quinta-feira, 9 de agosto de 2018

AFIM ou A FIM?

RAPIDINHA DE PORTUGUÊS: 
AFIM ou A FIM? Saiba a diferença lendo com atenção as regras de colocação das duas opções. Confira:
O BCCCV esclarece:

  • AFIM

Esta palavra pode ser um adjetivo ou um substantivo.
COMO ADJETIVO, É VARIÁVEL, PODENDO ESTAR NO PLURAL: AFINS. SEU SIGNIFICADO É SEMELHANTE, PARECIDO, SIMILAR, ANÁLOGO, PRÓXIMO.
Exemplos: Concordamos, portanto, temos opiniões afins.
Os filhos estudam em escolas diferentes, por isso optou por localidade afins.
Temos cores de cabelo iguais, logo, nossas características são afins.
COMO SUBSTANTIVO, CARACTERIZA PESSOAS QUE SÃO PARENTES POR AFINIDADE OU PARTIDARISMO. SIGNIFICA AFINIDADE, SER ADEPTO, ALIADO. TAMBÉM VARIA (AFINS) E É SUBSTANTIVO MASCULINO.
Exemplos:
Será uma festa pequena, porém irei, sim, convidar funcionários e afins para o coquetel.
Irei enviar o e-mail para meus colegas de trabalho e afins.
Além disso, comprarei doces, frutas e afins.
  • A FIM

Esta é uma locução prepositiva que denota “finalidade”, podendo ser substituída por expressões como paracom o propósito de ou com o intuito de.
Exemplos:
A fim de modificar esta realidade, é necessário que o governo invista em educação.
Foi à festa, a fim de demonstrar que havia perdoado a amiga.
A fim de esclarecer o ocorrido, ligou para o pai.
OBSERVAÇÃO: HÁ, AINDA, O USO PARA DIZER QUE SE ESTÁ “COM VONTADE” DE ALGO OU “COM INTERESSE” EM ALGUÉM, POR EXEMPLO. NESSES CASOS, USA-SE A FORMA SEPARADA, “A FIM DE”.
Exemplos: Ele me disse ontem que, afinal, está a fim de você.
Ontem eu queria brigadeiro. Hoje, porém, estou a fim de tomar sorvete.
Além disso, estou a fim de tomar um banho antes de ir me deitar.

Fonte: Imaginie.

Nenhum comentário: