domingo, 27 de junho de 2010

JEITINHO BRASILEIRO:

O uso das aspas é, sem dúvida, outra grande reivenção do famoso "jeitinho brasileiro". Na gramática tradicional, o elemento tem a função de delimitar citações, realçar palavras e apresentar palavras em sentido figurado e/ou gírias. Além, é claro, de ter grande função estilística no texto, como, por exemplo, a formação de ironia; no entanto é importante ressaltar que o sinal gráfico sozinho, isto é, sem a construção adequada no interior da argumentação, não tem o poder de formar uma ironia.
Valendo-se da função de apresentar termos e expressões em sentido figurado, muitos brasileiros têm utilizado esse artifício para disfarçar um outro problema: o conhecimento cada vez menor do léxico.


O USO EXAGERADO DAS ASPAS - que muitas vezes reflete a falta de vocabulário na redação - está impregnando também a linguagem falada. 

NÃO HAVERIA PROBLEMA SE FOSSE OCASIONAL, o que está alarmante é a dificuldade do falante jovem em se expressar em sua língua materna.

O fenômeno do uso excessivo de aspas, que já é sentido a algum tempo na escrita, vem gradativamente também afetando a língua falada. Isso é verificado no cotidiano e até mesmo na mídia, pelo uso das aspas na comunicação oral com o já famoso gesto feito com os dedos. Se fosse simples ironia, a própria entonação já daria conta de expressar. No entanto, é falta de vocabulário mesmo! E em todas as outras já virou PIADA SEM GRAÇA!!!

Nenhum comentário: