terça-feira, 23 de julho de 2013

VERBO TRAZER: dúvidas cruéis

O verbo trazer é alvo de muitas dúvidas, duas delas muito habituais em nosso cotidiano: Traz ou trás, tinha trago ou tinha trazido

Traz é flexão do verbo trazer, trás não: 

Isto não traz harmonia para seu lar. 
Esta foto me traz muitas lembranças boas. 

Use “trás” com “s” somente quando equivaler a “atrás”
Ele estava por trás da porta quando você entrou. 
Ele estava por trás desse plano. (no sentido figurado: atrás do plano, ou seja, fazendo parte dele) 

CUIDADO: “Tinha trago” não existe porque o verbo “trazer” não é abundante, ou seja, só apresenta uma forma de particípio: trazido. Portanto, é considerado regular. 

O equívoco de dizer “tinha trago” acontece porque alguns verbos admitem duas formas de particípio, como limpar (limpado, limpo) e suspender (suspendido, suspenso). 

“Trago”, dessa forma, sem o verbo ter (tinha) é presente do indicativo do verbo trazer: 

Trago este presente para lhe dizer o quanto gosto de você! 

Logo, nunca diga “eu tinha trago” e sim: 

CORRETO: Eu tinha trazido todas as minhas coisas para vocês verem! 

Só mais DOIS lembretes: 1. Devemos dizer “trouxe” e não “truxe”:
Eu trouxe as coisas para vocês verem!
                                        2. Devemos dizer - quando eu trouxer as meninas [...] e não se eu trazer as meninas [...].
- BCCCV-
BATALHÃO DE CIDADANIA E CIVILIDADE CONTRA A VIOLÊNCIA E
SOLDADOS DA LÍNGUA PÁTRIA

Nenhum comentário: