quinta-feira, 29 de maio de 2008

BCCCV- informa OS GARIS'NAT já existem: São jovens estudantes da escola "H." Mourão = Escola Heloísa Mourão Marques - em Rio branco - BRASIL.


---->>>Façamos uma grande corrente em prol do PLANETA EM HARMONIA!

---->>> Não podemos pensar em "Meio Ambiente" só na Semana do Meio Ambiente. Necessita-se de campanhas períodicas: chamativas, clamativas e educativas.

___> VISTA A CAMISA: "GARIS'NAT" = Garis da Natureza!


  • Varramos todo malefício => produzido na Natureza!

  • Varramos toda vontade ==> de jogar lixo nos rios, nas ruas, nos parques. Lugar de lixo é na lixeira!

  • VARRAMOS toda vontade ==> de cortar árvores, sem sustentabilidade!

  • Varramos o desleixo com o Planeta Terra.

  • Queremos Terra VIVA! ÁGUA LIMPA!

OBS.: Sábado - dia 31/05/08 - A partir das 8:00 horas - haverá reunião do BCCCV e para quem estiver interessado. Assunto: Traçar metas para se cuidar "BEM " ===> do nosso, do teu ==> Planeta TERra.

REGINA - do 2º ANO B- turno da tarde - da Escola "H". Mourão, DECIFROU, ENTÃO GANHOU UM LIVRO DE LITERATURA.

---->> Parabéns Regina - és uma aluna aplicada e interessada! Assim, serás uma grande profissional. Legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!*

_____?>>>?RESPOSTA: Em um dia de verão, estava na praia, observando duas crianças brincando na areia. Elas trabalhavam muito construindo um castelo de areia, com torres, passarelas e passagens internas. Quando estavam quase acabando, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo a um monte de areia e espuma.
------>Achei que, depois de tanto esforço e cuidado, as crianças cairiam no choro, mas correram para a praia, fugindo da água, rindo de mãos dadas e começaram a construir outro castelo. Compreendi que havia aprendido uma grande lição; gastamos muito tempo da nossa vida construindo alguma coisa e mais cedo ou mais tarde, uma onda poderá vir e destruir tudo o que levamos tanto tempo para construir. Mas quando isso acontecer somente aquele que tem as mãos de alguém para segurar, será capaz de sorrir! Só o que permanece é a amizade, o amor e carinho. O resto é feito areia.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

NA Língua Pátria: AGRADECEMOS AO SENHOR!

------*Obrigada, Senhor! Pela vida que nos deste à tua imagem e semelhança. Pelas mãos que trabalham e colhem o pão nosso de cada dia.
------*Obrigada, Senhor, pelo céu azul, pelo sol que brilha e amadurece os frutos e as searas douradas, pelas flores da primavera, pelos pássaros que gorjeiam, pela chuva que cai e fecunda a terra, por tudo o que criaste para o nosso bem.
------*Obrigada pelas alegrias, tristezas, entusiasmos e amarguras.
------*Obrigada pela paz do coração e pelo sorriso da criança.
------*Obrigada pelo teu Amor e por despertares em nós o desejo de sermos bons e caminhar com retidão na tua Luz.
-----*Obrigada por existirmos para bendizer o teu Nome, procurando levar a todos os irmãos a tua Palavra, que é Vida.

SILÊNCIO.

------>A arte de dar amor é semelhante à arte de receber amor. Muitas vezes, nosso julgamento sobre a felicidade alheia é responsável por nossa infelicidade.
------>Um casal idoso tomava café no dia de sua "bodas de ouro". A mulher passou manteiga na casca de pão e deu para seu marido, ficando com o miolo.
------>Pensou ela: "Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais meu marido e, por 50 anos, lhe dei sempre o miolo. Hoje quis satisfazer o meu desejo".
------>Para sua imediata surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse: "Muitíssimo obrigado por este presente, meu amor.Durante 50 anos sempre quis comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, eu jamais ousei pedir".
(Autor desconhecido).

O BCCCV apresenta: a MINISTRA DA SAÚDE (1): Pâmela França da Silva C/C Ermildo Costa Souza - do TERCEIRO "B" - turno da tarde.




----->>>O Ministério da Saúde (1): Cuida das doenças em geral: Obesidades, Diabetes, Hepatites, Problemas Dentários, Doenças Viróticas e Emergentes, Doenças Cardíacas.




MISSÃO DA MINISTRA E DO ASSESSOR:




  • Alertar, conscientizar através de cartazes e buscando especialidades médicas e dentárias para o controle, a prevenção e a proteção da saúde dos cidadãos estudantes e operadores de educação, em escolas públicas.


  • Dar condições de Igualdade e Respeito para os obesos(as): trabalhando o Psique, a auto-estima de todos envolvidos .


  • Criar aulas dinamizadas sobre cuidados com o corpo (para pais e filhos).


  • Montar o MINI HOSPITAL de atendimento VAP-VUPT: HVV.


  • Montar o Cantinho NuTRE DeZ (com aulas de nutrição e brincadeiras de auto-estima alimentar).


  • Fazer o gráfico conscientizador: O MUNDO SOCIAL/ALIMENTAR DOS ALUNOS E DOS BRASILEIROS EM GERAL.


  • Pesquisar e entregar para toda a Comunidade Escolar a CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE.

terça-feira, 27 de maio de 2008

O BCCCV apresenta: o MINISTRO DA EDUCAÇÃO (Ala masculina) - Danilo da Silva Daniel - do Terceiro ano "A" - turno da tarde.

(Danilo Daniel = é o que se encontra no meio. Advogado de defesa no Tribunal da Língua Pátria/2007).

----->>> Sua missão é:


  • Trabalhar com a Ministra da Educação (ala feminina) os itens do organograma de trabalho do Ministério da Educação da Escola Heloísa Mourão Marques.

O BCCCV apresenta: a MINISTRA DA EDUCAÇÃO (Ala feminina) - da ESCOLA HELOÍSA MOURÃO MARQUES - TERCEIRÃO "A" - Turno da tarde: Inayane Melo Lima.





  • ---->>>SUA missão é:








  1. Agilizar o cumprimento de metas de cidadania e civilidade por parte dos Soldados da Língua Pátria. (c/c Presidente Jovem do BCCCV.)




  2. Cobrar a aplicação dos métodos próprios para a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral do estudante/cidadão.




  3. Verificar a pedagogia, a didática do ensino:


- Se a contextualização está a contento.



- Como está o desenvolvimento resultante deste processo.



- Como está a qualificação dos professores.



- Como está a parte física da escola e o bem-estar de todos os alunos, educacionalmente.



4. Cobrar uma Escola Sustentável e Social.



5. Interagir e fiscalizar os outros Ministérios, os assuntos e valores que serão expostos e trabalhados nos diversos eventos do BCCCV.



6. Organizar com os outros Ministérios os Projetos que cabe a cada um. Supervisionar.



7. Organizar o Cantinho do Saber: Campeonatos de Pega-moscão, dos caxangás = referentes a todas as disciplinas, isto é, perguntas e respostas estudadas anteriormente.



8. Organizar com a ciência da direção e coordenação: Cartazes educativos, chamativos e clamativos sobre assuntos polêmicos das escola. Exs.: Não-violência nas escolas! Leitura com responsabilidade e amor! Namorar é gostoso, mas em casa! "Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei"! Alegria, Respeito, Cidadania, Civilidade, Paz etc.: são palavras chaves para outras frases.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

O BCCCV apresenta: a Presidente jovem/2008 e Ministra da Comunicação: FRANCISCA PEREIRA - do Terceiro Ano "B" - Turno da tarde.


---->>>Sua missão é agilizar ações de cidadania e civilidade entre os jovens da escola, principalmente os Soldados da Língua Pátria.

---->>>Promover reuniões quinzenais para tratar assuntos dos 22 ministérios e colocar em prática os Projetos e idéias de cada Ministro.

---->>>Promover a paz, a alegria, a descência, a união, a amizade, a cordialidade, o amor pelos estudos entre os Soldados da Língua Pátria e demais estudantes da escola.

---->>>Fiscalizar o cumprimento de Metas de cidadania e civilidade dos demais membros do BCCCV - (Soldados, Fiscais, Conselheiros, Tesoureiros, Secretárias, Ministros).

---->>>Fiscalizar c/c Ministério de Educação as ações de Educação Social e Sustentável na escola. E, demais (ver organograma de trabalho).

domingo, 25 de maio de 2008

O BCCCV apresenta: a MINISTRA DO MEIO AMBIENTE DA ESCOLA HELOÍSA MOURÃO MARQUES - RAILDA FERREIRA do terceirão "A" - turno da tarde.


----->>>>Sua missão: Cuidar do meio ambiente da escola e fazer a interatividade com os demais colegas e professores na montagem do Projeto: "GARISNAT", ou seja, Garis da Natureza: Cuidando, amando e ensinando como usar sustentavelmente a natureza.

---->>> Nossa Ministra do Meio ambiente manda seu recado:

*****PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES:



  • MATAS CILIARES: São aquelas que crescem junto aos rios, córregos, lagos e nascentes, protegendo suas marges contra a erosão. Elas são consideradas áreas de preservação permanente.


  • As matas ciliares facilitam a infiltração de água no solo, funcionando como um "filtro", diminuindo o risco de contamicação das águas por resíduos químicos ou orgânicos.


  • A preservação das matas ciliares evita o assoreamento do leito dos cursos d'água, contribuindo para reduzir a ocorrência das enchentes, e garante a perenização das nascentes. Além disso, proporciona:



  1. Produção de flores e frutos, garantindo alimento e abrigo para pássaros, peixes e animais silvestres.


  2. Estabilização da temperatura das águas.


  3. Melhoria da produtividade agrícola, através do aumento da polinização das plantas e do controle de pragas, através da ação dos inimigos naturais.



  • A proteção e recuperação das matas ciliares é realizada através do fechamento da área ao redor das nascentes e ao longo dos cursos d'àgua, do plantio de árvores nativas e evitando-se o corte ou queimada da vegetação ali existente e assim, com o tempo, a mata ciliar será recomposta.


  • As matas ciliares são protegidas pelo Código Florestal (Lei nº 4.771, de 15/09/65) e pela Lei Florestal de Minas Gerais (Lei nº 10.561, de 27/12/91), sendo consideradas áreas de preservação permanente:



  1. A faixa marginal mínima de 30m para córregos ou rios com até 10m de largura.


  2. Nas nascentes, ainda que intermitentes, e "olhos d'água", um raio mínimo de 50m.

(Pesquisa do Ministério do Meio Ambiente da Escola Heloísa Mourão Marques - "Os GarisNat" ).

terça-feira, 20 de maio de 2008

CURIOSIDADES:


-------------->>>???O que é o big-bang?<<<<<<<<---------?




$$$$>>>>>A maior parte dos cosmólogos acredita que o universo surgiu de um ponto muito pequeno, muito quente, muito denso (singularidade) que explodiu, dando origem ao espaço tempo, há mais ou menos 15 bilhões de anos. Logo em seguida, o universo foi se resfriando e se tornou transparente - aproximadamente com 300 mil anos de existência - devido à criação de fótons. Essa é a idéia do big-bang (grande explosão).


******>>>>Com frequência, os leigos consideram o big-bang como tendo origem num ponto central situado em qualquer parte do universo. Essa representação só tem sentido se o espaço existisse antes do big-bang. Com efeito, o espaço foi criado ao mesmo tempo em que o big-bang e, logo depois da explosão primordial, o cosmo continuou sendo criado. Não existe vazio entre as galáxias.

ORTOGRAFIA: ERROS e ERROS...!

AS PLACAS DE LOJAS E DIVERSOS ESTABELECIMENTOS DE DIVERSAS CIDADES DO BRASIL, DEMONSTRAM O DESLEIXO COM A LÍNGUA PORTUGUESA, ou seja, COM A LÍNGUA PÁTRIA!


BEM-VINDO: Saudação. Adjetivo, escreve-se com hífen. Significa CHEGADA FELIZ.



CONSCIÊNCIA: Substantivo feminino. Paroxítona determinada em ditongo. Atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua própria realidade. ANTES DO PRIMEIRO "C" vem um "S".
Conciencia sem "S" e sem acento não é CONSCIÊNCIA!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

PENSAMENTOS SEM GRAÇA!

  • O direito do anzol é ser torto.
  • Quem não muda de caminho é trem.
  • Em baile de cobra, sapo não dança.
  • A primeira ilusão do homem é a chupeta.
  • Sapo não pula por gosto, mas por precisão.
  • A filosofia é a ciência com a qual, sem a qual, tudo fica tal e qual.
  • Remédio caro sempre faz bem; se não ao doente, ao menos ao farmacêutico.
  • Cada macaco no seu galho, cada gorila no seu tronco, cada mico no seu raminho...
  • As pessoas nunca mentem tanto como depois de uma caçada, durante uma guerra e antes de uma eleição.

domingo, 18 de maio de 2008

SAUDADES DO ALUNO QUE SE FOI... é uma lástima: Mudou de escola. Alexsandro Moraes.


Uma bela mensagem ele deixou sobre: O LUXO E O LIXO.




------->>>> A sociedade está em risco, entretanto podemos mudar esta situação. O LUXO e o LIXO é uma das muitas coisas que existe no mundo. O LUXO simboliza os donos do poder e o LIXO simboliza o povo = proletariado = a massa.

____>>>>O luxo e o lixo são problemas da população no mundo e, principalmente no Brasil.

------>>>>O luxo é todos os governantes que enganam, que roubam. É o capitalismo selvagem. Por isso, existe a desigualdade, a mentira, a pobreza, a fome, a miséria e a morte. Já, o lixo é o povo, o trabalhador explorado, maltratado, pobre, o segunda classe = o proletariado; a massa que sofre, que é exprimida a todo instante pelo poder capitalista.

------>>>>Para que isto mude, necessita-se da ajuda de todos. Pode se dizer que existe no meio de tudo a Fé, que sempre rompe barreiras através da história e transforma comportamentos na busca da igualdade, do amor, da felicidade, enfim de uma vida melhor.

----->>>>O lixo pode ser reciclado na natureza e na alma de cada um e assim mudar o mundo.

----->>>>O luxo pode ser transformado e dividido nas boas maneiras de viver com honestidade, com justiça e com igualdade de todos para todos.

----->>>>É notório que "LUXO e LIXO" andam juntos numa sociedade corrompida, sem amor, sem igualdade, sem justiça. Se é "LIXO" quando se deixa de amar para crescer nas costas dos outros; quando se rouba, quando se fofoca de tudo e todos. Se é "LIXO guardado" quando se tem o coração negro de rancor e perseguição aos menos favorecidos pelo poder. Se é "LIXO-LUXO" quando não se quer mudar as coisas mal realizadas em prol da sociedade, aí então, o "LIXO LUXO" permanecerá entranhado no cerne do HOMEM, que tudo pode e deve modificar para o bem viver.

----->>>>Assim, é imprescindível a transformação de cada um para que a sociedade se torne sustentável no "LIXO" e no "LUXO", transformando o ruim em melhor nos corações dos seres humanos.

(De: Alexsandro Moraes em 2007- Escola pública "H." Mourão)

sábado, 17 de maio de 2008

TRIBUNAIS DA LÍNGUA PÁTRIA 1 e 2 do BCCCV - Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra a Violência.

SEMANA DA COMUNICAÇÃO: LEITURA PRAZEROSA EM ESCOLAS PÚBLICAS

ALÔ! Soldados da Língua Pátria - VAMOS RECORDAR O  QUE FOI BOM:

Educandos da Escola Heloísa Mourão Marques aprendem conteúdo de uma maneira diferente, dinamizando as aulas de Língua Portuguesa, mais conhecida como Língua Pátria, pela professora Lucinéa Wertz e seus alunos, SOLDADOS DA LÍNGUA PÁTRIA.

Nestes TRIBUNAIS DE LÍNGUA PÁTRIA desenvolveu-se os conteúdos: HOMOSSEXUALISMO e PEDOFILIA, com toda criminalização em torno destes temas. Tratou-se de maneira agradável a aprendizagem, buscando as COMPETÊNCIAS [Habilidade + Conhecimento + Atitude]. Os demais educandos sempre atentos aos conteúdos passados de maneira descontraída, fácil e SEM FRONTEIRAS, OU SEJA, FORA DA COSTUMEIRA SALA DE AULA.

Os Educandos de Ensino Médio, pela primeira vez, se vestiram de advogados, juízes, promotores, jurados, policiais e mostraram para que vieram no mundo: SER PESSOAS DE DIREITOS E DEVERES, SEMPRE COM SUAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS.

O EDUCANDO, ALEXSANDRO CAVALCANTI, NESTE ATO, ADVOGADO DA BANCA ADVOCATÍCIA DO TRIBUNAL DA LÍNGUA PÁTRIA, JUNTAMENTE COM A EDUCANDA, LEILA, NESTE ATO, JUÍZA DOS DOIS TRIBUNAIS, COMEMORANDO TODA A APRENDIZAGEM E A BELEZA DA APRESENTAÇÃO. GANHARAM 40.000 PELO BCCCV - Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra a Violência. Parabéns a todos. Nota 10 com cinco estrelas! 

Nos Tribunais da Língua Pátria os alunos fizeram a intelecção, o Letramento e socializaram os textos: Homossexualismo (doenças e crimes). Masturbação (tabu, doenças e crimes). Vejamos a alegria e o desempenho dos participantes [educandos ou não - da professora Lucinéa Wertz].

sexta-feira, 16 de maio de 2008

DICAS PARA O PRIMEIRO EMPREGO:

---->>>>? Há quem diga que, em relação a emprego, o difícil é começar. Acho que não é tão difícil assim como se prega. O mais importante é preparar-se com bons cursos, palestras, leituras (na área em que se quer atuar) e criar uma super rede de contatos. Use os amigos de seus pais, os familiares e seus próprios amigos. Mantenha contato com pessoas bem-sucedidas, pessoas que venceram. Fuja daquelas que só sabem criticar e reclamar.
---->>>>Existem quatro maneiras para se ingressar no mercado de trabalho, por sinal bem eficazes:
  1. Procurar um trabalho no comércio. A maioria das pessoas começaram assim.
  2. Trabalhar com um amigo ou parente. É a maneira mais fácil de iniciar. No entanto, corre-se o risco de ser influenciado a continuar nessa área de trabalho, mesmo que inicialmente não tenha sido a escolha prioritária.
  3. Fazer estágio, caso você esteja no nível técnico ou universitário.
  4. Trabalhar numa ONG, como voluntário ou com remuneração.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

É BOM SABER!

---->>> Você sabia que a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO foi redigida por La Fayette e adotada no dia 26 de agosto de 1789, durante a Revolução Francesa? Baseados nessa Declaração, Moacyr Scliar criou Os Direitos dos Pais.

--->>>> Será que os filhos tolhem a liberdade e o direito dos pais? Estarão os filhos exigindo demais?

------->>>>>>>>>>>>>>>OS DIREITOS DOS PAIS<<<<<<--------------------
A Declaração dos Direitos Humanos, representou uma medida importante na emancipação dos seres humanos de milenares formas de opressão.
Importante, mas incompleta: Faltou um capítulo destinado àqueles que são os mais oprimidos dos pais. Precisamos de uma Declaração Universal dos Direitos dos Pais.
  • ARTIGO PRIMEIRO: Todo pai tem direito a uma hora a mais de sono no domingo, não importando que o filho queira fazer piquenique, passear no parque ou sei lá onde ou mesmo fugir de casa.
  • ARTIGO SEGUNDO: Todo pai tem o direito de não saber andar de skate. Se, mesmo assim, for obrigado a utilizar este espantoso veículo - para evitar a ameaça de desmoralização -, tem o direito de levar um tombo e de gemer à vontade.
  • ARTIGO TERCEIRO: Todo pai, ao ver seu salário comido pela inflação, tem o direito de:

a)- Considerar Disneyworld território hostil, ao qual não irá de jeito nenhum.

b)- Retirar aluguéis de filmes, compras de tênis de marcas, celulares, todos da categoria dos artigos de primeira necessidade.

  • ARTIGO QUARTO: Todo pai e toda mãe têm o direito de ignorar quais são os afluentes do Amazonas (ao menos os da margem esquerda) evitando desta forma, colaborar com o filho que, domingo à meia-noite, descobre que não fez o tema para a segunda-feira e quer ajuda.
  • ARTIGO QUINTO: Toda mãe tem o direito de se recusar a ver A Hora do Pesadelo, seja o nº 1, 2, 3 ou 4 , ou, sendo obrigada a ver tais filmes, de gritar à vontade.
  • ARTIGO SEXTO: Todo pai tem o direito de assistir ao noticiário na TV, mesmo que em outro canal esteja passando o mais sensacional desenho animado ou o melhor filme de aventuras ou ação.
  • ARTIGO SÉTIMO: Todo pai e toda mãe têm o direito de exigir uma redução no volume do som, quando este ultrapassar novecentos decibéis ou quando as vidraças começarem a se partir.
  • ARTIGO OITAVO: Toda mãe tem o direito de se recusar a juntar as roupas que os filhos atiram no chão, pois o lema: - "Vivemos numa comunidade!" Onde todos são colaboradores e responsáveis pelos seus pertences.
  • ARTIGO NONO: Toda mãe tem o direito a exigir a posição aproximada, em termos de latitude e longitude, ao filho ou filha que passa três dias sem aparecer em casa.
  • ARTIGO DÉCIMO: Todo pai e toda mãe têm o direito à ansiedade, à preocupação, ao júbilo e à ternura; vale dizer, todo pai e toda mãe têm direito aos filhos. Se não, como teriam direito aos direitos?

(DADOS SOBRE O AUTOR: Moacyr Jaime Scliar nasceu em 1937, em Porto Alegre. É médico e escreve contos, crônicas, novelas e romances. Dentre seus livros destacam-se: O Carnaval dos Animais, A Guerra no Bom Fim, O ciclo das Águas, Doutor Miragem, O Centauro no Jardim, Cavalos e Obeliscos, A Orelha de Van Gogh. Tem artigos, contos e crônicas publicados em diversos órgãos da imprensa).

terça-feira, 13 de maio de 2008

Olá! Soldados da Língua Pátria: SIMULADÃO VIRTUAL DA INTELIGÊNCIA - NA JOGADA!

---->>> DÚVIDA CRUEL! Coloco vírgula ou não????????????????
  • Numa enumeração, devemos separar os elementos que a compõem, utilizando vírgulas.
  • Coloque as vírgulas necessárias e mande para luluwertz@gmail.com
  1. Paulo José era alto inteligente expansivo alegre e estudioso.
  2. Ele me mostrou seu material: tênis calções bola de futebol camisetas e raquetes.
  3. Hoje falamos de leituras de músicas de poemas e de teatro.
  4. Gosto muito da Mônica do Cebolinha da Mafalda do Donald do Tibica.
  • Empregue uma vírgula para separar a palavra que usamos para chamar alguém:
  1. Pessoal hoje vamos passear.
  2. Saia daí Paulo!
  3. Prestem atenção meninas o assunto é sério.
  4. Pai preciso de dinheiro.
  5. Que é isso companheiro?
  6. "Meu genro vim com minha filha..."

segunda-feira, 12 de maio de 2008

COMPLEMENTANDO O ESTUDO DA LÍNGUA:

????????>>>>SIMULADÃO VIRTUAL DA INTELIGÊNCIA<<<

--->>Questão 1:

  • Copie no seu caderno de Língua Pátria as palavras abaixo e passe-as para o plural.
  • Verifique se todas conservarão o acento.
  • Explique cada acento recebido.
  • Mande a resposta para: luluwertz@gmail.com.br
  1. Ágil.
  2. Fácil.
  3. Útil.
  4. Consciência.
  5. Amável.
  6. Mártir.
  7. Abundância.
  8. Experiência.
  9. Dólar.
  10. Possível.
  11. Bênção.
  12. Ginásio.
  13. Difícil.
  14. Visível.
  15. Colégio.
  16. Órfão.

--->>QUESTÃO 2.

As formas verbais oxítonas terminadas em A, E, O seguidas de LO são acentuadas. Tipo: virar + o = virá-lo. Faça a transformação:

  • Amar + o =
  • Entender + o =
  • Jogar + o=
  • Ensinar + o =
  • Esperar + o =
  • Proteger + o =
  • Dividir + o =
  • Envolver + o =
  • Partir + o =
  • Ferir + o =
  • Abraçar + o =
  • Ouvir + o =

sexta-feira, 9 de maio de 2008

PRATELEIRA: É gostoso ler!

"Ler passou a ser para mim não um remédio para todos os males, mas para muitos dos que me atormentavam. E adquiri a certeza desta verdade que vovô sempre ensinava. O mundo estava escrito por aí. Para ler o mundo, porém, era necessário antes ir treinando nos livros".
  • Prezado aluno(a): Se você não é muito assíduo à leitura - comece pelos mais fáceis. OK!
  • --->>>SUGESTÕES: A Grande Fuga - Sylvio Pereira.
  • --->>>Deus me Livre - Luiz Puntel.
  • --->>>Dias Verdes - Dinora do Valle.
  • --->>>Esta Terra Tinha Dono - Benedito Prezia e Eduardo Hoonaert.
  • --->>>O Menino e Jegue - Arístides Fraga Lima.
  • --->>>Robinson Crusoé - Adaptado por Werner Zotz.
  • --->>>Tonico - José Rezende Filho.
  • --->>>O Tio que Flutuava - Moacyr Scliar.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Estudando para o vestibular:

---->>>"Prefiro" gato "a" cachorro.

Não vamos comentar a preferência, mas sim, a regência do verbo preferir que deve ser empregado com a preposição a (quem prefere, prefere alguma coisa a outra ou prefere alguém a outra pessoa).
Ex.: Prefiro vinho a cerveja.
Prefiro sair a ficar em casa.
Evite a expressão: "Prefiro isso do que aquilo", pois ela não está de acordo com a norma culta.

domingo, 4 de maio de 2008

Cuidado! -->> Com: "POSSO MASCAR UM CHICLETES"?




---->>> O CORRETO É: UM CHICLETE, um clipe, um drope...




  • Existe a variante: chiclé: um chiclé, dois chiclés...


  • OBS.: Clip - palavra originária do inglês, já aportuguesada para CLIPE. O plural é CLIPES.


  • Ex.: Por favor, empreste-me o clipe!


  • Por favor, empreste-me os clipes!

FALANDO E ESCREVENDO SEM ERROS - Preparação para o Vestibular.

----->>>EVITAR NAS REDAÇÕES!<<<------
***<>***
Prezado aluno(a), muitas expressões já cansaram os leitores e ouvintes por variadas causas: por serem chavões, porque nada expressam, por serem antigas, de mau gosto...
Aí vai uma pequena relação desses casos, indicando-se, na coluna da direita, uma opção entre outras possíveis.
Linguagem coloquial: -------------Linguagem Culta:
Expressão Relaxada: ----------- OPÇÃO possível:
  1. Alto e bom som. --------------------- 1. Claramente.
  2. Aparar as arestas. -------------------2. Eliminar dificuldades.
  3. Dar a volta por cima. -----------------3. Recuperar-se.
  4. Deixar a desejar. -------------------- 4. Não convencer.
  5. Em nível de. -------------------------5. (Expressão desnecessária).
  6. Dizer cobras e lagartos. -------------- 6. Ofender.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

COMO ESTUDAR EM CASA (Continuação):


------>>>>?NO DIA DA PROVA:<<<<----


  1. Observe se você possui todo o material necessário para a prova. A falta de qualquer material poderá prejudicá-lo.

  2. Primeiramente, leia toda a prova. Calcule, através da dificuldade das questões, o tempo necessário para resolvê-las.

  3. Comece resolvendo as questões mais fáceis, depois as mais difíceis. Isso lhe dará mais confiança para resolvê-las.

  4. Não se apresse para entregar a prova, mesmo que todos os seus colegas já tenham terminado. O que importa é fazer uma boa prova e não realizá-la em menos tempo.

  5. Utilize alguns minutos para uma leitura geral da prova antes de entregá-la.

  6. Preste muita atenção no que está sendo pedido em cada questão, pois, não entendendo o enunciado, você poderá responder de forma errada. Responda uma questão de cada vez.

  7. Responda apenas o que foi pedido. Não adianta querer "enrolar" o professor escrevendo mais que o necessário. Assim você só dará margem ao aumento de erros nas questões.

  8. Não deixe nenhuma questão sem resposta. Muitos professores consideram o esforço do aluno em tentar resolver as questões.