sexta-feira, 26 de junho de 2015

A ERA DA INTOLERÂNCIA:



Por qual razão não aceitamos a opinião contrária?

Vivemos um período em que pensar diferente é motivo de raiva


"Se eu não concordo, está errado! E você (que não pensa como eu) merece se dar mal."

A Era da intolerncia

Basta navegar por alguns minutos na internet para presenciar inúmeras e incontáveis cenas de intolerância, das mais variadas.
Parece que não é possível ter opiniões divergentes, sem que isso cause um problema entre as pessoas.

A Era da intolerncia

Se eu sou contrário a redução da menoridade penal, é porque eu nunca fui vitimado, violentado e etc e que, portanto, deveria passar por uma situação como essa para ver o que é bom e começar a pensar que os adolescentes devem ser presos.
Ou, então, tenho que pegar esse menor e levá-lo para casa, já que tenho tanta dó dele.
De outro lado, se falo sobre as drogas, sou um “drogadinho” que só pensa em benefício próprio e que tá doido para sair por aí usando drogas.
Ou, então, tenho que ser vítima de um usuário de drogas para saber o quanto a droga é ruim para a sociedade.
Se eu sou a favor da homossexualidade, sou um “viadinho”; e se sou contra sou homofóbico.
Se defendo a liberdade de expressão e critico a forma de atuação da “igreja”, sou “cristofóbico”; e, se defendo o posicionamento religioso, sou xiita, fanático, dentre outras.

A Era da intolerncia

Espera aí!
O fato de eu ter uma opinião contrária à sua, não me torna melhor ou pior do que você, apenas demonstra que pensamos diferente.
E, até onde eu sei, são as discordâncias que fazem uma sociedade mais justa e igualitária.
Não há como se chegar a solução de um problema se não se discute sobre ele e sobre as suas consequências.
E digo mais. Esse é um portal voltado para exposições e discussões de matérias jurídicas, o que pressupõe que as pessoas que o acessam (em sua maioria)estudam ou atuam nessas áreas.
Assim, ao meu ver, isso torna essa intolerância ainda mais grave, pois, se partimos do pressuposto que profissionais/estudantes do Direito não sabem debater, dialogar, sem levar para o lado pessoal, sem ofender e sem “jogar pragas”, entendo que temos que rever quais são esses profissionais que estamos formando.
O Direito é voltado para a discussão, para a defesa de teses, e, por isso, se não conseguirmos realizar essas tarefas de forma impessoal, temos que mudar de profissão.
Menos intolerância e mais respeito com a opinião contrária.
É dessa junção de ideias que surgirá uma sociedade melhor e não da disputa para saber quem está com a razão.

Pedro Magalhães Ganem

Nenhum comentário: