quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DICAS ESPERTAS DE REDAÇÃO: O BCCCV informa.

=>
Noções de Dissertação

Existem dois tipos de dissertação: a dissertação expositiva e a dissertação argumentativa. A primeira tem como objetivo expor, explicar ou interpretar ideias; a segunda procura persuadir o leitor ou ouvinte de que determinada tese deve ser acatada. Na dissertação argumentativa, além disso, tentamos, explicitamente, formar a opinião do leitor ou ouvinte, procurando persuadi-lo de que a razão está conosco.

Observar a estrutura dos textos dissertativos é um bom momento de aprendizagem. Recomenda-se tal exercício aos vestibulandos: ler editoriais e artigos de jornais.

Na dissertação expositiva, podemos explanar sem combater ideias de que discordamos. Por exemplo, um professor de História pode fazer uma explicação sobre os modos de produção, aparentando impessoalidade, sem tentar convencer seus alunos das vantagens e desvantagens deles. Mas, se ao contrário, ele fizer uma explanação com o propósito claro de formar opinião dos seus alunos, mostrando as inconveniências de determinado sistema e valorizando um outro, esse professor estará argumentando explicitamente.

Para a argumentação ser eficaz, os argumentos devem possuir consistência de raciocínio e de provas. O raciocínio consistente é aquele que se apóia nos princípios da lógica, que não se perde em especulações vãs, no “bate-boca” estéril. As provas, por sua vez, servem para reforçar os argumentos. Os tipos mais comuns de provas são: os fatos-exemplos, os dados estatísticos e o testemunho.

Leia os trechos abaixo que fazem parte da entrevista concedida à Revista Veja ( 26.4.2000) pela psicóloga Ana Bock, que é presidente do Conselho Federal de Psicologia e autora da resolução que proíbe os psicólogos brasileiros de tratar a homossexualidade como doença:

Fragmento 1:
" Veja ­ A senhora acredita que, de maneira geral, o diálogo entre os gays e a sociedade está melhor? Ana- Hoje há movimentos organizados , como o Grupo Gay da Bahia, que tem certo reconhecimento social, pronuncia-se e é ouvido. Acho que houve um avanço, mas ainda temos muito o que percorrer. Ainda estamos em um momento em que é necessário que os homossexuais se organizem para poder fazer sua defesa."

Fragmento 2:
" Veja- De que forma os psicólogos podem ajudar o homossexual a viver melhor? Ana- Podem ajudar a reduzir o sofrimento psíquico provocado por questões cotidianas, como a rejeição e o preconceito. Quanto mais alguém entende seu lugar na sociedade, mais é capaz de enfrentar as dificuldades. Qualquer um pode se colocar nesse lugar, não só os homossexuais. Tem gente que sofre porque é negro, tem gente que sofre porque é mulher, porque é baixinho, alto demais, porque é feio. Há muitos casos de sofrimento de pessoas que são bonitas demais e se vêem sempre como objeto de desejo, sem construir relações afetivas adequadas. É engano pensar que só sofre quem faz escolhas difíceis ou é feio."

O trecho que você leu pertence a uma entrevista que fala exclusivamente sobre homossexualidade. Você escreverá agora, no entanto, sobre preconceito, a mais terrível de todas as marcas ou intolerâncias humanas. Você acredita que existam ainda, em nossa sociedade, preconceitos contra as criaturas humanas? Por quê isso ocorre? Disserte sobre isso e opine livremente. Treine sua dissertação.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

BARBARIDADES DA Língua Pátria:

=> A SELEÇÃO BRASILEIRA PERDEU ''DOS" ESTADOS UNIDOS. TODOS FICARAM TRISTES...

  • E nós também, e duplamente: com a perda e com a inadequação linguística.
  • Prezado estudante, quer uma dica?!?
  • Verifique o verbo perder. Quem perde, perde para alguém, e não de alguém.
O CORRETO É: A seleção brasileira perdeu para os Estados Unidos.

domingo, 25 de outubro de 2009

DICAS ESPERTAS DE REDAÇÃO : O BCCCV informa:

==> PARA TER SUCESSO EM REDAÇÃO, torna-se necessário fazer (ESQUEMA DE TEXTOS, i. é, COPIAR MUITO E RESUMIR BASTANTE. Ah! Um dia sim e o outro também!

Resumir Texto

Ler não é apenas passar os olhos no texto. É preciso saber tirar dele o que é mais importante, facilitando o trabalho da memória. Saber resumir as ideias expressas em um texto não é difícil. Resumir um texto é reproduzir com poucas palavras aquilo que o autor disse.
Para se realizar um bom resumo, são necessárias algumas recomendações:


1. Ler todo o texto para descobrir do que se trata.

2. Reler uma ou mais vezes, sublinhando frases ou palavras importantes. Isto ajuda a identificar.

3. Distinguir os exemplos ou detalhes das ideias principais.

4. Observar as palavras que fazem a ligação entre as diferentes ideias do texto, também chamadas de conectivos: "por causa de", "assim sendo", "além do mais", "pois", "em decorrência de", "por outro lado", "da mesma forma".

5. Fazer o resumo de cada parágrafo, porque cada um encerra uma ideia diferente.

6. Ler os parágrafos resumidos e observar se há uma estrutura coerente, isto é, se todas as partes estão bem encadeadas e se formam um todo.

7. Num resumo, não se devem comentar as ideias do autor. Deve-se registrar apenas o que ele escreveu, sem usar expressões como "segundo o autor", "o autor afirmou que".

8. O tamanho do resumo pode variar conforme o tipo de assunto abordado. É recomendável que nunca ultrapasse vinte por cento da extensão do texto original.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

RAPIDINHAS DE PORTUGUÊS:

===> VESTIMENTA OU VESTIÁRIO???


E VOCÊ PREOCUPADA COM O SEU "vestiário"... A FESTA SERÁ REALIZADA HOJE À NOITE E A DÚVIDA EM RELAÇÃO À ESCOLHA DA ROUPA CONTINUA...

  • A dúvida não só continua em relação à roupa, mas em relação ao Português também!
  • Seja elegante na sua vestimenta e na Língua Portuguesa!
VEJA A DIFERENÇA:

  • VESTIÁRIO: Local para trocar de roupa. Existe em clubes, colégios etc.
  • VESTIMENTA: Traje, indumentária, roupa que usamos.
O CORRETO É:
E você preocupada com a sua vestimenta... A festa será realizada hoje à noite e a dúvida em relação à escolha da roupa continua...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

DICAS ESPERTAS DE REDAÇÃO : O BCCCV informa:

O ENEM NÃO MORDE!

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
Dicas do professor Daniel Gatelli, de Português e Redação
"É preciso entender os tipos de linguagens das diversas camadas sociais, dos estados etc. Outra coisa importante é a intenção do texto. Já a redação do Enem é bem diferente da dos vestibulares. A galera precisa apresentar na introdução do texto a solução para o problema. Ela deve respeitar os direitos humanos e a diversidade cultural. Se o tema é a violência, não dá para propor a pena de morte, por exemplo. No desenvolvimento, deve constar a explicação da solução, com um exemplo e fontes externas, como livros, citações, revistas. Tudo isso demonstrando domínio da gramática, coesão e coerência textual. Repetição de palavra é execrada no Enem. A conscientização da importância do lixo reciclado, a questão da integração do indígena, como evitar o êxodo rural e, por último, o desperdício da água são temas possíveis da redação do Enem."

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ESCREVER BEM E SEM PROBLEMAS:

==> VOCÊ FICOU "NO TELEFONE" MAIS DE UMA HORA???

  • Com certeza, não! Estar "no telefone" significa "estar dentro" do telefone.

  • Portanto, quando usamos o telefone, no caso, para falar, devemos dizer:
-> NÃO POSSO IR AGORA, PORQUE ESTOU AO TELEFONE.

-> CORRIGINDO A FRASE: Você ficou ao telefone mais de uma hora?

OBS.: Com o verbo atender ambas as formas são corretas: Atender ao telefone OU atender o telefone.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CONCORDÂNCIA VERBAL: o BCCCV informa...

//> 8. CERCA DE

  • O verbo ser, seguido da expressão cerca de e de um numeral, pode ficar no singular ou ir para o plural (preferir o plural):
EXEMPLOS:
  1. Era cerca de 10 horas.
  2. Eram cerca de 12 horas.
  3. Compulsou-se cerca de dez livros.
  4. Compulsaram-se cerca de dez livros.

//> 9. COM

  • Se os sujeitos forem ligados pela preposição com, o verbo irá para o plural.
EXEMPLO: O editor com o editorador fizeram um acordo.


  • Quando se pretende realçar a ação do primeiro sujeito, o verbo concorda com ele:
EXEMPLO: O editorador com seus colegas conseguiu transformar a apostila em livro.

domingo, 18 de outubro de 2009

CONCORDÂNCIA VERBAL: o BCCCV informa...

6. CADA UM

  • Quando o sujeito é cada um, o verbo fica na terceira pessoa do singular.
EXEMPLOS:
  1. Cada um sabe onde o calo aperta.
  2. Cada um de nós é responsável...
  3. Cada um dos pescadores trouxe o balaio de peixe.

7. CAMPOS

  • Os nomes de cidades, quando exprimem uma unidade, pedem o verbo no singular.
EXEMPLO: Campos é uma cidade fluminense.

DICA ESPERTA BCCCVISTA: redação

Para tirar as dúvidas quanto a aplicação da Técnica de Redação: DISSERTAÇÃO.

REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

A Prova de Redação em Língua Portuguesa tem o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na modalidade escrita da Língua Portuguesa. O candidato deverá produzir texto dissertativo, com extensão mínima de 30 linhas e máxima de 60 linhas, legível, caracterizado pela coerência e coesão, com base em um tema formulado pela banca examinadora. Com a função de motivar o candidato para a redação, despertando idéias e propiciando o enriquecimento de informações, poderá haver, na prova, textos e outros elementos correlacionados ao assunto em questão.

Os critérios de avaliação mais abrangentes referem-se ao desenvolvimento do tema, à observância da apresentação e da estrutura textual e ao domínio da expressão escrita. Em termos restritos, estabelecem-se critérios específicos ligados a cada item.

Lembrete:

Não se esqueça de responder ao questionário socio-cultural para o CESPE.

Cuidado com letras maiúsculas fora da lógica dos Períodos construídos no texto!

A LETRA

A letra pode mostrar a sua personalidade. Existe uma ciência que trata disto é a GRAFOLOGIA.

Para nós o que interessa na Redação é a Estética da escrita e a aplicação da técnica de dissertação:

- Nada de n parecido com r;
- Nada de s parecido com j;
- Nada de j com cara de s ou vice-versa;
- Nada de y com cara de g e vice-versa;
- Nada de m com cara de n;
- Nada de sc com cara de x e vice-versa;
- Nada de t com cara de f;
- Nada de ç com cara de ss;
- Nada de bolinha nos is;
- Nada de h com cara de m maiúsculo;
- Nada de letra maiúscula onde deveria ser minúscula exceto se a norma pedir;
- Nada de rr com cara de m ou vice-versa;
- Procure fazer uma letra manuscrita, a de forma confunde muito, ocupa espaço e não se pode distinguir a CAIXA ALTA da BAIXA;
- Não se perca em detalhes mas escreva com boa grafia (normalmente as moças prezam mais pela boa letra mas podem perder tempo enfeitando muito);
- Não escreva palavras com dúvida de grafia;
- Não acelere o ritmo para acabar logo nem demore demais para não perder tempo;
- Não exceda em reticências, ponto e vírgula, dois pontos e vírgula sem necessidade;
- Não ultrapasse as margens do papel tanto nas laterais quanto no topo e no fim da pauta. Para isto existem as faixas de limite do papel;

O mais importante: Letra com firmeza e segurança, bem nítida, bem clara, média, com ritmo tranquilo e sem correria e bastante estética na redação para facilitar a leitura e a compreensão da estrutura de seus pensamentos e opinião pessoal ou dentro da sugestão do texto apresentado.

Resumindo as últimas dicas, podemos dizer que o ato de escrever exige:

- Um plano articulado e você já aprendeu como fazê-lo;

- Meditação e concentração na formação de ideias. Isto depende do quanto escreveu, atualizou e de sua segurança na dissertação;

- Esquematização da estrutura e você viu muito disto nas dicas;

- Reflexão no entendimento da mensagem (Eu escritor também sou leitor e mais que isto: Sou Examinador e Crítico de meu próprio texto. O meu "Eu" se registra em minha redação pela organização, pela letra e pela lógica de meus pensamentos. Isto já é tema para uma tese de pós-gradução em linguística por sua importância na análise de redações dos vestibulandos;

- Uma escrita legível, proporcional, nem dilatada nem apertada demais, bem limpa sem borrões, com uma velocidade rítmica regular (muitas vezes a turma começa a rabiscar e nada se entende no final), sem muitos ornamentos na letra, com uma pressão forte e segura e sem muita tensão;

- Calma e atenção. Autocontrole e fidelidade ao tema;

- Muito exercício e treino. Análise do texto e compreensão das estruturas gramaticais;

- Determinação em suas exposições e opinião final;

- Capacidade de coordenar suas ideias sem perder a facilidade de expressão;

- Bastante leitura acerca do assunto e concentração no que vai ser redigido;

- Prática de Redação Dissertativa (quanto mais cedo começar a escrever melhor sua integração de estilo que é pessoal e ninguém faz duas redações iguais exatamente pela capacidade dialética de reter informações expondo-as na memória e dispondo-as de maneiras diferentes dentro de sua forma de pensamento);

- Cuidado com a ortografia e as acentuações;

- Atualização dos fatos através de jornais e revistas;

- Ser fiel ao que escreve e sentir segurança (como vocês dizem: "sentir firmeza");

- Conhecimento de suas estruturas e técnicas. Você já teve um despertar sobre este assunto!

- Ideias bem delimitadas com opinião pessoal e bem objetiva (quando exigida) ou de acordo com a análise do texto proposto para afirmar ou negar sua opinião (seu pensamento escrito);

- Seleção e ordenação da ideia central que fortalecerá as acessórias mantendo a unidade da redação;

- Uma redação espontânea e natural que agrade os dois lados da comunicação (vestibulando/examinador) mostrando harmonia e simplicidade na forma estrutural-lógica, prezando pelas normas gramaticais (regências, concordâncias e análise sintática);

- Uma estrutura com equilíbrio na exposição de ideias e regularidade de conjunto;

- Não faça menos que o exigido e nem ultrapasse o máximo de linhas na dissertação da folha de Redação (Para isto você ganha uma folha de rascunho).

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CONCORDÂNCIA VERBAL: o BCCCV informa...

3. AMAZONAS


  • Os nomes de rios, quando exprimem uma unidade, pedem o verbo no singular ( o verbo no singular é decorrência do uso do artigo definido no singular, pois está implícita a palavra rio):
EXEMPLO: O Amazonas é um rio que ultrapassa as fronteiras do Brasil.


4. ASSIM COMO

  • Os sujeitos ligados por assim como pedem o verbo no plural:
EXEMPLO: O sucesso editorial, assim como o sucesso cinematográfico, fogem às explicações racionalistas.


5. BEM COMO

  • Se dois sujeitos vierem ligados por bem como, o verbo concordará com o primeiro sujeito:
EXEMPLO: Este sucesso editorial, bem como os anteriores, é devido à oportunidade do assunto.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

ESCREVER BEM E SEM PROBLEMAS:

==> Vamos tomar "UM CHOPES"? Está quente demais!

  • É preferível sentir calor...
  • Atenção, prezado estudante:
  • "um chopes" é o mesmo que comer "um pastéis"
  • O CORRETO É: "UM CHOPE'', "DOIS CHOPES"...
=> CUIDADO: Existem, ainda, os que escrevem "chopp" e "choppes" -> formas que devem ser evitadas.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

OS DEZ MANDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS: O BCCCV informa.


  1. FALE com as pessoas. Nada há tão agradável e animado quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de "sorrisos amáveis".
  2. SORRIA para as pessoas. Lembre-se que acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.
  3. CHAME as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos ainda é ouvir o seu próprio nome.
  4. SEJA amigo e prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo.
  5. SEJA cordial. Fale e aja com toda sinceridade: Tudo o que você fizer, faça-o com todo o prazer.
  6. INTERESSE-SE sinceramente pelos outros. Lembre-se que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que outros sabem. Seja sinceramente interessado pelos outros.
  7. SEJA generoso em elogiar, cauteloso em criticar. Os líderes elogiam. Sabem enconrajar, dar confiança, e elevar os outros.
  8. SAIBA considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o do outro, e o lado de quem está certo.
  9. PREOCUPE-SE com a opinião dos outros. Três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba elogiar.
  10. PROCURE apresentar um excelente serviço. O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros.

Vozes/Editora Vozes - Silvino José Fritzen