quarta-feira, 11 de maio de 2016

SUBSTANTIVOS CONCRETOS e ABSTRATOS



--- Muita gente me pergunta o seguinte: calor, frio e vento são substantivos concretos ou abstratos? O que responder? Edmilson Sá, Arcoverde/PE

Pensando bem, é pouco relevante, para quem quer apenas desenvolver uma boa redação, saber a diferença entre substantivos concretos e abstratos, razão pela qual pouco tenho me preocupado em trazer questões sobre tais assuntos para esta coluna. Mas como exercício intelectual, é interessante. E faz parte do processo de ensino-aprendizagem da língua nacional na escola. Por isso tentarei dar uma resposta ao professor Edmilson.
 
Certamente não foi ou não é fácil perceber a diferença entre eles, e portanto há divergência de entendimentos e de explicação nos livros de gramática. “A distinção entre concretos e abstratos é mais filosófica do que linguística e, dentro da filosofia, muito fugidia” (Mattoso Câmara Jr.).
 
Pode-se afirmar que são concretos os substantivos que se referem a seres materiais ou espirituais, reais ou fictícios: casa, cor, dente, leão, Deus, saci-pererê, fada, alma, triângulo, o amigo, o diplomata, (o) japonês, (o) brasileiro etc.
 
São substantivos abstratos os atributos, estados, qualidades e ações, derivados de um conceito original. Eles não existem por si sós. Não possuem forma. Digamos que não podem ser desenhados, uma vez que não transmitem uma imagem. Assim, calor efrio são abstratos, gramaticalmente falando, embora nós os sintamos de modo concreto. São também abstratos todos os substantivos que exprimem sentimentos e emoções – qualidades da alma. Você pode desenhar um homem triste, uma mulher vaidosa, mas não a tristeza ou a vaidade, por exemplo.
 
Revendo: vento (ou ventania) é conceito original, não é atributo (e para uma criança tem uma certa forma – ela consegue desenhá-lo, sem dúvida). É, portanto, concreto. Já calor e frio (= frieza) são atributos, da mesma forma que amor, tristeza, alegria, saudade, brancura, consolo, maciez, pobreza e admiração, todos substantivos abstratos.
 
Quando os alunos já conhecem bem os conceitos de verbo, adjetivo e substantivo, sua forma e função, é possível mostrar-lhes que são abstratos os substantivos derivados de duas outras classes: do adjetivo e do verbo. Pode o professor apresentar exemplos e exercícios mais ou menos assim:
 
Estou sempre contente. [adjetivo] - Meu CONTENTAMENTO é enorme.
 
Mirtes fica aborrecida por pouco. [adjetivo] - Seu ABORRECIMENTO é deplorável.
 
O chefe se mostrou satisfeito conosco. [adjetivo] - A SATISFAÇÃO dele resultou em aumento salarial.
 
Está um dia muito quente. [adjetivo] - O CALOR de hoje está insuportável.
 
Admiro seu trabalho. [verbo] - Minha ADMIRAÇÃO por seu trabalho é grande.
 
Quero felicitar você. [verbo] - Desejo-lhe FELICIDADES. 
 
Vendeu apenas quatro livros. [verbo] - Foi fraca a VENDA dos livros.
 
Três pessoas caminharam até o alto da montanha. [verbo] - A CAMINHADA foi difícil.
 
Todas as palavras em caixa-alta acima são substantivos abstratos que derivam de um adjetivo ou de um verbo. Então, é possível dizer que os substantivos que não dão nenhuma ideia de qualidade, atributo ou ação e que não são formados de nenhuma outra classe de palavras são substantivos concretos.

Maria Tereza de Queiroz Piacentini 

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