domingo, 25 de maio de 2008

O BCCCV apresenta: a MINISTRA DO MEIO AMBIENTE DA ESCOLA HELOÍSA MOURÃO MARQUES - RAILDA FERREIRA do terceirão "A" - turno da tarde.


----->>>>Sua missão: Cuidar do meio ambiente da escola e fazer a interatividade com os demais colegas e professores na montagem do Projeto: "GARISNAT", ou seja, Garis da Natureza: Cuidando, amando e ensinando como usar sustentavelmente a natureza.

---->>> Nossa Ministra do Meio ambiente manda seu recado:

*****PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES:



  • MATAS CILIARES: São aquelas que crescem junto aos rios, córregos, lagos e nascentes, protegendo suas marges contra a erosão. Elas são consideradas áreas de preservação permanente.


  • As matas ciliares facilitam a infiltração de água no solo, funcionando como um "filtro", diminuindo o risco de contamicação das águas por resíduos químicos ou orgânicos.


  • A preservação das matas ciliares evita o assoreamento do leito dos cursos d'água, contribuindo para reduzir a ocorrência das enchentes, e garante a perenização das nascentes. Além disso, proporciona:



  1. Produção de flores e frutos, garantindo alimento e abrigo para pássaros, peixes e animais silvestres.


  2. Estabilização da temperatura das águas.


  3. Melhoria da produtividade agrícola, através do aumento da polinização das plantas e do controle de pragas, através da ação dos inimigos naturais.



  • A proteção e recuperação das matas ciliares é realizada através do fechamento da área ao redor das nascentes e ao longo dos cursos d'àgua, do plantio de árvores nativas e evitando-se o corte ou queimada da vegetação ali existente e assim, com o tempo, a mata ciliar será recomposta.


  • As matas ciliares são protegidas pelo Código Florestal (Lei nº 4.771, de 15/09/65) e pela Lei Florestal de Minas Gerais (Lei nº 10.561, de 27/12/91), sendo consideradas áreas de preservação permanente:



  1. A faixa marginal mínima de 30m para córregos ou rios com até 10m de largura.


  2. Nas nascentes, ainda que intermitentes, e "olhos d'água", um raio mínimo de 50m.

(Pesquisa do Ministério do Meio Ambiente da Escola Heloísa Mourão Marques - "Os GarisNat" ).

Nenhum comentário: