quarta-feira, 30 de setembro de 2015

RAPIDINHA do VIMOS ou VIEMOS?


Viemos comunicar-lhe ou Vimos comunicar-lhe?

O BCCCV esclarece:

Na norma-padrão, viemos indica ação passada; vimos, ação presente.
Ex.: Ontem viemos aqui para felicitar o tenista brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, mas não o encontramos; por isso vimos hoje.
Por isso, na tradicional introdução de ofícios, cartas comerciais, e-mails corporativos, enfim, em situação formal de comunicação, empregue: Vimos comunicar-lhe que...
Nesse caso, a bem da verdade, pode-se até dispensar o uso de vimos e iniciar-se a carta ou ofício de forma direta, como recomenda a comunicação moderna: Comunicamos-lhe... Informamos-lhes...
Uma última observação: evite, nesses textos, o emprego da expressão por meio desta ou por meio deste. Ora, toda comunicação é feita por meio de algo, seja este papel, telefone, etc. Trata-se, pois, de expressão óbvia e, consequentemente, desnecessária.

A dúvida é: Neste momento, viemos ou vimos informar-lhes as novas decisões da diretoria?
A resposta é: Neste momento, vimos informar-lhes as novas decisões da diretoria.
Neste momento significa “agora”. Devemos, portanto, usar o verbo vir no presente do indicativo, e não no pretérito perfeito. A forma viemos é do pretérito perfeito do indicativo: eu vim, tu vieste, ele veio, nós viemos, vós viestes e eles vieram. O presente do indicativo do verbo vir é: eu venho, tu vens, ele vem, nós vimos, vós vindes e eles vêm.
A forma vimos pode ser presente do indicativo do verbo vir ou pretérito perfeito do verbo ver: “Vimos, por meio desta, comunicar-lhes as alterações ocorridas no nosso calendário” (vimos = presente indicativo do verbo vir); “Ontem nós vimos o jogo pela televisão” (vimos = pretérito perfeito do indicativo do verbo ver).

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

RAPIDINHA DO HÍFEN:


CONSERTO ou CONCERTO

DÚVIDA CRUEL!

As palavras conserto e concerto existem na Língua Portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.

O BCCCV explica:

- Enquanto substantivos masculinos:

- A palavra conserto se refere principalmente a uma reparação, restauração ou correção, ou seja, se refere ao ato de reparar alguma coisa, de restaurar algo que está estragado.

- A palavra concerto de se refere principalmente a uma sessão musical, a uma combinação de sons, vindos de instrumentistas, cantores, orquestras,… ou a algum acordo, um pacto entre várias pessoas.

- Enquanto verbos, as palavras conserto e concerto são formas verbais dos verbos consertar e concertar conjugadas na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. 

- A palavra conserto poderá ter sua origem na palavra em latim consertu ou no verbo consertar que tem sua origem no latim consertare, frequentativo de conserere. Assim, conserto e consertar devem ser escritos com s na segunda sílaba. 

- O substantivo conserto é principalmente sinônimo de reparo, reparação, remendo, reforma, restauração, correção, emenda e arranjo. O verbo consertar é principalmente sinônimo de reparar, arranjar, remendar, restaurar, corrigir, emendar, remediar, resolver, arrumar e ajeitar. 

Verbo consertar – Presente do indicativo: 
(Eu) conserto 
(Tu) consertas 
(Ele) conserta 
(Nós) consertamos 
(Vós) consertais 
(Eles) consertam 

Exemplos – substantivo masculino: 
O conserto da geladeira ficou caríssimo! 
Esta cadeira está a precisar de um bom conserto. 

Exemplo – verbo: 
Eu conserto a televisão estragada no final do dia. 

A palavra concerto poderá ter sua origem na palavra italiana concerto ou no verbo concertar que tem sua origem na palavra em latim concertare. Assim, concerto e concertar devem ser escritos com c na segunda sílaba. 

- O substantivo concerto é principalmente sinônimo de recital, sarau, acordo, ajuste, combinação, concordância, harmonia, consonância, simetria, composição e reunião. O verbo concertar é principalmente sinônimo de acordar, harmonizar, combinar, compatibilizar, concordar, acertar, assentar e compor. 

Verbo concertar – Presente do indicativo: 
(Eu) concerto 
(Tu) concertas 
(Ele) concerta 
(Nós) concertamos 
(Vós) concertais 
(Eles) concertam 

Exemplos – substantivo masculino: 
Vamos todos ver um concerto de música clássica. 
Os concertos da Madonna estão sempre lotados. 

Exemplo – verbo: 
Eu concerto com meu irmão todos pormenores. 

As palavras conserto e concerto apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser, acento/assento,… 

Atenção! 
Há alteração na pronúncia das palavras concerto e conserto, em se tratando de substantivos ou verbos. Enquanto substantivos masculinos as palavras concerto e conserto são pronunciadas com a vogal e fechada (ê). Enquanto verbos conjugados na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo as palavras concerto e conserto são pronunciadas com a vogal e aberta (é).

domingo, 27 de setembro de 2015

EXTREMA ou ESTREMA?

DÚVIDA CRUEL!

As palavras extrema e estrema existem na Língua Portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Extrema pode ser o feminino do adjetivo extremo, pode uma forma conjugada do verbo extremar ou um substantivo feminino utilizado no futebol, sinônimo de ponta, ou seja, a extrema-esquerda e a extrema-direita do campo. Estrema pode ser uma forma conjugada do verbo estremar ou um substantivo feminino, sinônimo de extremidade, limite, divisória. 

A palavra extrema, enquanto substantivo feminino, é utilizada no futebol, se referindo às zonas laterais do campo de futebol, ou seja, a extrema-direita e a extrema-esquerda. Significa também o jogador que faz o ataque jogando pelas laterais do campo, sendo sinônimo de ponta e ponteiro. Pode ser também a forma feminina do adjetivo extremo, sinônimo de remota, intensa, grave, derradeira e radical ou a forma do verbo extremar conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do imperativo. O verbo extremar se refere, principalmente, ao ato de fazer chegar ao extremo ou ao máximo, exaltando, enaltecendo, notabilizando. Possui ainda outros significados, sendo sinônimo de sublimar, distinguir, exceder-se, descomedir-se, condensar, compendiar, entre outros. 

Presente do indicativo: 
(Eu) extremo 
(Tu) extremas 
(Ele) extrema 
(Nós) extremamos 
(Vós) extremais 
(Eles) extremam 

Imperativo: 
(Eu) --- 
(Tu) extrema 
(Ele) extreme 
(Nós) extrememos 
(Vós) extremai 
(Eles) extremem 

Exemplos – extrema: 
A crise econômica mundial extrema a desigualdade social existente. (verbo extremar) 
O país está chegando num nível de extrema pobreza. (adjetivo: feminino de extremo) 
O atacante avançou pela extrema do campo, fazendo um passe alto. (substantivo feminino) 

A palavra estrema, enquanto substantivo feminino, pode significar uma linha que marca o limite entre terras (fronteira, marco, linda, limite, divisa) ou a parte final de uma localidade (extremidade, fim, ponta). Pode ser também a forma do verbo estremar conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do imperativo. O verbo estremar se refere, principalmente, ao ato de demarcar espaços com sulcos na terra, ou seja, delimitar, dividir, balizar. Possui ainda outros significados, sendo sinônimo de limitar, selecionar, distinguir, entender, remeter, recompilar, destacar-se, entre outros. 

Presente do indicativo: 
(Eu) estremo 
(Tu) estremas 
(Ele) estrema 
(Nós) estremamos 
(Vós) estremais 
(Eles) estremam 

Imperativo: 
(Eu) --- 
(Tu) estrema 
(Ele) estreme 
(Nós) estrememos 
(Vós) estremai 
(Eles) estremem 

Exemplos – estrema: 
Ele, facilmente, estrema o bom do mau. (verbo estremar) 
Esta estrema marca a divisão entre nossas terras. (substantivo feminino) 

As palavras estrema e extrema apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: estremar/extremar, consertar/concertar, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser, acento/assento,…

CAPRICHAR ou CAPRIXAR?

DÚVIDA CRUEL!

A forma correta de escrita da palavra é caprichar. A palavra caprixar está errada. Sempre que quisermos referir alguma ação feita com esmero, à qual é dada muita atenção, devemos utilizar o verbo caprichar, sendo sinônimo de esmerar, apurar, extremar, prezar, aprimorar, primar, … Caprichar significa também o ato de teimar e insistir em algo por capricho, por teimosia, sendo sinônimo de afincar e obstinar. 


O verbo caprichar é formado a partir de derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso temos o substantivo capricho mais o sufixo verbal –ar. Por sua vez, a palavra capricho tem sua origem na palavra italiana capriccio, onde os cc evoluíram para ch. Assim, todas as palavras cognatas de caprichar e todas as formas conjugadas deste verbo devem ser escritas com ch na terceira sílaba, nunca com x. 

Exemplos: 
Palavras da mesma família: caprichar, capricho, encaprichar,… 
Verbo caprichar – Pretérito perfeito do indicativo: 
(Eu) caprichei 
(Tu) caprichaste 
(Ele) caprichou 
(Nós) caprichamos 
(Vós) caprichastes 
(Eles) capricharam 

Exemplos: 
Você está linda hoje, caprichou no penteado! 
Pode caprichar no doce de leite do meu churro. 

Fique sabendo mais! 
Utilizamos as expressões a capricho e no capricho para dizer que alguma coisa foi feita com muito esmero. 
Exemplo: Este bolo foi feito no capricho!

SIGNIFICADO DE PREZO ou PREZAR; e/ou PREZAR ou PRESAR?:

PREZAR: v.t.d. - Possuir ou demonstrar apreço, consideração; estimar: prezar o amor; prezar os pais. 

Desejar para si mesmo; querer muito; almejar: prezar a tranquilidade da alma. 

Submeter ou acatar; seguir algo ou alguém: preza as normas sociais; preza a justiça.
 
v.pron. v.pred. - Orgulhar-se, honrar-se, ufanar-se: uma pessoa que se preza não se humilha desta forma; ele preza de ser cantor. 
(Etm. do latim: pretiare) 


Sinônimo de prezo: adoro, estimo e venero 


Sinônimo de preza: adora, adoras, adore, estima, estimas, estime, venera, veneras e venere

Também:

PREZAR significar zelar, tomar conta, se importar, se preocupar com tal coisa. 
Exemplo: "eu prezo pela nossa amizade." 





Presar ou prezar

As palavras prezar e presar existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Ambas as palavras são verbos. 
PREZAR significa ter grande apreço, estimar. 
PRESAR significa tomar como presa, aprisionar. 

O verbo prezar, com z, tem sua origem na palavra em latim pretiare e se refere ao ato de ter grande apreço, consideração, estima, simpatia ou respeito por alguém ou por alguma coisa, sendo sinônimo de estimar, valorizar, respeitar. Pode significar também o ato de querer muito algo, sendo sinônimo de desejar, almejar. Refere-se ainda ao ato de uma pessoa ter orgulho em si mesma, ou seja, orgulhar-se; gloriar-se; honrar-se; vangloriar-se; ... 

Sendo o verbo prezar escrito com z, também com z deverão ser escritas todas as palavras cognatas de prezar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo. 

Exemplos: 
Palavras da mesma família: prezar, prezado, prezável, prezador,… 
Verbo prezar – Presente do indicativo: 
(Eu) prezo 
(Tu) prezas 
(Ele) preza 
(Nós) prezamos 
(Vós) prezais 
(Eles) prezam 

Exemplos: 
Prezo muito meu descanso por isso não me chateie. 
Treinador que se preza apoia seus atletas nas provas. 
Prezar-se de ser o melhor é uma atitude arrogante. 

Presar, com s, é um verbo formado a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado o sufixo verbal –ar à palavra presa, alterando o sentido da mesma. Este verbo se refere ao ato de tomar como presa, ou seja, aprisionar, capturar, prender, apresilhar. Pode significar também o ato de tomar posse de, ou seja, confiscar, apreender. É a forma aferética do verbo apresar, ou seja, tem o mesmo significado que apresar, mas o prefixo a- funciona como um elemento protético, ou seja, um elemento com valor expletivo que não provoca qualquer alteração de sentido, não trazendo nenhuma nova ideia ou significado à palavra mãe. É utilizado apenas como apoio fonético sendo, assim, dispensável. 

Sendo o verbo presar escrito com s, também com s deverão ser escritas todas as palavras cognatas de presar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo. 

Exemplos: 
Palavras da mesma família: presar, presa, preso, … 
Verbo presar – Presente do indicativo: 
(Eu) preso 
(Tu) presas 
(Ele) presa 
(Nós) presamos 
(Vós) presais 
(Eles) presam 

Exemplos: 
Por fim, a polícia conseguiu presar os traficantes de droga. 
Presei o animal para ele não fugir. 
Os responsáveis presaram muitas armas contrabandeadas. 

As palavras presar e prezar apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. 

Na Língua Portuguesa, existem diversas palavras homófonas: presar/prezar, tachar/taxar, acento/assento, conserto/concerto, cozer/coser,…





sábado, 26 de setembro de 2015

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO ENEM

Uma boa leitura é competência indispensável para quem quer alcançar bons resultados no Enem




Saber interpretar um texto não é uma competência aproveitada apenas na prova de Linguagens e Códigos. A boa leitura é uma arquicompetência, que passa e relaciona todas as áreas do conhecimento. Se você consegue extrair de um texto todas as informações necessárias para responder corretamente a uma questão, certamente terá um bom desempenho em todas as disciplinas exigidas no Enem.

Passo a passo para a interpretação de textos no Enem:
1º PassoLeia com atenção. Ler a questão com cuidado é fundamental para acertá-la. Além disso, algumas questões do Enem trazem a resposta no próprio enunciado;
2º Passo: Ficou em dúvida na primeira leitura, não foi suficiente para esclarecer a questão? Leia novamente, sem pressa e sem ansiedade. Sabemos que o Exame é longo, muitas questões para responder em tempo reduzido, mas lembre-se do velho ditado: a pressa é inimiga da perfeição;
3° PassoFique por dentro das atualidades. Saber o que acontece no mundo é uma competência exigida em todas as provas do Enem. É imprescindível que você leia revistas e jornais para manter-se informado. Lembre-se de que muitos textos do Enem são retirados dessas publicações, sejam elas impressas ou virtuais;
4º Passo: Lembre-se de que suas respostas devem levar em consideração princípios éticos, como o respeito aos diretos humanos, à diversidade, ao não preconceito, além de ideais que compactuem com uma perspectiva de preservação do meio ambiente. O comportamento contrário indicará que você não possui uma postura cidadã, o que definitivamente não queremos, certo?;
5º Passo: Quando uma questão exigir a leitura de dois ou mais textos, fique atento aos pontos de encontro existentes entre eles. Esse certamente será o “ponto nevrálgico” da questão. Portanto,estabeleça relação entre os textos.

Temas para Redação Enem 2015

Possíveis Temas para Redação Enem 2015 (Atualizados)





Limites entre estética e saúde

Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes etc. É grande a busca pelo corpo perfeito caracterizado por um padrão de beleza. Mas até que ponto a estética coincide com hábitos saudáveis? Conhecem-se muitas doenças causadas por insatisfação corporal como anorexia, bulimia, depressão, compulsão alimentar e obesidade, além de consequências no convívio social como discriminação e baixa autoestima.

Conceito de família no século XXI

O projeto de Lei 6583 de 2013 cria o Estatuto da Família. Nesse texto, família é definida como união entre homem e mulher. A partir disso, muitas discussões têm sido feitas sobre o conceito de família atualmente, com o intuito de refletir sobre famílias formadas por mães ou pais solteiros, avós e tios, casais homossexuais, poligamia etc.

Escândalo e corrupção na FIFA

Nos últimos meses a mídia noticiou sobre a prisão de diversas pessoas ligadas a FIFA e os esquemas de corrupção, na copa que foi realizada no Brasil e nas duas próximas. É bom ficar atendo a isso!

Corrupção na Petrobrás

Apesar de estar na mídia, é menos provável mas perfeitamente possível cair este tema na redação do ENEM. Foi a notícia de início de toda a polêmica crise no Brasil e é um tema muito quente, que figura todos os dias na mídia.

PEC das Domésticas

No ano em que a CLT completa 70 anos, foi aprovada a PEC das domésticas que entre outras coisas, garante horas extras e Adicional Noturno para estes trabalhadores. Um tema bastante polêmico. De um lado os patrões que precisam dos serviços mas não tem como pagar a mais para os trabalhadores da área e, outro, as domésticas que necessitam de mais direitos.  Vale a pena ler um pouco sobre o assunto e ficar por dentro, pois pode ser um possível tema de redação do ENEM.

Mais Médicos

Não é de hoje que este assunto está na mídia. É o governo tentando tapar o sol com a peneira, trazendo mais médicos de outros países, pagando valores absurdos e não dando as condições de trabalho.
Fazendo uma comparação muito básica, é como trazer mais pedreiros e não dar a eles cimento, areia e tijolos para construir as paredes. É isso que nosso governo faz, trazendo médicos estrangeiros, e os colocando em hospitais ou postos sem estrutura para atender a população!

Novos Modelos de Educação no Brasil

O Brasil possui em pauta novos modelos de educação no século XXI. Tudo isto se deve às novas tecnologias e acessos à educação e informação, muito mais fáceis de encontrar no mundo web. Tudo isto está retratado no polêmico documentário “Quando sinto que já sei”.

Trânsito em grandes metrópoles

As metrópoles têm visto o trânsito piorar a cada dia e com o passar dos anos os problemas só aumentam.  Veja alguns pontos podem ser abordados nessa temática: transporte público, greves, o preço da passagem, o passe livre para estudantes, faixa exclusiva para o transporte coletivo, ciclovias, poluição sonora, transporte público individual, os aplicativos para contratação de transporte, a quantidade de carros nas estradas, a infraestrutura viabilizada pelo governo.

Liberdade de Expressão e Mídia

Este tema se torna cada dia mais comentado, devido a popularização da internet, as formas de expressão e de liberdade de imprensa tem sido muito discutidas, principalmente após o ataque terrorista à revista francesa Charlie Hebdo. Os limites entre liberdade de expressão e respeito também podem ser abordadas.

Desigualdade Étnica e de Gênero

O Brasil é um dos países mais desiguais, em muitos aspectos, a étnica e a de gênero costumam ser as mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, respectivamente, racismo e machismo.

Intolerância Religiosa

O ataque à revista Charlie Habdo pode exemplificar bem essa questão. A intolerância religiosa é grande no Brasil e em outros países. Ao debater esse tema, precisamos lembrar que o Estado é laico e deve respeitar os diferentes tipos de crenças e rituais religiosos, podendo destacar, no caso do Brasil, o preconceito com religiões de origem africana.

Ativismo em Redes Sociais

As redes sociais têm sido usadas para marcar protestos, para questionar projetos de leis polêmicas,  reivindicações têm sido feitas através de abaixo-assinado online. Essa é uma nova forma de participação política.

Voluntariado e Transformações Sociais

Hoje em dia o pensamento de voluntariado como assistencial já não faz mais tanto sentido, a mudança tem sido em relação a uma tentativa de mudança social, através de medidas inclusivas e de impacto. Outro ponto a ser considerado é a valorização que as empresas fazem de candidatos e funcionários que realizam trabalhos voluntários.


Crise energética

O Brasil registrou em janeiros os 10 maiores picos de consumo de energia da história do Brasil, onde em fevereiro aconteceram apagões em 10 estados brasileiros. Com estes apagões que ocorrem desde 2013 o Brasil acaba sofrendo problemas diversos na economia. Vale dar uma lida nestes assuntos e se aprofundar um pouco.

Água e crise no sistema hídrico

Não preciso comentar muita coisa sobre isso. É só ligar a TV, ler os jornais ou acessar algum site de notícias para se informar sobre esse assunto. Com certeza um ótimo tema para você ler um pouco e se informar. 

50 anos do golpe militar

A ação que acarretou mais de 20 anos de regime militar, também está sendo muito comentado entre os veículos de comunicação e alguns professores acreditam que este tema possa entrar como tema da Redação do nem 2015.

A saúde pública brasileira na UTI

Depois de medidas para a melhora da saúde pública via o programa Mais Médicos. Alguns médicos cubanos foram embora do país ao descobrirem que recebiam menos que os demais profissionais que aqui estão ocupando cargos similares, graças a um acordo feito com o governo de Cuba.

A transformação do papel da mulher na sociedade contemporânea

Esse assunto é bem aberto e recorrente, podendo ser algo bom para o tema da redação do Enem 2015.

A questão do transporte urbano no Brasil

Devido às muitas denúncias sobre o caos do transporte público do Brasil, esse assunto poderá ser acionado nas próximas redações do Enem.

Movimentos Sociais

Como aconteceu em 2014 na copa, diversos protestos e movimentos sociais movimentaram o país. EM 2015 com todos os aumentos em diversos setores da economia, esses movimentos sociais tendem a aumentar. Poderá ser o tema da redação do Enem 2015.

Álcool e direção: combinação fatal

O tema é bom, ainda mais para ser tratado por jovens, que são a maioria na execução dos testes do Enem.

Casamento gay

O casamento gay sempre está em pauta e ganha cada vez mais força para ser tema da redação do Enem 2015. Especialmente agora que saiu na mídia toda a polêmica sobre a propaganda do Boticário e o casal gay na Novela. Um dos principais para a redação do ENEM.
Juntando com a aprovação de casamento Gay nos EUA, continua sento um Tema Muito Forte!

O petróleo do pré-sal brasileiro

Devido as polêmicas relacionada ao assunto esse tema que tem peso político pode ser acionado na redação do Enem 2015.

A lei de cotas nas universidades

Saber o que as pessoas acham sobre as cotas em universidades também pode ser tema para redação do Enem.

Redução da maioridade penal

Devido ao grande debate sobre o assunto nos últimos meses, o projeto proposto pela Câmara Federal para a redução da maioridade penal, pode ser tema de redação do Enem 2015, o principal. 

Justiça com as próprias mãos

Tema bastante polêmico em 2014 e que pode ser discutido com mais imparcialidade esse ano. O combate à violência através da justiça com as próprias mãos é válido? Definições de justiça, casos de linchamentos, rebeldia com a ordem e segurança públicas são alguns pontos que abordam essa temática.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ADJETIVOS COMPOSTOS: Flexão

-Eis a flexão correta dos termos:
viabilidade técnico-econômica
fluorescência vermelho-alaranjada
aspectos fático-probatórios



Há que se observar, na hora de passar um composto para o feminino ou plural, se ele é formado por dois adjetivos. Neste caso, o primeiro adjetivo mantém a forma neutra, ou seja, permanece no masculino singular, e o segundo faz a flexão necessária, como nestes exemplos:
Formaram uma comunidade anárquico-ecológica.
Suas afirmações pequeno-burguesas foram mal recebidas.
Fez a doação de dois gabinetes médico-odontológicos.
Transformações sócio-históricas foram consideradas.
Não viu relevância fático-probatórias nas suas declarações.
Trataram na audiência de questões administrativo-financeiras.
Os registros técnico-contábeis estão concluídos.
Quando a palavra composta é formada por três adjetivos, só o último flexiona:
Memórias luso-afro-brasileiras estão sendo resgatadas.
O livro refaz as trajetórias sócio-histórico-culturais de várias comunidades.
CORES
As palavras compostas que indicam cores merecem comentário distinto porque apresentam duas formas de plural. 
Quando formadas por dois adjetivos, segue-se a regra vista anteriormente. São adjetivos variáveis: amarelo, azul, branco, castanho, marrom, preto, roxo, verde, vermelho, além dos terminados em -ado: amarelado, azulado etc. Lembro que neste caso o primeiro adjetivo fica neutro, só o segundo flexiona:
águas verde-azuladas
cabelos castanho-escuros
madeixas castanho-claras
olhos azul-claros
tons vermelho-alaranjados
Já quando falamos nas cores laranja, violeta, vinho, gelo, acaju, ferrugem, cinza, rosa, por exemplo, estamos empregando um substantivo, isto é, o nome de algo para indicar uma tonalidade. Quando assim usados – em compostos ou isoladamente – tais substantivos se tornam um adjetivo invariável, isto é, não vão para o plural nem para o feminino:
blusas rosa-choque
uniformes verde-oliva
tiaras amarelo-ouro e bege
almofadas cinza
tons pastel


Maria Tereza de Queiroz Piacentini