quinta-feira, 12 de abril de 2018

ZIRALDO:

Grandes nomes das artes: 


Aos 86 anos, o mineiro Ziraldo é um dos autores mais queridos pela criançada de várias gerações. Desde pequeno gostava de desenhar e ler as obras de Monteiro Lobato. Além de escritor, ele é chargista, caricaturista, pintor, jornalista, cartazista e teatrólogo. Sua carreira teve início nos anos 50, passando por jornais e revistas como O Cruzeiro e a Folha de Minas. Chegou a fazer muitos cartazes de filmes brasileiros e foi entrevistador do programa “Ziraldo – o papo”, na TV Educativa, no Anos 1990.
Conhecido mundialmente, ele foi um dos primeiros artistas da América Latina a ser convidado a fazer um cartaz do Unicef. Suas obras já foram traduzidas para diversos idiomas e alguns de seus desenhos fazem parte do Museu da Caricatura de Basiléia, na Suíça.
Uma de suas primeiras criações, nos Anos 1960, foi a revista em quadrinhos “A Turma do Pererê”, e junto com outros humoristas criou a famosa revista “O Pasquim”. Sua primeira obra infantil, lançada em 1969, foi “Flicts”, que falava da história de uma cor que não encontrava seu lugar no mundo. Em 1980, Ziraldo ganhou o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro com a sua obra mais conhecida, O Menino Maluquinho, que já foi adaptado para cinema e teatro.

Por isso, que tal aproveitar para ler algumas de suas histórias?


A primeira dica é Uma professora muito maluquinha, que conta a história de uma professora que tinha um jeito todo seu de entender o mundo. Ela tinha um modo que todos achavam muito maluquinho de mostrá-lo aos meninos e meninas de uma escola do interior, ensinando-as a serem mais felizes. Esta edição traz uma capa com a protagonista do filme baseado na obra de Ziraldo


A segunda dica é o livro Um cantinho só para mim, feito em coautoria com Ruth Rocha. Pedro era um menino muito esperto e ativo. Ele fazia tantas coisas e visitava tantos lugares que achava que não tinha tempo para pensar. Como era bom poder sonhar e fazer coisas ao mesmo tempo, viajando na imaginação. Edição comemorativa aos 25 anos da criação do menino maluquinho.

Por fim, a sugestão é O Menino da Terra. O Camelo e o Burro, personagens desta fábula adorável, são apresentados lado a lado possibilitando que o pequeno leitor acompanhe o comportamento deles durante um dia sem fornecimento de água. Esse livro carrega o tema de responsabilidade social proporcionando opção para a economia de água.
Fonte: Varejão do Estudante.

Nenhum comentário: