quinta-feira, 24 de julho de 2014

ERROS RECORRENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA:

Mesmo que você saiba de todas essas formas corretas, passe adiante;

pois, poderá ser útil para outras pessoas!

Nunca diga:
- Menas (O CERTO É menos)
- Iorgute (O CERTO É iogurte)
- Mortandela (O CERTO É mortadela)
- Mendingo (O CERTO É mendigo)
- Trabisseiro (O CERTO É travesseiro) 
- Cardaço (O CERTO É cadarço)
- Asterístico (O CERTO É asterisco)
- Meia cansada (O CERTO É meio cansada)

E lembre-se:

- Mal = Bem
- Mau = Bom


Trezentas gramas (a grama pode ser de um pasto).
Se você quer falar de PESO, então é O grama: TREZENTOS gramas.

- Menino di menor, di maior (é simplesmente: Menino MAIOR ou MENOR DE IDADE).

- Beneficiente (O CERTO É beneficente - lembre-se de Beneficência Portuguesa) 

- O certo é BASCULANTE e não VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da cozinha.


- Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois quem "soa" é sino !

- A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA que vem de germinar, nascer, brotar. 

- O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos.

- Homens dizem OBRIGADO 
e mulheres dizem OBRIGADA.


"FAZ dois anos que não o vejo“ e não “FAZEM dois anos”

- "HAVIA muitas pessoas no local" e não "HAVIAM” 

- "PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER...." 
(os verbos fazer e haver são impessoais!) 

- PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA 
(deixe isso para o Zé Dirceu).

- A PARTIR e não À PARTIR.


- O certo é HAJA VISTA e, não, HAJA VISTO. 

- POR ISSO e não PORISSO (muito comum nas páginas de recado do orkut, junto com o AGENTE pode marcar algo... Se é um agente, ele pode ser secreto, aduaneiro, de viagens...). 
A GENTE = NÓS.

- O certo é CUSPIR e não GOSPIR.

- HALL é RÓL não RAU, nem AU.

- Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e, não, para MIM fazer, para mim comprar ou para mim comer... 

Atenção: MIM não conjuga verbo, apenas: "eu, tu, eles, nós, vós, eles"). Isto é: O Mim não vem antes do verbo no infinitivo.


- Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical (do, ré, mi, etc.).

- As pronúncias: CD-ROM é igual a ROMA sem o A. Não é CD-RUM (nem CD-pinga, CD-vodka etc). ROM é abreviatura de Read Only Memory - memória apenas para leitura.


- E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING:
GERUNDISMO: 
“eu vou ESTAR providenciado

"eu vou ESTAR mandando” 
“vou ESTAR passando”
“vou ESTAR verificando”
DIGAM:
PROVIDENCIAREI;
MANDAREI ;
PASSAREI;
VERIFICAREI.
(muito mais simples, mais elegante e CORRETO).

- Da mesma forma é incorreto perguntar: 
COM QUEM VOCÊ QUER ESTAR FALANDO?

- Veja como é o correto e mais simples: COM QUEM VOCÊ DESEJA FALAR? 

- Não use: peraí, aguenta aí, só um pouquinho! (prefira: Aguarde um momento, por favor!).


- Por último, e talvez a pior de todas: "SEJE" e "ESTEJE"  (estas palavras não existem!).
BCCCV INFORMA: BOA SORTE EM CONCURSOS!

Nenhum comentário: