sábado, 26 de dezembro de 2015

REDAÇÃO, não é "bicho de sete-cabeças"!

Você tem dificuldade com a redação? Ou, ainda, tem facilidade, mas não consegue tirar uma nota alta ou, até mesmo, a nota máxima? Aprenda o passo a passo de como detonar em qualquer redação!

O BCCCV informa:

1º parágrafo

Nele você deverá realizar uma introdução textual que se adeque ao tema proposto, bem como deverá utilizar as palavras-chaves (aquelas que são mais importantes no tema). Aqui você já pode dizer qual a sua tese ou pode apenas dar dicas!

Desenvolvimento

O número de parágrafos utilizados para o desenvolvimento da sua redação dependerá do número de argumentos que você possui (e, lógico, também do número de linhas mínimas e máximas permitidas).
Meu conselho é que seja colocado um argumento em cada parágrafo e que os argumentos sejam enumerados de maneira crescente em relação ao seu nível de força.
Importante também ilustrar cada argumento com exemplos concretos, bem como citar, caso lembre (não precisa decorar o livro!), de algum pensamento marcante de doutrinadores.

Conclusão

Este é um dos pontos mais importantes da redação, pois não adianta ter elaborado o melhor texto do universo, com os melhores argumentos sem que você encerre o texto de maneira louvável.
Indico que você, concurseiro, conclua fazendo um resumo (bem resumido!) da tese e apresentando uma solução do problema, caso exista.

Ao longo do texto

Não se esqueça de observar a linguagem-padrão, mantendo uma linguagem formal, de maneira simples e direta, ou seja, sem muitos contornos para dizer o que pensa.

Nenhum comentário: