quarta-feira, 29 de abril de 2009

OS GARIS'NAT DO BCCCV advertem:

???//> EXTINÇÃO DAS ESPÉCIES:
A extinção de um animal, ou planta
torna-se um BORRÃO onde foram
escritos todos os nomes da natureza.
Não deixe esse caderno tornar-se ilegível.
Não compre nem enjaule
animais silvestres.

domingo, 26 de abril de 2009

RAPIDÍSSIMA DE LÍNGUA PÁTRIA:

===============> VEADO <===========

Seja qual for a acepção em que se empregue essa palavra, devemos grafá-la com e, nunca com i.

Note bem: Viado, é uma excrescência linguística.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

OS GARIS'NAT do BCCCV - Batalhão de Cidadania e Civilidade contra a Violência -> informam:


  • Para se ter uma CIDADE LIMPA E LINDA, precisamos de:
  • RECOLHER DA MENTE TODA VONTADE DE JOGAR lixo fora das "lixeiras".
  • RECOLHER DA MENTE TODA VONTADE DE CORTAR árvores sem repor.
  • RECOLHER DA MENTE TODA VONTADE DE PISAR em gramas.
  • RECOLHER DA MENTE TODA VONTADE DE CUSPIR no chão.
  • RECOLHER DA MENTE TODA VONTADE DE ENTULHAR quintais baldios, igarapés, fundo de quintal, etc.
  • RECOLHER DA MENTE TODA VONTADE DE ESPALHAR papeis, latinhas, embalagens diversas pelas avenidas, ruas e praças.
  • RECOLHER DA MENTE TODA VONTADE DE NÃO ENSACAR CORRETAMENTE os lixos caseiros e de empresas.
  • RECOLHER DA MENTE TODA VONTADE DE QUEBRAR galhinhos de árvores, arrancar folhas e flores de pequenas árvores.
  • RECOLHER DA MENTE TODA VONTADE DE JOGAR animais mortos nos giraus e caixas coletoras.
  • RECOLHER DA MENTE TODA VONTADE DE NÃO AMAR, DE NÃO SER RESPONSÁVEL PELA NATUREZA/MÃE.
(Vozes de alunos(as) GARIS'NAT/2009)

quarta-feira, 22 de abril de 2009

BARBARIDADES DA Língua Pátria:

///> O MESMO //>
  • É comum -> encontrarmos a palavra MESMO sendo empregada para substituir outra palavra.
  • (Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo está parado no andar.)
  • (Relatei o fato ao delegado e o mesmo me disse que iria instaurar um inquérito.)
  • (Várias pessoas reservaram os livros, mas não retiram os mesmos.)
==> ATENÇÃO:
  • NA LINGUAGEM CULTA, MESMO NÃO PODE SER EMPREGADO PARA SUBSTITUIR OUTRA PALAVRA.
  • Portanto, para ficarem corretas, as frases acima deveriam estar assim redigidas:
1. Antes de entrar no elevador, verifique se ele está parado no andar.
2. Relatei o fato ao delegado e ele me disse que iria instaurar um inquérito.
3. Várias pessoas reservaram os livros, mas nãos os retiram.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

ALUNO PERGUNTA -> BCCCV informa:


==================>REPETIR DE ANO.
  • Embora ouvida com muita frequência, essa construção deve ser considerada errada, pois, nesse caso, o verbo repetir é transitivo direto; exige, pois, complemento sem preposição (quem repete, repete alguma coisa).
  • Portanto, deve-se dizer: REPETIR O ANO.
  • Evite a expressão repetir de novo => por se tratar de uma redundância.

domingo, 19 de abril de 2009

RAPIDÍSSIMA DE LÍNGUA PÁTRIA:

===> TINHA CHEGADO ou TINHA CHEGO?
  • O particípio do verbo chegar é chegado.
  • Não existe a forma chego.
  • Só na -> primeira pessoa do presente do singular, que não é o caso.
  • O CERTO É: Meu tio tinha chegado a São Paulo de ônibus.
=> Jogue na lixeira: Ele tinha chego a Rio Branco de carro. (mata qualquer cristão!)

sábado, 18 de abril de 2009

RAPIDINHAS DE PORTUGUÊS:

==> O LOTAÇÃO.

O certo é o lotação. Trata-se do antigo autolotação, veículo que transportava das estações rodoviárias ou ferroviárias um grande número de passageiros com destino mais ou menos semelhante.
  • Nota: A lotação é a quantidade de pessoas.
  • Exemplo: O lotação está com a lotação esgotada.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

PRATELEIRA: LIVROS - Leitura.

"Oh! Bendito o que semeia:
Livros ... livros à mão cheia.
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma.
É germe - que faz a palma.
É chuva - que faz o mar."


(Castro Alves)

-+> O SEBINHO LUTA PELA LEITURA convida você leitor a estimular outro leitor. Se você tem dois livros -> doe, ofereça, empreste, troque.
=> Para quê guardar um livro na estante? Para enfeitar, para empoerar-se ou para relíquia?
RELÍQUIA, SERÁ VER A ALEGRIA DE OUTREM! A Leitura prazerosa é muito importante na vida do ser humano. Faça a tua parte!
  • Comece pelos mais baratos e menos complicados:
  • Exemplos:
  1. Alexandre e Outros Heróis - Graciliano Ramos.
  2. Em Busca do Tesouro de Magritte - Ricardo da Cunha Lima.
  3. Gil no Cosmos - José Cândido de Carvalho.
  4. O Anjo Malaquias - Antonio Hohlfeldt.
  5. Os Meninos da Rua da Praia - Sérgio Caparelli.
  6. O Poço do Visconde - Monteiro Lobato.
  7. Pivete - Henry Correa de Araújo.
  8. Sozinha no Mundo - Marcos Rey.
(Vozes da Leitura do SEBINHO LUTA PELA LEITURA/2009).

quarta-feira, 15 de abril de 2009

DÚVIDA CRUEL!

VOSSO E-MAIL ?

Há pouco tempo [2003] me escreveu um leitor perguntando “como é que afinal se escreve e-mail em português, com hífen ou tudo junto?”
Respondi a ele que em português se escreve “correio eletrônico”. Mas se desejar usar o termo em inglês num texto em língua portuguesa, hifenize – e-mail – pois assim é que se popularizou no Brasil a grafia abreviada da expressão “electronic mail”, embora americanos e ingleses, por comodidade, escrevam geralmente sem hífen: email. Outras palavras relacionadas ao meio eletrônico mantêm o hífen, por exemplo: e-business, e-commerce, e-music.
A tradução literal, como disse, é correio eletrônico, que se aplica à forma de correspondência trocada por meio da internet e à própria mensagem [“Recebi seu e-mail”]. No Brasil a palavra veio a designar também o endereço eletrônico [“Qual é seu e-mail?”]. Neste caso específico, em inglês a palavra email passa a adjetivar o substantivo address (endereço): “I have a new email address”, por exemplo.
Nessa adaptação para o português brasileiro já tem gente pensando que se deveria oficializar a grafia “imeio”, mera transliteração da pronúncia inglesa. Também já houve a tentativa da criação de neologismos como correl e correletro, que não “pegaram”, talvez até por não englobarem a idéia de “endereço eletrônico”. Uma possibilidade de uso simplificado e nativo seria adotar três formas distintas: correio-e, end-e e mensagem mesmo.
Enquanto isso, informa-nos Joilson Leal, de Belo Horizonte/MG, que “no serviço público, temos alguns documentos que são confeccionados e enviados aos chefes de setores com a seguinte estrutura:
Do Sr. Paulo P. P.
Ao Sr. Chefe do Setor de Compras
I – Encaminho-vos os seguintes documentos para serem analisados...
II – Outrossim, informo-vos que tudo foi conferido e...
“Ao usar ‘informo-vos e encaminho-vos’, não estarei dizendo o mesmo que ‘informo a vocês’ e ‘encaminho a vocês’? No caso, não estarei referindo-me a mais de um chefe?”

O problema não é exatamente o singular ou plural, um chefe ou dois, pois o pronome vós também pode ser empregado para uma só pessoa (ver Não Tropece na Língua 143 – Reflexões sobre vós). A incorreção está no uso do pronome “vos” [encaminho-vos, informo-vos] para um destinatário que não deve ser chamado de “vós”, mas de Vossa Senhoria ou Vossa Excelência, os pronomes de tratamento mais comumente usados na correspondência oficial e que pertencem à 3ª pessoa.

O mesmo acontece com o possessivo de 2ª pessoa "vosso(a)", que é incompativel com V. Sa. e V. Exa.
A confusão pode se justificar pela proximidade do pronome "vossa" que ali se vê, mas sou obrigada a dizer brincando que "uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa".

Use, portanto, os pronomes “lhe, o, a, seu, sua” com Vossa Senhoria/ V. Sa. e Vossa Excelência/ V. Exa. (e respectivos plurais) que sua redação estará precisa e correta:
Encaminho os relatórios para sua apreciação.
Informo-lhe que todas as suas propostas foram aprovadas.
Pedimos que V. Sa. nos dê conhecimento de seu plano de ação.
Solicito a V. Exas. que se dirijam a seus lugares.
(Vozes de Não Tropece Na Língua)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

CÉREBRO ESPERTO!

  • De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa.
=> E ainda tem pessoas que usam pouco! Desperdício! O nosso cérebro é esperto! Aproveite para usá-lo mais e melhor!

(Vozes/Almanaque Santo Antônio)

O MINISTÉRIO DA SAÚDE GERAL DO BCCCV e da Escola ALCIMAR LEITÃO informa:

===> O QUE CAUSA O ESPIRRO?
  • "É um mecanismo de defesa, uma forma de o organismo liberar bactérias e vírus alojados nas vias respiratórias, especialmente no nariz, limpando-o". Explica o pneumologista Clystenes Odyr Silva. Não tente impedir o espirro e jamais bloqueie o nariz para evitar fazer barulho. A velocidade do espirro pode ser de 160km/h; ao tampar nariz, a pressão é transmitida para um canal do ouvido e corre-se o risco de ter-se o tímpano rompido.

domingo, 12 de abril de 2009

PRATELEIRA: LIVROS - LEITURA.

==> "É preciso distinguir o que leio por gosto e o que devo ler por dever de estudante. Por gosto, sou livre. Posso escolher obras e autores ao meu bel-prazer. Quanto ao dever de estudante, não posso fugir. Principalmente no que diz respeito ao passado de nossa Literatura." (Renildo Ferreira)

==>Se você estudante ainda não adquiriu o hábito de ler com prazer -, comece agora! LEIA livros mais fáceis, por exemplo, indicados para 6ª, 7ª, 8ª em diante...
==> PROCURE CONHECÊ-LOS:
  1. A Grande Decisão -Álvaro Cardoso Gomes.
  2. Menino de Asas - Homero Homem.
  3. Meninos sem Pátria - Luiz Puntel.
  4. O Mistério dos Morros Dourados - Francisco Marins.
  5. O Passado Esteve Aqui - Stella Carr.
  6. O Tesouro de Ana - Mirna Pinsky.
  7. Pro que Der e Vier. Diana Noronha.
  8. Quebra-Quebra - Sérgio Caparelli.
==> Para você adquirir prazer na LEITURA, faça o seguinte:
  • Imagine um encontro com a personagem principal do livro que você leu e registre-o por escrito.
  • É uma conversa em que ela fala da sua personalidade e da história do livro.
  • Muitas respostas para o que você perguntar não estarão na obra lida.
  • Você deduz, ao longo da leitura, o que a personagem responderia.
BOA LEITURA!
(Informação do SEBINHO luta PELA LEITURA/2009 do BCCCV).

sexta-feira, 10 de abril de 2009

ESTUDAR LITERATURA NÃO É MOLE:

A LITERATURA NA ESCOLA.

.. Ensinar Literatura constitui-se tarefa árdua. Isso se justifica pela natureza artística das obras literárias que, em princípio, deveriam estar à disposição do deleite do espírito, do ludismo, do prazer. Nutriente fundamental da alma humana, porque expressão de subjetividades, de realidades virtuais, de mitos, não há como sair atrás de fórmulas a utilizar em sala de aula. Tal empresa pode ser uma das grandes responsáveis pelo fracasso do Ensino da Literatura nos bancos escolares.

*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*

Associar o lúdico, o prazeroso à obrigação aproxima-se do dilema do homem barroco que buscava conciliar o inconciliável. E não é à toa que os professores se frustram com os resultados de tarefas que solicitam após a leitura de obras literárias. Também não é à toa que muitos alunos têm aversão a tais atividades, o que vem em desabono a todas as campanhas feitas em prol da formação de leitores, fator indispensável à construção da cidadania de um povo. Já não surpreendem os educadores atitudes de alunos que leem apenas a “orelha” do livro, ou o início e o fim da obra, ou mesmo copiam o que outros colegas, muitas vezes de anos anteriores, entregaram sobre o mesmo texto.

PROJETO DE ENSINO: Será possível vislumbrar saídas para que a Literatura ocupe um lugar privilegiado na escola no sentido de sensibilizar o espírito humano em contraposição ao bem armado jogo do faz-de-conta? Será possível pensar a Literatura nos bancos escolares como força capaz de provocar o aprimoramento e a evolução do homem em suas potencialidades? Será possível pensar que a Literatura, com todo o seu potencial humano, possa, instalada na instituição escolar, promover o grande sonho do educador espanhol, Francisco Ferrer: “Queremos homens capazes de evoluir sem cessar, capazes de destruir no bom sentido, de renovar incessantemente a sociedade, de se renovarem a eles próprios, homens cuja independência intelectual será a maior força que nunca hão de estar presos a nada; sempre prontos a aceitar o que é melhor, felizes com o triunfo das idéias novas, aspirando viver vidas múltiplas, numa só vida”.

BCCCV/Soldados da Língua Pátria –

VIVER A PÁSCOA:

PÁSCOA TYSUNAME:

  • Quando alguém está unido com Cristo,
  • é uma nova pessoa; acabou-se o velho, e o que é NOVO já veio.
  • Tudo isso é feito por Deus, que, por meio de Cristo,
  • nos transforma de inimigos em amigos Dele.
  • E Deus nos dá a tarefa de fazer que os outros sejam também amigos Dele.
  • A nossa mensagem é esta:
  • Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e,
  • por meio de Cristo, ele está fazendo que eles
  • sejam seus amigos.
(II Co 5:17-19a)

quarta-feira, 8 de abril de 2009

SOBRE CONCORDÂNCIA: o BCCCV informa.

===> O verbo SER concorda com o número das horas.
==> Devemos dizer: Que horas são?
===> E a resposta será: São 9 horas. São 21 horas. É uma hora.
===> O verbo fica no singular apenas neste caso: Que hora é? A resposta pode ser: É 1 hora, 59 minutos e 59 segundos. Passado um segundo, o verbo passa a concordar com o número 2: São duas horas.

NOTE BEM: A forma adequada de abreviar horas, minutos e segundos é: h, min e s, sempre com letra minúscula, sem ponto nem plural. Tais formas são símbolos universais, não são abreviaturas só da Língua Portuguesa.
  • Portanto, escreva:
  1. São 2 h agora.
  2. São 3 h e 15 min neste momento.
  3. São 4 h, 15 min e 30 s exatos.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

DICAS ESPERTAS DE REDAÇÃO: O BCCCV informa.

===> Ao fazer uma redação um pouco mais difícil, parece que as idéias não surgem e falta motivação. Começamos a pensar em outras coisas e, então, elas não surgem mesmo.
===> Nesses casos, você deve ficar concentrado.
===> Procure não olhar para os lados, não conversar nem brincar com pessoa alguma.
===> Risque e rabisque a folha à sua frente.
===> Faça desenhos, escreva palavras soltas, frases. Ás vezes, escrita a primeira frase, as idéias começam a brotar, a se encadear umas às outras, formando um texto.
===> O segredo para "puxar" as idéias, então, é concentrar-se, rabiscar, desenhar, escrever palavras, escrever frases.
===> Depois, organizar as idéias que surgiram e passar a limpo.
---> BOA SORTE!

sábado, 4 de abril de 2009

DICA ESPERTA BCCCVISTA: Vírgula

==> Usamos vírgula para destacar nome de pessoa, animal ou coisa que chamamos ou a que nos referimos.
Exemplos:
  • Professor, posso sair?
  • Minha mesada, pai, já acabou.
  • Olha o bicho, meu filho!
=> Essa vírgula indica mudança na entonação de voz.
=> Observe como varia a entonação nestes exemplos:

  • O menino sai da sala.
  • Menino, sai da sala.
=> Na primeira oração, menino é o núcleo do sujeito.
=> Na segunda, o sujeito é o pronome tu que está subentendido.

REDIRECIONAMENTO LITERÁRIO:

==> Houve época -> por volta de 1850 -> em que alguns romancistas e poetas se inspiraram no índio. Mostraram um índio forte, valente, destemido, um verdadeiro herói. Era o índio, realmente, tudo isso? Hoje, como ele é? O que aconteceu ao herói cantado nas poesias do século passado? Observe como o poeta Gonçalves Dias mostrou o índio brasileiro:

CANÇÃO DO TAMOIO (Natalícia)

I
Não chores, meu filho;
não chores, que a vida
é luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
que os fracos abate,
que os fortes, os bravos,
só pode exaltar.


II
Um dia vivemos!
O homem que é forte
não teme da morte;
só teme da morte;
só teme fugir;
no arco que entesa
tem certa uma presa,
quer seja tapuia,
Condor ou tapir.


III
O forte, o cobarde
Seus feitos inveja
De o ver na peleja
Garboso e feroz;
E os tímidos velhos
Nos graves conselhos,
Curvadas as frontes,
Escutam-lhe a voz!

IV
Domina, se vive;
se morre, descansa
dos seus na lembrança,
na voz do porvir.
Não cures da vida!
Sê bravo, sê forte!
Não fujas da morte,
que a morte há de vir!


V
E pois que és meu filho,
Meus brios reveste;
Tamaio nasceste,
Valente serás,
Sê duro guerreiro,
robusto, fragueiro,
Brasão dos tamoios
na guerra e na paz.


VI
Teu grito de guerra
retumbe aos ouvidos
D'imigos transidos
Por vil comoção;
E tremam d'ouvi-lo
Pior que o sibilo
Das setas ligeiras,
pior que o trovão.


VII
E a mãe nessas tabas,
querendo calados
os filhos criados
na lei do terror;
teu nome lhes diga,
que a gente inimiga
talvez não escute
sem pranto, sem dor!


VIII
Porém se a fortuna,
Traindo teus passos,
Te arroja nos laços
Do imigo falaz!
Na última hora
teus feitos memora,
tranquilo nos gestos,
impávido, audaz.


IX
E cai como o tronco
do raio tocado,
partido, rojado
por larga extensão;
assim morre o forte!
No passo da morte
triunfa, conquista
mais alto brasão.


X
As armas ensaia,
penetra na vida:
pesada ou querida,
Viver é lutar.
Se o duro combate
os fracos abate,
aos fortes, aos bravos,
só pode exaltar.

DADOS SOBRE O AUTOR:
Antônio Gonçalves Dias -> nasceu em 1823 no Maranhão. Jovem ainda foi para Portugal estudar Direito. Voltando ao Brasil em 1845 obteve a proteção imperial, ocupando cargos de importância. Morreu num naufrágio em 1864. Suas obras poéticas falam sobre o índio, a Natureza, a Pátria e o amor. Deixou os livros: Primeiros Cantos, Segundos Cantos, Sextilhas de Frei Antão, Últimos Cantos. Escreveu também o Dicionário de Língua Tupi e o Vocabulário da Língua Geral Usada no Alto Amazonas.







sexta-feira, 3 de abril de 2009

DIMINUTIVOS EM DESTAQUE: O BCCCV informa.

==> A seguir, alguns diminutivos que merecem destaque:
  • Animal = animalejo
  • Astro = asteróide
  • Bandeira = bandeirola
  • Barba = barbicha
  • Bastão = bastonete
  • Burro = burrico
  • Câmara = camarim
  • Casa = casebre
  • Chuva = chuvisco
  • Cruz = cruzeta
  • Espada = espadim
  • Estátua = estatueta
  • Farol = farolete
  • Fio = filete
  • Flauta = flautim
  • Frango = frangote
  • Galo = galispo
  • Guerra = guerrilha
  • Ilha = ilhota
  • laje = lajota
  • Lugar = lugarejo
  • Palácio = palacete
  • Papel = papelucho
  • Ponte = pontilhão
  • Rio = riacho
  • Rua = ruela
  • Sala = saleta
  • Sino = sineta
  • Vagão = vagonete
  • Verão = veranico
  • Via - viela
  • vila = vilarejo.