Diariamente, somos bombardeados por notícias que tratam das crises econômica e política que assolam o Brasil. No entanto, há uma outra crise mais grave e urgente do que essas e que precisa de uma atenção maior de todos os setores da sociedade para ser superada: a da Educação.

Em recente entrevista à Revista Época, o economista-chefe do Instituto Ayrton Senna, Ricardo Paes de Barros, trata com maestria sobre este tema essencial ao País. Afinal, como disse em meu texto anterior, uma educação de qualidade e com equidade é fundamental para que a gente possa estabelecer uma economia competitiva, uma sociedade justa e uma democracia sólida.

É absurdo que o aprendizado de uma criança esteja condicionado ao lugar em que ela vive. O sistema educacional brasileiro permite que isso tenha um impacto gigantesco no aprendizado do aluno. Isso é uma fonte de desigualdade de oportunidade absurda, que alimentará uma desigualdade ainda maior no futuro”, ele afirma.

Na entrevista, Paes de Barros também deixa clara a importância de se trabalhar com metas e objetivos claros em educação. Afinal, todos os dias olhamos para a subida e queda do dólar, o avanço e recuo do PIB e acompanhamos a popularidade dos nossos governantes. Mas, por que não fazemos o mesmo com a Educação?

Sobre este tema, a declaração do economista é enfática. “Se pedirem 10% do PIB para mexer na educação, acho que a sociedade brasileira deve dar. Mas deve dar sob a condição de garantir que a situação mudará, com um plano sério, bem explicado, com metas”. 

Ricardo Paes de Barros é um dos economistas mais respeitados do Brasil e esteve a frente de políticas de combate à pobreza nos últimos anos, tendo feito parte das equipes dos presidentes Fernando Henrique, Lula e Dilma. Neste ano, se juntou ao time do Instituto Ayrton Senna para pensar em políticas públicas voltadas para melhorar a educação.

Recomendo que todos leiam a entrevista dele para a Época, disponível na íntegra no site da revista http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2015/08/ricardo-paes-de-barros-crise-da-educacao-e-mais-grave-do-que-da-pobreza.html. Vale a pena para entender o quanto a falta de uma educação de qualidade para todos nos impede de ser um País melhor, mais justo, com mais produtividade e mais democrático.