domingo, 21 de julho de 2013

DÚVIDA CRUEL: a meu ver ou ao meu ver [...] n.3


1. Custas só se usa na linguagem jurídica para designar despesas feitas no processo.
 Portanto, devemos dizer: “O filho vive à custa do pai”. No singular.

2. Não existe a expressão à medida em que. Ou se usa à medida que correspondente a
  à proporção que, ou se usa na medida em que equivalente a tendo em vista que.

3. O certo é a meu ver e não ao meu ver.

4. A princípio significa inicialmente, antes de mais nada:
 Ex: A princípio, gostaria de dizer que estou bem.
 Em princípio quer dizer em tese. Ex: Em princípio, todos concordaram com minha sugestão.

5. À-toa, com hífen, é um adjetivo e significa “inútil”, “desprezível”.
 Ex: Esse rapaz é um sujeito à-toa.
 À toa, sem hífen, é uma locução adverbial e quer dizer “a esmo”, “inutilmente”.
 Ex: Andava à toa na vida.

6. Com a conjunção se, deve-se utilizar acaso, e nunca caso.
O certo: “Se acaso vir meu amigo por aí, diga-lhe…”
 Mas podemos dizer: “Caso o veja por aí…”.


Nenhum comentário: