sábado, 7 de junho de 2008

ALUNOS PERGUNTARAM - Vestibulinho responde:

----->>>>Em alguns livros encontramos sobre - PRÉ-MODERNISMO:
*Características literárias: "Esse período é uma transição para o Modernismo e não possui os traços de uma escola literária. Vemos o início de tendências e temas que se firmam no Modernismo".

----->>>>Já, em outro:
*Características: "Apesar de o Pré-Modernismo não constituir uma "escola literária", por apresentar individualidades muito fortes, com estilos às vezes antagônicos - como é o caso, por exemplo, de Euclides da Cunha e de Lima Barreto -, podemos perceber alguns pontos comuns às principais obras desse período:
  • Ruptura com o passado, com o academicismo: Apesar de algumas posturas que podem ser consideradas conservadoras, há esse caráter inovador em determinadas obras. A linguagem de Augusto dos Anjos, por exemplo, ponteada de palavras "não-poéticas" (como cuspe, vômito, escarro, vermes), era uma afronta à poesia parnasiana ainda em vigor. Lima Barreto ironiza tanto os escritores "importantes" que utilizavam uma linguagem pomposa, quanto os leitores que se deixavam impressionar: "Quanto mais incompreensível é ela (a linguagem), mais admirado é o escritor que a escreve, por todos que não lhe entenderam o escrito (Os bruzundangas).
  • Denúncia da realidade brasileira: Nega-se o Brasil literário herdado do Romantismo e do Parnasianismo; o Brasil não-oficial do sertão nordestino, dos caboclos interioranos, dos subúrbios, é o grande tema do Pré-Modernismo.
  • Regionalismo: Monta-se um vasto painel brasileiro: O Norte e o Nordeste com Euclides da Cunha; o Vale do Parnaíba e o interior paulista como Monteiro Lobato; o Espírito Santo com Graça Aranha; o subúrbio carioca com Lima Barreto.
  • Tipos humanos marginalizados: O sertanejo nordestino, o caipira, os fu ncionários públicos, os mulatos.
  • Ligação com fatos políticos, econômicos e sociais contemporâneos: Diminui a distância entre a realidade e a ficção. São exemplos: Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto (retrata o governo de Floriano e a Revolta da Armada), Os Sertões, de Euclides da Cunha (um relato da Guerra de Canudos), Cidades Mortas, de Monteiro Lobato (mostra a passagem do café pelo Vale do Paraíba Paulista), e Canaã, de Graça Aranha (um documento sobre a imigração alemã no Espírito Santo)".
----->>>Como se observa, a "descoberta do Brasil" é o principal legado desses autores para o movimento modernista, iniciado em 1922.
* Autores que devem ser estudados: Monteiro Lobato, Graça Aranha, Lima Barreto, Augusto dos Anjos, Euclides da Cunha.

NOTE BEM: Torna-se necessário estudar Literatura em diversos livros para que as potencialidades fiquem mais aguçadas e a intelecção mais aprimorada. LER MUITO....MUITO. BUSCAR INFORMAÇÕES DIFERENCIADAS - é o caminho!

Nenhum comentário: