quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DICAS ESPERTAS DE REDAÇÃO: O BCCCV informa.

=>
Noções de Dissertação

Existem dois tipos de dissertação: a dissertação expositiva e a dissertação argumentativa. A primeira tem como objetivo expor, explicar ou interpretar ideias; a segunda procura persuadir o leitor ou ouvinte de que determinada tese deve ser acatada. Na dissertação argumentativa, além disso, tentamos, explicitamente, formar a opinião do leitor ou ouvinte, procurando persuadi-lo de que a razão está conosco.

Observar a estrutura dos textos dissertativos é um bom momento de aprendizagem. Recomenda-se tal exercício aos vestibulandos: ler editoriais e artigos de jornais.

Na dissertação expositiva, podemos explanar sem combater ideias de que discordamos. Por exemplo, um professor de História pode fazer uma explicação sobre os modos de produção, aparentando impessoalidade, sem tentar convencer seus alunos das vantagens e desvantagens deles. Mas, se ao contrário, ele fizer uma explanação com o propósito claro de formar opinião dos seus alunos, mostrando as inconveniências de determinado sistema e valorizando um outro, esse professor estará argumentando explicitamente.

Para a argumentação ser eficaz, os argumentos devem possuir consistência de raciocínio e de provas. O raciocínio consistente é aquele que se apóia nos princípios da lógica, que não se perde em especulações vãs, no “bate-boca” estéril. As provas, por sua vez, servem para reforçar os argumentos. Os tipos mais comuns de provas são: os fatos-exemplos, os dados estatísticos e o testemunho.

Leia os trechos abaixo que fazem parte da entrevista concedida à Revista Veja ( 26.4.2000) pela psicóloga Ana Bock, que é presidente do Conselho Federal de Psicologia e autora da resolução que proíbe os psicólogos brasileiros de tratar a homossexualidade como doença:

Fragmento 1:
" Veja ­ A senhora acredita que, de maneira geral, o diálogo entre os gays e a sociedade está melhor? Ana- Hoje há movimentos organizados , como o Grupo Gay da Bahia, que tem certo reconhecimento social, pronuncia-se e é ouvido. Acho que houve um avanço, mas ainda temos muito o que percorrer. Ainda estamos em um momento em que é necessário que os homossexuais se organizem para poder fazer sua defesa."

Fragmento 2:
" Veja- De que forma os psicólogos podem ajudar o homossexual a viver melhor? Ana- Podem ajudar a reduzir o sofrimento psíquico provocado por questões cotidianas, como a rejeição e o preconceito. Quanto mais alguém entende seu lugar na sociedade, mais é capaz de enfrentar as dificuldades. Qualquer um pode se colocar nesse lugar, não só os homossexuais. Tem gente que sofre porque é negro, tem gente que sofre porque é mulher, porque é baixinho, alto demais, porque é feio. Há muitos casos de sofrimento de pessoas que são bonitas demais e se vêem sempre como objeto de desejo, sem construir relações afetivas adequadas. É engano pensar que só sofre quem faz escolhas difíceis ou é feio."

O trecho que você leu pertence a uma entrevista que fala exclusivamente sobre homossexualidade. Você escreverá agora, no entanto, sobre preconceito, a mais terrível de todas as marcas ou intolerâncias humanas. Você acredita que existam ainda, em nossa sociedade, preconceitos contra as criaturas humanas? Por quê isso ocorre? Disserte sobre isso e opine livremente. Treine sua dissertação.

Nenhum comentário: