da vida, e passou a treinar os alunos a dizerem palavras polidas como "sim", "obrigado(a)", desculpe-me". Ensinou-lhes também a agradecer aos pais e a todas as coisas.
O professor Morita mantinha uma estreita relação com os pais dos alunos, visitando-os em suas casas e falando sobre a importância da palavra na educação. Essa parceria foi significativa para mudar todo o ambiente escolar, e mais: depois de seis anos, toda a aldeia mudou completamente. Quando ele faleceu, recebeu uma homenagem póstuma do governo, que reconheceu a importância do seu método educacional e seu valioso trabalho.

UM ESCLARECIMENTO SOBRE LEI E POSTURA:

Conforme Constituição do Brasil Interpretada - Alexandre de Moraes - Art. 5º, X.
Ver também: Lei de Imprensa e artigos conexos.

X - São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito de indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
Os direitos à intimidade e à própria imagem formam a proteção constitucional à vida privada, salvaguardando um espaço íntimo intransponível por intromissões ilícitas externas. A proteção constitucional refere-se, inclusive, à necessária proteção à própria imagem diante dos meios de comunicação em massa (televisão, rádio, jornais, revistas, blogs etc.).
Os conceitos constitucionais de intimidade e vida privada apresentam grande interligação, podendo, porém, ser diferenciados por meio da menor amplitude do primeiro, que se encontra no âmbito de incidência do segundo. Assim, o conceito de intimidade relaciona-se às relações subjetivas e de trato íntimo da pessoa humana, sua relações familiares e de amizade, enquanto o conceito de vida privada envolve todos os relacionamentos da pessoa, inclusive os objetivos, tais como relações comerciais, de trabalho, de estudo etc.
Encontra-se em clara e ostensiva contradição com o fundamento constitucional da dignidade da pessoa humana (CF, art. 1º, III), com o direito à honra, à intimidade e vida privada (CF, art. 5º, X), converter em instrumento de diversão ou entretenimento assuntos de natureza íntima quanto falecimentos, padecimentos ou quaisquer desgraças alheias que não demonstrem nenhuma finalidade pública e caráter jornalístico em sua divulgação. Assim, não existe nenhuma dúvida de que a divulgação de fotos, imagens ou notícias apelativas, injuriosas, desnecessárias para a informação objetiva e de interesse público (CF, art. 5º, XIV), que acarretem injustificado dano à dignidade humana, autoriza a ocorrência de indenização por danos materiais e morais, além do respectivo direito à resposta.
No restrito âmbito familiar, os direitos à intimidade e vida privada devem ser interpretados de forma mais ampla, levando em conta as delicadas, sentimentais e importantes relações familiares, devendo haver maior cuidado em qualquer intromissão externa. Dessa forma, concluímos como Antônio Magalhães, no sentido de que
"as intromissões na vida familiar não se justificam pelo interesse de obtenção da prova, pois, da mesma forma do que sucede em relação aos segredos profissionais, deve ser igualmente reconhecida a função social de uma vivência conjugal e familiar à margem de restrições e intromissões".
OBS.: Fotografe, filme o que lhe pertence ou com autorização prévia, ou seja, dentro da Lei Constitucional.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

MINHA AJUDA!

---->MINHA AJUDA<-----

Senhor,
o seu poder é sem medida.
No passado
você fez coisas incríveis
e ainda agora
o seu poder não é menor.
Os seus planos
e projetos são perfeitos:
e por isso
não podemos compreender
o seu jeito
de ir levando a nossa vida.
Quando os maus
imaginam que venceram
e pensam
que ganharam o que queriam,
acabam vendo
que você é que venceu.
É você
que me guarda e me dá força.
Vou dizer para todos
que você é minha ajuda.
é meu Deus
em quem posso confiar.

- Veja na Bíblia o Salmo 92.

SEMANA DA COMUNICAÇÃO: Leitura Prazerosa em Escolas Públicas pelo BCCCV

Os Educandos foram maravilhosos e MARAVILHADOS todos ficaram com os TRIBUNAIS DA LÍNGUA PÁTRIA [contra os crimes de Homossexualidade e Pedofilia], tudo muito bem organizado, decorado e apresentado em textos como "gente grande" faz nos tribunais de júri. Parabéns moçada da Escola Heloísa Mourão Marques, em Rio Branco, Acre. Valeu 100.000 para o BCCCV e nota 15,0 para a Escola, pena que na escola só conta dez, mas vai cinco estrelas de bônus. DEZ COM CINCO ESTRELAS e muitas beijoquiiitas da professora e eterna MãeMiga Lucinéa Wertz.  




Mais fotos do Sebinho 2007


USE OS CAÇADORES DE NOTÍCIAS - FAÇA SUA POSTAGEM!

LISTA DOS CAÇADORES DE NOTÍCIAS ou Jornalistas da Tarde da Escola "H" MOURÃO:

FRANCISCA PEREIRA - 2º C - Telefone: 3.225.1177; 9281.7464.
PÂMELA FRANÇA - 2º C - 3.222.6968
RAILDA FERREIRA - 2º C - 9994.4386
LUCIANO ALVES - 2º C - 9226.3802
FLÁVIA ALVES - 2º C- 9223.8329
JESSIANE SILVA - 2º C - 99759678
ALEXSANDRO - 2º C - 3.227.7823
ERMILDO COSTA - 2º C - 3.225.2077
TAMIRES MELO - 2º D - 92817464
NOEMY - 2º D - 811114937
MICHELLI - 2º D - 99960625

NOTÍCIA QUENTINHA - "H" MOURÃO

-----> DIA 15.12.07 - ACONTECERÁ O ENCONTRO DE CORAÇÕES DA FAMÍLIA "H" MOURÃO.
------> Você está convidado(a) para este Encontro de cORAçÕeS na Ceia de Natal:
-------> Professores(as), alunos(as), coordenadores, secretários(as), administradores, pessoal de apoio formando a grande família "H". Mourão. O Começo de uma Nova era educacional. Todos buscando o NATAL permanente.... conhecendo mais para perdoar mais e juntos abraçarmos as causas e projetos maravilhosos que cada um traz consigo.
-------> Escola Feliz: Progredindo em prol do aluno, da educação e de um país Melhor!
N A T A L todo DIA na Escola "H". MOURÃO não está só nas suas mãos, nas minhas; - mas de toda a família.
-------> ORGANIZE A SUA TURMA! Apresente algo: Coral, Jogral, dança, esporte, etc!
VAMOS AGILIZAR!
Sinta-se amado(a) e convidado(a)!
Contato com a Robilene, Lucinéa, professores da tarde e coordenação.

É SEMPRE TEMPO DE AGRADECER:

--AGRADECER A TUDO E A TODOS É SEMPRE BOM E FAZ BEM PARA A ALMA!
AGRADECIMENTO À FAMILIA "H". MOURÃO:

** À Direção e Coordenação pelo espaço cedido e a liberdade para o trabalho. Valeu!
** AO Sr. LUÍS (administrador) e seus ajudantes nas operações dificílimas e cansativas.
** AO Sr. JURANDIR (porteiro) pela contribuição - na operação "CAPINA".
** À Dona IZA pela toalha singela, mas VALIOSA.
** À Dona Giselia fazendo sempre - o que podia.
** À Lucinda por tantas flores e contribuições possíveis.
** À Dona Fátima (professora), incansável, sempre buscando o que fazer no Sebinho.
** Ao pessoal da limpeza, sempre prestativo.
** Aos alunos diversos (1º, 2º e 3º) interessados, que abrilhantaram o Sebinho.
** Aos professores(as) que assistiram e participaram do Evento (até final).
** AO FERNANDES ("O Bonitão - da ALMA"), que ajudou alegremente e sem medida.
** AOS ALUNOS DA MANHÃ (Alex, Aglaís e Danilo do 2º E) que não mediram esforços e chamadas de atenção por parte de outras disciplinas, para trabalharem em prol do social da escola.
** AOS MEUS ALUNOS(AS) do coração - 2º C/tarde (Francisca, Pâmela, Luciano, Railda, Geiciane, Jessiane, Leila, Ermildo, Jean, Deyverson, Luciane, Flávia); do 2º D/tarde (Tamires, Noemy, Verônica, Francilene, Thayanã, Taiana, Jucimara, Valdicley; do 2º A/Tarde (Wellington, Assaf, Elidiane, Claudiney e outros); e demais: (Fênix do terceirão, pessoal da ETCA, do Armando Nogueira) que não tiveram medo e enfrentaram o trabalho. QUE POR AMOR CONSEGUIRAM O MÁXIMO: O VERDÃO = 14.000 pontos.
** Aos que valorizaram.
** Aos que criticaram, nos deram mais forças.
** Ao moço da Cantina pela ajuda nas pizzas quentes.
** E a todos que não sei o nome e que anonimamente ajudaram e que nos confortaram na necessidade, nos deram um abraço e aliviaram o peso do trabalho. Valeu!
** ÀS PEQUENAS E GRANDES AJUDAS, QUE SOMADAS TOTALIZARAM E TOTALIZAM O "AMOR DE DEUS EM NÓS" - Beijos e abraços da equipe: Lucinéa e alunos(as) organizadores.








Como ter segurança e poder nas relações com as pessoas

**** - COMO PERSUADIR TRABALHANDO EM HARMONIA COM A NATUREZA HUMANA:


Se quiser influenciar as pessoas você precisa aprender a trabalhar em harmonia com a natureza humana, e não trabalhar contra ela.

Diga a um homem que suas idéias são estúpidas e tanto mais as defenderá. Ridicularize sua posição e ele terá de defendê-la para manter as aparências. Ao se valer de ameaças ou táticas para intimidar, simplesmente você fecha sua mente para as idéias do outro sem se importar se essas idéias possam ser boas.

Um dos maiores desejos da natureza humana é a própria sobrevivência, que significa a sobrevivência tanto do corpo como do ego. Para nos protegermos de nós mesmos, devemos ser cautelosos com relação às idéias que aceitamos e colocamos em prática. Aprendemos a imunizar-nos contra toda idéia que consideramos como inimiga. Os amigos não costumam convercer-nos de suas idéias na base de marteladas, de tal modo que, para estar seguro, simplesmente fechamos os ouvidos às idéias que chegam disfarçadas de inimigas.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

MEU LOUVOR

Vamos todos
cantar alegres ao Senhor!
É o melhor que podemos fazer.
Gritem, louvem, aplaudam todos
ao som de instrumentos em festa:
Será um canto novo
que vamos cantar!

Senhor, sua palavra é verdadeira.
é bem feito tudo o que você faz.
Você gosta do que é certo,
seu amor está por toda parte.
Foi você quem fez os céus
com o sorriso das estrelas:
Fez o mar que é tão grande
e tão pequeno em suas mãos.
você manda e tudo existe!

Nós pensamos tantas coisas,
planejamos, discutimos,
mas no fim,
é seu Amor que vai fazendo
o que é Melhor para todos nós.

Veja na Bíblia o Salmo 33.

Mais fotos do sebinho 2007...

Mais fotos...




Nos encontrarmos ou nos encontrar?



[Imagem do Sebinho Luta Pela LEITURA/2007 do BCCCV em Escola Pública, no Acre]
[Alunas nota dez: Francisca, Railda e Noemy]


Nos encontrarmos ou nos encontrar?

As duas formas existem na Língua Portuguesa e estão corretas, mas é preciso atenção em sua utilização. A palavra encontrarmos é a forma conjugada do verbo encontrar na 1ª pessoa do plural do futuro do subjuntivo ou na 1ª pessoa do plural do infinitivo pessoal. Encontrar é a forma conjugada do verbo no infinitivo impessoal. 

O infinitivo pessoal deverá ser usado: sempre que há um sujeito definido, quando se quiser definir o sujeito, quando o sujeito da segunda oração for diferente e para indicar uma ação recíproca. 

Futuro do subjuntivo ou infinitivo pessoal: 
(Eu) encontrar 
(Tu) encontrares 
(Ele) encontrar 
(Nós) encontrarmos 
(Vós) encontrardes 
(Eles) encontrarem 

Exemplos: 
Quando nos encontrarmos amanhã, devolverei seu relógio. (Futuro do subjuntivo) 
Estou ansiosa para nos encontrarmos. (Infinitivo pessoal) 

O infinitivo impessoal deverá ser usado: quando não houver um sujeito definido, quando o verbo tiver regência de uma preposição, com sentido imperativo, quando o sujeito da segunda oração for igual, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…). 

Exemplos: 
Vamos nos encontrar amanhã? 
Precisamos de nos encontrar rapidamente. 

Em nos encontrar e nos encontrarmos o verbo encontrar está conjugado reflexivamente, com o pronome átono nos posicionado antes do verbo (próclise).

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Poesia em sala de aula - Gente que concretiza cineticamente - "H". Mourão.

NATAL

NATAL sem "L"
é a NATA do LIXO
da sociedade NATA
de riqueza e restos do dia-a-dia.
NATAL sem o "N" de trás pra frente
é a LATA da BARRIGA vazia do pobre
no dia-a-dia.
LATA VAZIA - NATAL SEM ALEGRIA! Luciano Alves - Grupo Brasileiros - 2º C tarde.
Parabéns e um VERDÃO para você. OK!

Poesia em sala de aula - Gente que concretiza cineticamente

NATAL
NATAL - NATA notável
NADA amável.
NATAL - LATA miserável
DOS RESTOS de comida
da mesa farta da NATA.
NADA É MUITO DO NATAL
DOS miseráveis
dos que não têm NADA
na noite no dia do NATAL LATA.

Railda Ferreira - Grupo dos Brasileiros - 2º C Tarde.
Parabéns! Aluna exemplar - Artista, escritora. VERDÃO para você. OK!

DEVER CUMPRIDO: O Primeiro Tribunal da Língua Pátria foi um sucesso!




CULTURA é essencialmente formação do julgamento, espírito crítico, apuro da sensibilidade, aptidão para uma compreensão universal, abertura de espírito, contato permanente e direto com o real. [Henry Baron].

O BCCCV - Batalhão de Cidadania e Civilidade contra a Violência com seus Soldados da Língua Pátria -  traz para as Escolas Públicas do Acre a CULTURA e O DIREITO para o Ensino Médio.




Educandas -  Advogadas dos Tribunais da Língua Pátria 1 e 2 - Pâmela Camargo e Francisca Pereira, mais ao fundo Railda e Elenir.


terça-feira, 20 de novembro de 2007

POESIA EM SALA DE AULA- Gente que concretiza cineticamente.

LATANATAL

ESCOLHER
PESSOAS
CAPACITADAS
SEM
inveja ARROGÂNCIA
DESGOSTO ASSIM
QUE NUNCA
HÁ DECEPÇÃO
LATAN ATAL UXO E FARTURA
AJUDAR TER AMOR benditas bocas do amor
malditas bebidas pobres e ricas
restos de comidas
Fartura NATAL LATA DA MISÉRIA DO NOSSO PAÍS JESSIANE - 2º C/tarde

POESIA EM SALA DE AULA - Gente que concretiza cineticamente

LATAN NATA NATAL

Natal é amor, é harmonia
Devia ser todo dia.
Natal sem o "L" é "NATA"
A sociedade da Alta
Que consome o melhor do "Dia".
Natal de trás para frente
Não é bom para a gente.
Tirando o "N" aparece a "LATA"
da fome, da Miséria do dia-a-dia.

Parabéns, aluno porreta! Ermildo Costa de Souza. 2º C Tarde - "H". Mourão.

Poesia em sala de aula - gente que concretiza cineticamente

Natal nata e Lata

N ã o NATAL Nobreza
A m o r menos E A m o r mais
DICO T O MIA M CONFOR T O
MISÉ R I A RIQUEZ A
NATA L ata vazia NATA L nata do luxo da classe alta
da miséria da sociedade


ALUNO: ERMILDO COSTA DE SOUZA - 2º C TARDE
PROFª.: LUCINÉA WERTZ

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Poesia em sala de aula foi premiada no JIRAU DE POESIAS no evento SEBINHO LUTA PELA LEITURA 2007

Poesia em sala de aula --- gente que concretiza cineticamente!
Parabéns, Ítalo Ranieri!

DISTRAÍDO
Tenho andado distraído.
Impaciente e indeciso
E ainda estou confuso
Só que agora é diferente:
Por que com você
estou tão tranquilo
e tão contente.

Eu sei que é difícil manter um coração aberto.
Quando até mesmo os amigos parecem te magoar


Mas se você puder curar um coração partido
Não viria o tempo te consolar
e quando o seu medo diminuir,
e quando as sobras ainda continuarem
Quando não houver mais ninguém para culpar
então não se incomode com as trevas
Eu sei que você pode me amar.



PARABÉNS! Ítalo Ranieri - NOTA DEZ ESTRELADO!

QUARTA GANHADORA DO JIRAU DE POESIAS no evento SEBINHO LUTA PELA LEITURA

Parabéns, professor Martinho!

VIDA POR ACASO

A tarde cai. Minh'alma é espelho;
reflete o tempo, que nunca se atrasa.
Nuvens tingidas de ocre, de vermelho,
na vastidão do céu, da cor de brasa.

A rubra tarde que morre me assemelho...
Também minha vida exangue se defasa,
e genuflexamente e de joelhos, sinto-me esmaecer, não tenho causa.
Aureolada de chamas amarelas, a tarde evola-se ao vento, com as velas
num último cintilar... na imensidão.
em mim também; na réstia que se apaga,
um imperceptível brilho se propaga:
É o crepúsculo de minha vida em vão.

POESIAS - JIRAU DO BCCCV

TERCEIRA GANHADORA DO JIRAU DE POESIAS do evento SEBINHO LUTA PELA LEITURA 2007


INCÓGNITA

Quem sou eu?
De onde nasci?...
Em que mundo
vou viver, vivo ou vivi?
Lá no infinito.
Aqui bem perto,
No alto da montanha
Ou no deserto.
Contudo, quem sou eu?
Matéria, espírito, ouça meu grito
e fale do passado meu.
Estes versos que fiz e você leu
Ecoa uma eterna mensagem
De onde vim? Quem sou eu?

PARABÉNS! WALTER FERREIRA DOS SANTOS/WALSAN

POESIAS - JIRAU DO BCCCV

SEGUNDA GANHADORA NO JIRAU DE POESIAS no evento 1º Sebinho LUTA pela Leitura 2007

OLÁ

Pense com tua cabeça
E lhe dê a tua sentença.
Não te degrades tanto...
Tenhas contigo clemência.
Limpe o teu pensamento.
Veja o certo, bem claro.
Não agonize tua alma...
Não te transformes num rato.
Fostes feito para a glória...
Viver alegre, sorriso franco,
ter um marco na história.
Todavia, desta maneira não!
Levante a cabeça, fite os Andes
E a coloque ao alcance de sua mão.

WALSAN/Walter Ferreira dos Santos

/\Na Escola precisamos viver alegres, sorriso franco e termos um marco na história!
VALEU O SEGUNDO LUGAR: Walter!

Poesia ganhadora do 1º Jirau de Poesias do evento Sebinho LUTA pela Leitura

QUERER

Como pode ter
Aquilo que deve
O homem ser?
E, continua sendo o ser ou não ser!...
Como não ser?
Se, ser é sempre a razão.
A razão de seu pão,
Que é muito gostoso
ao alcance da mão.
Então, seja muito!
tanto quanto
Ou mais, muito mais
Que a fome de seu pão.

Parabéns, pela Arte da palavra!

Lucinéa e alunos 2º c e D/tarde - "H". Mourão.

INFORMAÇÃO DOS GANHADORES DO JIRAU DE POESIAS do evento 1º SEBINHO LUTA PELA LEITURA 2007

Foi uma pena a falta de interesse dos alunos em geral e da maioria do pessoal da escola. As pessoas se esforçam para dar o melhor de si e muitos ignoram por maldade no osso. Eentretanto a maldade não contagia as pessoas de boa vontade e que têm Deus no coração. a Escola é uma família e deveria ser de melhor qualidade!
O JIRAU ACONTECEU E HOUVE A ESCOLHA DOS MELHORES:
---qUERER - DE wALSAN - 58 PONTOS
---Olá - de Walsan - 56 votos
---Incógnita - de Walsan - 53 votos

== Vida por acaso - de Martinho - 52 votos

** Distraído - de Ítalo - 35 votos.


QUERER é só PODER!;;;:88888######

sábado, 17 de novembro de 2007

Fotos da programação cultural do 1º Sebinho Luta Pela Leitura 2007






Nota de Agradecimento: Aos queridos alunos(as) que me ajudaram no Sebinho: beijos e beijos e beijos cheios de amor!

LEITURA prazerosa e estimulante: Primeiro Sebinho Luta Pela Leitura 2007 do BCCCV - Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra a Violência

DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO 1º SEBINHO LUTA PELA LEITURA, EM ESCOLAS PÚBLICAS:
Breve comentário:
A Leitura é procedimento básico indispensável à aprendizagem, em todas as disciplinas e níveis de escolaridade. Entretanto, o interesse do aluno em leituras e em aulas – como frequentemente se observa – tem sido precário. Tendo isto em vista que Lucinéa Wertz e Tadeu Silva criaram o 1º Sebinho LUTA pela Leitura para estimular, incentivar a participação dinamizada dos alunos em salas de aulas ou espaços diversos da escola ou no PRÓPRIO SEBINHO (construído na escola), facilitando a compreensão e a fixação do conhecimento, diversificando as atividades de ensino e aprendizagem.
O SEBINHO terá espaço fixo na escola, com Programação Cultural anual e uma ou duas vezes por mês realizar-se-ão as Oficinas de Leitura e as Dinâmicas de Leitura em toda a escola.

A Leitura não está só nos textos escritos, mas nas telas interpretadas, num filme assistido, analisado e interpretado; nas várias formas de cultura constantemente contextualizadas.
O 1º Sebinho LUTA pela Leitura com suas dinâmicas e oficinas de leitura e Programação anual aplicam-se a todas as disciplinas para os 2º e 3º graus e a qualquer número de alunos (jovens e adolescentes).
Atenderá a uma necessidade de todo professor no sentido de criar condições de maior motivação e interesse dos alunos pela Leitura prazerosa e estimulante.