sábado, 24 de janeiro de 2009

O BCCCV informa: PECADÃO DA LÍNGUA.


///>>> ???? MIM => não faz COISA ALGUMA, isto é: NADA.

---> Por isso, CUiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiidADO!


  • Para mim fazer...

  • Não deu para mim estudar ...

  • Para mim beijar...

  • Para mim namorar...

  • Para mim comer...

  • Não deu para mim ir ...

  • Não dá para mim abrir o portão...

  • Não dá para mim deixar passar na porta...

  • Para mim chupar...

  • Para mim passar no vestibular...

//>> Realmente, MIM não passa em vestibular, não chupa, não come, não beija, não estuda, não abre portão, não digita, não namora...



  • MIM -> Pronome pessoal do caso OBLÍQUO -> não é SUJEITO, não tem ligação com o verbo no infinitivo, ou melhor, NÃO É conjugado como os pronomes pessoais do CASO RETO (eu, tu, ele, nós, vós, eles).

  • ANTES DE VERBO ( MIM É, MIM VAI, mim comprou) . Isso é um pecadão -> uma excrescência linguística.

  • O CERTO SERIA: Para eu fazer....

  • Para eu chupar...

  • Para eu namorar...

  • Não deu para eu estudar...

  • Etc.

===> ASSIM, caro estudante e profissional ->>> cantemos a música da cachaça para lembrarmos do uso correto do pronome oblíquo MIM.


-> Só lembrando: Se você pensa que cachaça é agua,


cachaça não é água não,


cachaça vem do alambique


e água vem do ribeirão... (e, por aí segue).


*** PARÓDIA DO MIM E DO EU:


I - (BIS): Se você pensa que o MIM é sujeito.


O MIM, não é sujeito, não!


O MIM, nada faz...


Com o infinitivo não tem ligação.


II- Mas, se você quiser insistir:


Para MIM fazer, para MIM ensinar.


Cuidado que o '"EU'" vai te pegar:


Na prova de vestibular.


III- Na interrupção com vírgula:


Para MIM, pode aparecer...


Depois da Preposição:


Cuidado com a exceção!


IV- O "MIM FAZER" VIROU DOENÇA.


Infestou a população.


Se não queres ser mais um:


Use o "EU" como OPÇÃO.


(Grifo/meu/2006).


REGRAS BÁSICAS e inesquecíveis:


EMPREGO DO EU e do MIM:



  1. MIM: = Pronome pessoal do caso oblíquo = Complemento e objeto.


a) Final de frases.


b)- Interrupção por vírgula.


c)- Depois de preposição (ver tabela e exceção).


d)- OBS.: Não pode ser USADO antes de verbo no infinitivo (ver sujeito).


Exs.: a)- Este sorvete é para mim? Esta maçã é para mim.


b)- Estas flores são para mim, mamãe?


c)- Não vá sem mim ao clube.



2. EU = Pronome pessoal do caso Reto = Sujeito.

a)- Antes do verbo no infinitivo (v. também conjugação).


Exs.: a)- Este livro é para eu ler.


b)- Esta laranja é para eu chupar.


c)- Para eu subir esta escada, só me falta coragem.


Nenhum comentário: