terça-feira, 30 de setembro de 2008

A MINISTRA DO MEIO AMBIENTE: Gleiciane Menezes - do BCCCV dá DICAS DE RECICLAGEM:






?????>>>Não jogue LIXO no LIxo - jogue somente nas LIXEIRAS!






///>>::> LATÕES DE COLETA SELETIVA JÁ ESTÃO ESPALHADOS PELA CIDADE! Assim, lixo no chão..., fora das lixeiras, NEM PENSAR!






ATENÇÃO PARA AS CORES DOS LATÕES E O QUE ESTÁ INDICANDO PARA RECEBER DE LIXO:



:::> VERDE: VIDRO: Potes, garrafas, copos, cacos, frascos de medicamentos, perfume e desinfentantes.






:::> AMARELO: METAL: Latas de refrigerante e cerveja e outros tipos de latas e latinhas.









:::>VERMELHO: Plástico: Embalagens de xampu, detergente, álcool e água sanitária, sacos plásticos e garrafas PET de refrigerante.






:::> AZUL: PAPEL: Jornais, revistas, caixas, embalagens e papelão (sempre dobrados).






---> Você sabia que a latinha de refrigerante que você jogou fora, pode ser transformada em uma outra novinha em folha? Isso acontece também com o papel dos jornais, revistinhas velhas e caixas de papelão, que, se picadinhos e misturados, passando pelo processo de reciclagem, podem virar novas folhas de papel!



---> A coleta seletiva é o ato de separar e coletar materiais já usados, mas que são recicláveis (papéis, plásticos, metais e vidros), para que não sejam descartados como lixo, possibilitando assim sua comercialização e transformação em novos produtos, através de um processo de reciclagem artesanal ou industrial.






---> UM BOM EXEMPLO É COISA PEQUENA: Faça sua parte =>: recicle seu LIXO! Comece em casa!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

DÚVIDA CRUEL: MaU ou MaL.???

?????>> EMPREGO MaU ou MaL?


  • A palavra MAU pode ser substantivo ou adjetivo. Nos dois casos seu antônimo é BOM.
  • Veja os exemplos:
  1. Os maus serão castigados. ==> os = artigo; maus = substantivo.
LOGO: Os bons serão premiados.

2. Ele é um mau empregado. ==> mau = adjetivo.

LOGO: Ele é um bom empregado.

________________________________________________________

  • A palavra MAL pode ser substantivo ou advérbio de modo. Nos dois casos, seu antônimo é BEM.
  • Veja os exemplos:
  1. Não faças o mal. ==> o = artigo; mal = substantivo.
LOGO: Fazer o bem sem olhar a quem. ==> o = artigo; bem = substantivo.

2. Ele trabalha mal. ==> trabalha = verbo; mal = advérbio de modo.

LOGO: Ele trabalha bem. ==> trabalha = verbo; bem = advérbio de modo.
_______________________________________________________
Assim, faça treinos ortográficos, faça cópias... complete com mau e mal.
Boa sorte! Seja o nº 1 no vestibular.

TESTE SUAS HABILIDADES:

Leia o texto e responda as perguntas para o e-mail: luluwertz@gmail.com
Prêmio de um livro literário - para àquele(a) que acertar tudo entre os três primeiros enviados.

MORTE E VIDA SEVERINA:


De: João Cabral de Melo Neto e Chico Buarque de Hollanda
Direção: Silnei Siqueira / Elenco: Grupo Tapa
__________________________________________

----------------->>Morte e vida severina retrata a saga de tantos "severinos", heróis trágicos e retirantes que deixam os sertões nordestinos em busca de trabalho em regiões mais desenvolvidas. O texto pungente de João Cabral de Melo Neto, com músicas de Chico Buarque de Hollanda, figura como uma das mais importantes obras da Literatura Brasileira. Em uma montagem despojada e de grande plasticidade cênica, o Grupo tapa consegue o mesmo impacto que a peça causou quando foi representada pela primeira vez, em 1965. Trinta anos depois, sob a mesma direção, Morte e vida severina reforça sua atualidade diante dos anos 90. Embora na época de sua estréia, em plena ditadura militar, seu impacto social e político tenha sido diferente do de hoje, a peça ainda mexe com assuntos atuais como a miséria e a desesperança. A peça retrata temas universais como a busca da morte e o encontro com a vida, a fraqueza e a força, o individual e o coletivo. Na história, Severino deixa o sertão para seguir seu destino, acompanhando as margens do rio Capiberibe. O que encontra pelo caminho, porém, não é otimismo, e sim morte. Desiludido, também ele pensa em se matar, até que o nascimento de uma criança o faz ver que, mesmo severina, a vida vale a pena ser vivida.

(Folheto do V Festival de Teatro Brasileiro de Curitiba).

PERGUNTAS:
  1. Que tipo de texto você leu?
  2. Quem escreveu o texto da peça? Quem compôs a música para a peça?
  3. Explicite na resenha, as linhas em que fica localizado o enredo da peça.
  4. Você também acha que a vida, mesmo dura, vale a pena ser vivida?
  5. Aponte todos os verbos e locuções verbais do texto.
  6. Agora indique os dois únicos verbos do texto que estão na voz passiva.
Boa leitura, boa pesquisa e sorte no sorteio!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

ORAÇÃO DOS GARIS'NAT--> crianças, jovens e adultos.


  • Olhando este mundo tão lindo meu Deus,
quero cantar dizendo que você é grande, forte e poderoso, mais brilhante que a luz mais clara.

  • Foi você quem esticou
o azul do céu como se fosse a lona azul para um circo. Lona cheia de estrelas piscando de noite, estourando de luz quando é dia, estalando ao vento ou cantando quando sopra a brisa da tarde.

  • Foi você
quem lançou a terra no espaço, feito bolha de esperanças e sonhos...
  • TERRA cheia de mares
e altas montanhas, de planuras cortadas por rios.
  • TERRA boa, coberta de verde.
  • TERRA boa, coberta de água.
  • TERRA BOA, coberta de areia.
  • TERRA boa, fervendo de Vida.
  • TERRA BOA que é de nós todos.
E tudo é seu, meu DEUS, e tudo existe porque é mantido por você, sustentado por seu AMOR.
(Veja na Bíblia o Salmo 104).

sábado, 13 de setembro de 2008

GARIS'NAT >>> ECOLOGIA E CIDADANIA:




$$$$$$> ECOLOGIA não é caso de polícia. Nunca haverá um fiscal para cada empresa que deixe vazar lixo químico irregularmente ou para cada pessoa que jogue lixo na praia ou nas ruas. O desafio é MUDAR AS MENTALIDADES, OS COMPORTAMENTOS.

$$$$$> A BASE É A EDUCAÇÃO AMBIENTAL em toda a sua plenitude.

$$$$$> Nos anos 1960 e 1970, os ecologistas eram considerados pessoas sonhadoras e utopistas. Suas idéias eram vistas como empecilhos ao desenvolvimento econômico, uma vez que faziam sérias críticas ao consumismo e à exploração abusiva dos recursos naturais do planeta.

$$$$$> Agora, diante dos graves desafios que se apresentam - a desertificação, o aquecimento global, a ameaça do degelo antártico -, as utopias ambientalísticas retornam como soluções reais e inadiáveis.

---->>> Por isso os GARIS'NAT ---> um grupo de jovens, adultos, crianças ---> de todas as raças e crenças, de todas as idades e gêneros --->> questionam, denunciam, apontam caminhos: plantando árvores, fazendo Comício ambientalístico --- concientizador --- buscando TERRA VIVA, ÁGUA LIMPA ---> preservando, conservando e usando sustentavelmente.

--->>> OS GARIS'NAT propõem a necessidade de criar parcerias para uma gestão realmente participativa dos recursos ambientais.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

SEMEIA GARIS'NAT: Garis da Natureza do BCCCV - Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra a Violência

ACONTECEU O PRIMEIRO COMÍCIO AMBIENTALÍSTICO DOS ALUNOS DO BCCCV - dos Soldados da Língua Pátria, no ato, como GARIS'NAT, em prol do BEM DA MÃE NATUREZA, pela Escola Pública Heloísa Mourão Marques, em RIO BRANCO - ACRE!!!


1 - Que tal você ser um GARIS'NATGaris da Natureza?

2 - Não para varrer as sujeiras das ruas, para catar os lixos do chão, dos jardins, de dentro dos rios, das vias públicas; mas para MUDAR AS CONSCIÊNCIAS, as próprias e, a dos outros, monitorandodenunciandoconscientizandopreservando, conservando usando sustentavelmente e com responsabilidade o que temos à nossa disposição!

3 - Ser GARIS'NAT é saber que o nosso país tem a maior biodiversidade - isto é, variedade de formas de vida - do planeta e, é o único país do mundo, com nome de vegetal: Compromisso ecológico!


 4 - Ser GARIS'NAT é perceber a nossa riqueza cultural!

5- Ser GARIS'NAT é entender que somos um povo mestiço, afro-índio-europeu, combinação única no mundo, e ter orgulho disso e por causa disso: muita garra, muita competência para trabalhar em prol do PLANETA EM HARMONIA!

6-  Ser GARIS'NAT é compreender que não estamos condenados ao atraso ecológico, ao atraso tecnológico, aos mandos e desmandos, à injustiça, mas sim florescer aqui uma civilização nova, fraterna, ativa e criativa, CONSCIENTE DA PRESERVAÇÃO, CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DO PLANETA TERRA!

7- GARIS'NAT é SHOW - é para crianças, jovens e adultos!

Façamos um corrente coesa - GARIS'NAT no coração e com muita ação!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

CONSERVAR A NATUREZA? COMO?


OITO REGRAS PARA A PRESERVAÇÃO


- A proteção ao Meio Ambiente não exige apenas medidas governamentais ou de empresas para seu efetivo controle. CADA PESSOA pode contribuir de alguma forma. Com o objetivo de ajudar a reverter a difícil situação que presenciamos hoje, algumas dicas podem ser seguidas, como:
  1. NÃO JOGAR LIXO NAS RUAS: O lixo entope os bueiros, atraindo ratos e baratas, diminuindo a vazão das águas pluviais, o que aumenta o risco de enchentes, torna a cidade suja, causa maus cheiro, além de aumentar o trabalho dos garis, que são pagos com o dinheiro dos nossos impostos. Portanto, devemos JOGAR LIXO, SOMENTE, NAS LIXEIRAS!

  2. NÃO DESTRUIR AS ÁRVORES URBANAS: Pois, estas amenizam o calor, facilitando o tráfego de pessoas, dão abrigo aos pássaros e embelezam a cidade.

  3. EVITAR AO MÁXIMO UTILIZAR PRODUTOS DESCARTÁVEIS: O imediatismo da vida nos leva a esquecer o futuro. Tudo o que usamos vem da natureza e a maior parte é feita de recursos naturais não-renováveis, como os minérios. Nossos filhos e netos também precisam deles. Além disso, os descartáveis são poluentes.

  4. REUTILIZAR TUDO O QUE PUDER: Plásticos, latas, garrafas. A reciclagem destes produtos deveria ser obrigatória. Estamos jogando fora o futuro das próximas gerações.

  5. O TURISMO PREDATÓRIO É UM DOS GRANDES RESPONSÁVEIS PELA POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE: "Amantes da Natureza" não se preocupam em jogar latas, plásticos, garrafas nas praias, parques e lagoas. O campista deve sempre enterrar o lixo do acampamento.

  6. NUNCA JOGUE CIGARRO ACESO PELA JANELA DO CARRO OU MESMO QUANDO ESTIVER CAMINHANDO PELO MATO: Na seca isso poderá causar incêndios. Quando a vegetação é queimada, o solo empobrece, milhares de animais são mortos, o clima altera a paisagem.

  7. NÃO SE OMITA FRENTE À DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: Denuncie aos órgãos competentes os atos de degradação ambiental, e exija também do Estado uma ação efetiva de proteção ambiental.

  8. POR FIM, NÃO SE ESQUEÇA QUE A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE É RESPONSABILIDADE DE TODOS, pois todos nós somos parte da Natureza/mãe.

(Vozes - GARIS'NAT = Garis da Natureza/2008)

Homenagem ao dia da Amazônia = 05/09/2008 - Rio Branco/Acre

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

FUTURO DO SUBJUNTIVO:

:Falar bem e escrever bem:
Dica para o #Enem 

O  #BCCCV informa:

Prezados leitores, é nosso dever comunicar que, apesar de algumas pessoas não o empregarem, o FUTURO DO SUBJUNTIVO não MORREU!

VEJA:
  • a)- Quando eu pôr ou puser...?
  • b)- Quando eu ver ou vir Maria...?
  • c)- Quando eu vir ou vier ao trabalho...?
  • d)- Assim que ele reter ou retiver...?

Quantas dúvidas...
Qual a saída? Só há uma.
Segue um dica útil:
  • Conjugar o verbo no PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO, fixar-se na 3ª pessoa do plural (eles/elas), sem o am para conjugar o FUTURO DO SUBJUNTIVO.

 Vamos conferir?!? Trabalhamos com quatro dúvidas:
  • Verbo pôr;
  • Verbo ver;
  • Verbo vir;
  • Verbo reter.

1)- Quando eu pôr ou puser? (verbo pôr)
Pretérito Perfeito: Eu pus, ..., ele pôs, nós pusemos, ..., eles puseram (tirar o am).
Agora, conjugar o Futuro do Subjuntivoquando eu puser, quando você puser, quando nós pusermos, quando vocês puserem.
Portanto, o correto é: QUANDO EU PUSER.

2)- Quando eu ver ou vir? (ou assim que nos vermos ou virmos?) - (verbo ver).
Pretérito Perfeito: eu vi,... ele viu, nós vimos, ..., eles viram (tirar o am).
Agora, conjugar o Futuro do subjuntivo: Quando eu vir (ou assim que eu vir), Quando ele vir, Quando nós virmos, Quando eles virem.
Portanto, o correto é: Quando eu vir (ou assim que nós virmos).

3)- Quando eu vir ou vier? (verbo vir).
Pretérito Perfeito: eu vim, ...você veio, nós viemos, ... eles vieram (tirar o am).
Agora, conjugar o futuro do subjuntivo: Quando eu vier,
quando ele vier, quando nós viermos, quando eles vierem.
Portanto, o correto é: Quando eu vier. ---Cuidado! Este é o Verbo vir.

4)- Assim que ele reter ou retiver? (verbo reter).
Pretérito Perfeito: Eu retive, ...ele reteve, nós retivemos, ... eles retiveram (tirar o am).
Agora, conjugar o futuro do subjuntivo: Quando eu retiver, Quando ele retiver, Quando nós retivermos, Quando eles retiverem.
Portanto, o correto é: Quando ele retiver (ou assim que ele retiver).

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

PLACAS QUE POLUEM O MEIO AMBIENTE LINGÜÍSTICO:


--->> ÀS VEZES, passamos sem perceber, tamanho desleixo com a LÍNGUA PÁTRIA!
  • MACULINO ---> no lugar de MASCULINO.
  • SENPRE --------> no lugar de SEMPRE.
  • CALTERIZAÇÃO-> no lugar de CAUTERIZAÇÃO.
  • PEDECURE --------> no lugar de PEDICURE OU PEDICURO(A).
Vide o salão no endereço: Av. Nações Unidas, na estação experimental - em frente à Casa da Sogra, em Rio Branco - Acre.

***> OUTRA BARBARIDADE DO ENSINO APRENDIZAGEM:

Prova do Vestibular na Gama Filho (RJ)

Questão: Faça uma análise sobre a importância do Vale do Paraíba.

Resposta de um candidato:

"O Vale do Paraíba é de suma importância, pois, não podemos discriminar esses importantes cidadãos. Já que existem o vale-transporte e o vale do idoso, por que não existir também o Vale do Paraíba??!!! Além disso, sabemos que os paraíbas, de um modo, geral trabalham em obras ou em portarias de edifícios e ganham pouco.

Então, o dinheiro que entra no meio do mês – que é o vale – é muito importante para ele equilibrar sua economia familiar."

Publicado em 26/11/2006, no Jornal local.