segunda-feira, 2 de março de 2009

FORMA DE APRENDER: Ouvir melhor!

  • Provavelmente, a comunicação é a habilidade mais importante em nossa vida. Passamos a maior parte do tempo nos comunicando com alguém usando quatro formas básicas: falar, escrever, ler e ouvir. No entanto, embora passemos anos de nossas vidas aprendendo a ler, a escrever e a falar, a habilidade de ouvir fica esquecida. Senão vejamos: que treinamento ou educação você teve que o preparasse para ouvir de forma a compreender de maneira profunda uma outra pessoa?
  • No máximo, o que aprendemos é que ouvir é uma forma de atenção e cortesia para com os outros. Entretanto a maioria das pessoas esquece que o ato de ouvir traz consigo sempre uma oportunidade para aprender. E, quem ouve bem, sempre aprende.
  • Se você quer interagir eficazmente com outras pessoas e influenciá-las -> seus pais, seus colegas, sua namorada ou namorado, seus irmãos, seus professores -> você precisa antes de mais nada entendê-las. Isso começa com o sentido físico da audição, e continua com o sentido psicológico, que permite realmente compreender o outro. Pessoas de sucesso -> líderes políticos, empresariais, artistas, esportistas -> têm, em geral, uma capacidade bastante desenvolvida de ouvir e compreender as outras pessoas. Isso é verdade até para grandes grupos de pessoas. Lee Iacoca, um famoso executivo americano, afirma que saber ouvir é o que distingue as "grandes empresas das empresas medíocres." E, ainda "saber ouvir" pode ter um impacto muito grande em nossa vida pessoal e estudantil.
  • Quando você "ouve" realmente, cria uma enorme vantagem em várias habilidades interessantes como por exemplo, fazer amigos, conhecer lugares, ser reconhecido e dividir idéias.
  • Sabendo ouvir, você melhora seu desempenho, obtém informações novas, que o auxiliam a fazer melhor aquilo que já faz (estudar, trabalhar, comunicar-se). Quem sabe ouvir, fala melhor. Quem ouve atentamente dispõe da melhor informação, sempre economiza tempo e reflexão nos estudos, e, ainda, consegue perceber como sua mensagem está sendo percebida pelos outros.
(Vozes/Coleção Fazendo Futuro).

Nenhum comentário: