domingo, 30 de agosto de 2009

RAPIDÍSSIMA DE LÍNGUA PÁTRIA:

===> O ESTEPE ( O PNEU)

  • AQUELE PNEU SOBRESSALENTE QUE SE GUARDA NO PORTA-MALAS DO CARRO É MASCULINO: O estepe.

sábado, 29 de agosto de 2009

RAPIDINHAS DE PORTUGUÊS:

=> ISSO É "PERDA DE TEMPO" ou "ISSO É PERCA DE TEMPO"?

  • A FRASE CORRETA é: Isso é perda de tempo.
  • A palavra perda é aqui um substantivo.
  • A forma perca existe, mas é o presente do subjuntivo do verbo perder: que eu perca, que tu percas, que ele perca, que nós percamos, que vós percais, que eles percam.
=> EXEMPLOs:
  • Ele não quer que eu perca o prazo.
  • O amigo não quer que eu perca horas preciosas arrumando os arquivos velhos do trabalho.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

BARBARIDADES DA Língua Pátria:

FLEXIONE CERTO

  • ÓCULO/ÓCULOS => Lente com haste que serve para correção visual.
  • Forma mais usada: óculos
  • EXEMPLO CORRETO: Os óculos são velhos.
INCORRETO: Meus óculos é velho. Ou -> Meu óculos é velho.

LOGO: UM ÓCULO, OUTRO ÓCULO = OS MEUS ÓCULOS.

ESTA PALAVRA SÓ EXISTE NO PLURAL, porque cada uma das lentes é um óculo.
Como essa armação supõe "dois óculos" (um à esquerda, outro à direita), então o conjunto só pode ser chamado de os óculos. Quem diz o meu óculos também deveria dizer, por exemplo, a minha luvas.

Nota: Aqui no Brasil, é comum as pessoas dizerem, erroneamente, o óculos, este óculos, esqueci meu óculos, etc.
Nota: O óculo (singular) é uma luneta.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

DICAS ESPERTAS DE REDAÇÃO: O BCCCV informa.

Orientação para Elaborar uma Dissertação

  • Seu texto deve apresentar tese, desenvolvimento (exposição/argumentação) e conclusão.
  • Não se inclua na redação, não cite fatos de sua vida particular, nem utilize a 1ª pessoa do plural.
    Seu texto pode ser expositivo ou argumentativo (ou ainda expositivo e argumentativo). Ideias bem desenvolvidas, bem fundamentadas.
  • Redija na 1ª pessoa do singular ou do plural, ou fundamentadas. Evite que seu texto expositivo ou argumentativo seja uma sequência de afirmações vagas, sem justificativa, evidências ou exemplificação..
  • Atente para as expressões vagas ou significado amplo e sua adequada contextualização. Ex.: conceitos como “certo”, “errado”, “democracia”, “justiça”, “liberdade”, “felicidade” etc.
  • Evite expressões como “belo”, “bom”, “mau”, “incrível”, “péssimo”, “triste”,“pobre”, “rico” etc.; são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos.
  • Fuja do lugar-comum, frases feitas e expressões cristalizadas: “a pureza das crianças”, “a sabedoria dos velhos”. A palavra “coisa”, gírias e vícios da linguagem oral devem ser evitados, bem como o uso de “etc.” e as abreviações.
  • Não se usam entre aspas palavras estrangeiras com correspondência na língua portuguesa: hippie, status, dark, punk, laser, chips etc.
  • Não construa frases embromatórias. Verifique se as palavras empregadas são fundamentais e informativas.
  • Observe se não há repetição de ideias, falta de clareza, construções sem nexo (conjunções mal empregadas), falta de concatenação de ideias nas frases e nos parágrafos entre si, divagação ou fuga ao tema proposto.
  • Caso você tenha feito uma pergunta na tese ou no corpo do texto, verifique se a argumentação responde à pergunta. Se você eventualmente encerrar o texto com uma interrogação, esta pode estar corretamente empregada desde que a argumentação responda à questão. Se o texto for vago, a interrogação será retórica e vazia.
  • Verifique se os argumentos são convincentes: fatos notórios ou históricos, conhecimentos geográficos, cifras aproximadas, pesquisas e informações adquiridas através de leituras e fontes culturais diversas.
  • Se considerarmos que a redação apresenta entre 20 e 30 linhas, cada parágrafo pode ser desenvolvido entre 3 e 6 linhas. Você deve ser flexível nesse número, em razão do tamanho da letra ou da continuidade de raciocínio elaborado. Observe no seu texto os parágrafos prolixos ou muito curtos, bem corno os períodos muito fragmentados, que resultam numa construção primária.

Segue modelo

TEMA: “DENÚNCIAS, ESCÂNDALOS, CASOS ILÍCITOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE... ISSO É O QUE OCORRE NO BRASIL HOJE.”

Uma nova ordem

Nunca foi tão importante no País uma cruzada pela moralidade. As denúncias que se sucedem, os escândalos que se multiplicam, os casos ilícitos que ocorrem em diversos níveis da administração pública exibem, de forma veemente, a profunda crise moral por que passa o País.

O povo se afasta cada vez mais dos políticos, como se estes fossem símbolos de todos os males. As instituições normativas, que fundamentam o sistema democrático, caem em descrédito. Os governantes, eleitos pela expressão do voto, também engrossam a caldeira da descrença e, frágeis, acabam comprometendo seus programas de gestão.

Para complicar, ainda estamos no meio de uma recessão que tem jogado milhares de trabalhadores na rua, ampliando os bolsões de insatisfação e amargura.

Não é de estranhar que parcelas imensas do eleitorado, em protesto contra o que veem e sentem, procurem manifestar sua posição com o voto nulo, a abstenção ou o voto em branco. Convenhamos, nenhuma democracia floresce dessa maneira.

A atitude de inércia e apatia dos homens que têm responsabilidade pública os condenará ao castigo da história. É possível fazer-se algo, de imediato, que possa acender uma pequena chama de esperança.

O Brasil dos grandes valores, das grandes ideias, da fé e da crença, da esperança e do futuro necessita, urgentemente da ação solidária, tanto das autoridades quanto do cidadão comum, para instaurar uma nova ordem na ética e na moral.

Carlos Apolinário, adaptado

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

GOL DE LÍNGUA PÁTRIA VI - DO BCCCV:

  • BATIDA PREVISÍVEL
  • "Se o motorista não pára o carro, atropelava o pedestre."
  • Com certeza! Escrevendo assim, então, a batida seria mais feia, ainda.
  • OBSERVE: Não se usa mais o acento diferencial.

  • Ele foi mantido apenas nos seguintes casos:
  1. VERBO Pôr/Por (PREPOSIÇÃO) - O motorista precisa pôr o cinto de segurança por respeito à Lei.
  2. VERBOS TER/VIR (e seus derivados) - para diferenciar o singular do plural:
- O motorista tem obrigação de respeitar a lei do trânsito.
- Os motoristas têm obrigação de respeitar a lei do trânsito.
- O pedestre vem correndo pela calçada.
- Os pedestres vêm correndo pela calçada.

PERÍODO CORRETO: Se o motorista não para o carro, atropelava o pedestre.

domingo, 16 de agosto de 2009

DICAS ESPERTAS DE REDAÇÃO: O BCCCV informa.

  • Agora é a REDAÇÃO. Você está preparado ? Seguem algumas dicas, mas lembre-se: nada substitui a prática da escrita !

1. A banca examinadora pode apresentar propostas textuais, pictóricas, diretas ou híbridas: imagem, textos e tema. Leia primeiro o tema direto, antes de começar a leitura dos textos da coletânea.

2. Os temas mais prováveis são aqueles relacionados a atualidades. De qualquer forma, é necessário ler jornais, revistas, saber quais são as notícias diárias. Não seja alienado!

3. Procure relacionar ideias sobre o tema a ser abordado. Até mesmo as mais "estranhas" podem ser úteis no processo criativo. Podemos denominar essa ação como BRAINSTORM.

4. Tente imaginar como será seu texto, quantos parágrafos você escreverá, quais argumentos quer utilizar como subsídio para demonstrar sua tese. Elabore sua Estratégia.

5. Faça rascunho, sempre que possível, ou seja, sempre que o tempo permitir. Reserve 1 hora e 20 minutos para ler a proposta, refletir, escrever o rascunho, reler seu texto e passá-lo a limpo.

6. Lembre-se que, se o tipo de texto solicitado for dissertativo-argumentativo, exige um posicionamento do candidato frente à situação-problema.

7. Ser radical na Redação não é o melhor caminho para uma boa argumentação nos exames vestibulares.

8. Adotar um posicionamento claro, embasado através da argumentação, sem usar o discurso vazio, é o mais aconselhável.

9. Cuidado com bolotas, com o "A" egípcio, com asteriscos e outras marcas. Elas podem levar sua prova à anulação.

10. Utilize CANETA COM TINTA PRETA, PRETA, PRETA… e se não tiver CANETA COM TINTA PRETA, use CANETA COM TINTA PRETA.

11. Última e mais importante dica: Redação significa praticar a escrita, escrever bastante, errar bastante (e depois acertar), treinar. Se você não fizer as redações, dica nenhuma irá salvá-lo na hora do Vestibular.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

GOL DE LÍNGUA PÁTRIA V - DO BCCCV:

=> MENINA COMPLEXIDA

  • "A adolescente sempre teve problemas de auto-estima."
  • Em casos como autoestima o hífen cai. A autoestima da adolescente é que não deveria cair.
  • OBSERVE: Só é usado o hífen quando a vogal que termina o prefixo for a mesma que inicia o segundo elemento.
  • EXEMPLO: A inferioridade é uma auto-ofensa.
  • FRASE CORRETA: A adolescente sempre teve problemas de autoestima.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

BARBARIDADES DA Língua Pátria:

  • ELA ESTÁ TODA VAIDOSA COM SEU NAMORADO NOVO E DIZ:

- Ele é um "proeminente" profissional!


  • Não queremos estragar a empolgação da moça, mas o emprego da expressão descaracterizou o seu ilustre namorado.
  • Veja, prezado estudante e leitor, temos proeminente e preeminente.
  • Proeminente significa saliente, que sobressai, superior no aspecto físico.
  • Ex.: barriga proeminente, olhos proeminentes...
  • Preeminente indica notável, célebre, nobre, distinto, ilustre.
  • Ex.: Professor preeminente, jornalista preeminente, profissional preeminente...

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

RAPIDINHAS DE PORTUGUÊS:


==> E AGORA: "pus ou puz" e "quis ou quiz"?

  • Atenção, prezado estudante, nunca use "z" quando escrever qualquer das formas dos verbos querer e pôr (e derivados deste último). Use "s".


  • A FORMA CORRETA é QUIS e PUS.

  • Veja alguns exemplos corretos dos verbos querer e pôr: eu quis, eu pus, eles quiseram, elas puseram, se eu quisesse, ele compôs, nós propusemos, se você quiser...

domingo, 9 de agosto de 2009

BARBARIDADES DA Língua Pátria:

==> CRIANÇAS E MAIS CRIANÇAS...DIZEM QUE SÓ TRAZEM ALEGRIAS!!!
MARIA VAI
"DAR A LUZ"...


  • Sem o acento grave (indicativo de que houve crase) poderá ocorrer um apagão!!!
  • Prezado estudante e leitor, existem outras regras sobre crase. No momento, estudaremos esta:

  • DAR À LUZ -> É A FORMA CORRETA.
  • Significa dar (um filho) à luz, oferecer um filho, que estava na escuridão do ventre, à luz, para a luz.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

DICA ESPERTA BCCCVISTA: ESTÉTICA NA REDAÇÃO.

Lembre-se sempre que, ao formar um Plano de Trabalho para escrever sua redação, você deve visualizar também a sua ESTÉTICA:

  • Nunca comece uma redação com períodos longos. Basta fazer uma frase-núcleo que será a sua ideia geral a ser desenvolvida nos parágrafos que se seguirão.

  • Nunca coloque uma expressão que desconheça, pois o erro de ortografia e acentuação é o que mais tira pontos em uma redação.

  • Nunca coloque hífen onde não é necessário como em penta-campeão ou separação de sílabas erroneamente como ca-rro (isto só acontece em espanhol e estamos escrevendo na língua portuguesa).

  • Nunca use gírias na redação, pois a dissertação é a explicação racional do que será desenvolvido e uma gíria pode cortar totalmente a sequência do desenvolvimento, além de ofender a norma culta da Língua Portuguesa.

  • Nunca esquecer dos pingos nos "is" e nos "js" (erro de pontuação).

  • Nunca coloque vírgulas onde não são necessárias (o que tem de erro de pontuação !).

  • Nunca entregue uma redação sem verificar a separação silábica das palavras.

  • Nunca comece a escrever sem estruturar o que passará para o papel.

  • Tenha calma na hora de dissertar e sempre volte à frase-núcleo para orientar seus argumentos.

  • Verifique sempre a ESTÉTICA: Parágrafo, acentuação, vocabulário, separação silábica e principalmente a PONTUAÇÃO que é a maior dificuldade de quem escreve e a maioria acha que é tão fácil pontuar.

  • Respeite as margens do papel e procure sempre fazer uma letra constante sem diminuir a letra no final da redação para ganhar mais espaço ou aumentar para preencher espaço.

  • A letra tem de ser visível e compreensível para quem lê.

  • Prepare sempre um esquema lógico em cima da estrutura intrínseca e extrínseca.

  • Não inicie nem termine uma redação com expressões do tipo: "... Eu acho... Parece ser... Acredito mesmo... Quem sabe..." mostra dúvidas em seus argumentos anteriores.

  • Cuidado com "superlativos criativos" do tipo: "... mesmamente... apenasmente." . E de "neologismos incultos" do tipo: "...imexível... inconstitucionalizável...".

terça-feira, 4 de agosto de 2009

FALAR E ESCREVER BEM SEM PROBLEMAS:

==> ELA "VAI ESTAR ENVIANDO" o e-mail agora.

  • => Espera-se que o conteúdo do e-mail seja menos extenso que a frase!

  • => Algumas pessoas usam o que chamam de "GERUNDISMO" ou "ENDORREIA".

  • => Não há necessidade de usar essa construção com o gerúndio (verbos "terminados" em ando, endo, indo).

  • => O CORRETO É: ELA ENVIARÁ O E-MAIL AGORA.

  • DICA: Falar de maneira rebuscada não é a mesma coisa que falar bem, muito menos, escrever bem!

domingo, 2 de agosto de 2009

0S DEZ ERROS MAIS IMPORTANTES EM REDAÇÃO DE VESTIBULARES...

  • Há alguns equívocos muito comuns em redações e, por este motivo, estão no patamar dos mais cometidos. Isso ocorre apenas por falta de conhecimento, portanto, uma vez informados, os estudantes não voltam a cometê-los.

  • Vejamos, então, os 10 erros mais cometidos em redação: (não estão por ordem de importância)


1. “Fazem dez anos que não vemos tantas mudanças”. O verbo “fazer” no sentido temporal, de tempo decorrido ou de fenômenos atmosféricos é impessoal, ou seja, fica no singular: Faz dez anos... Faz muito frio...



2. “Houveram muitas passeatas nesta semana em prol da igualdade racial.” O verbo haver acompanha o mesmo raciocínio do verbo “fazer”, citado acima. No sentido de existir ou na ideia de tempo decorrido, o verbo haver é impessoal: Houve muitas passeatas... Há tempos não o vejo... Havia algumas cadeiras disponíveis.




3. “Para mim escolher, preciso de um tempo.” Na dúvida verifique quem é o sujeito do verbo. No caso, o verbo “escolher” não tem sujeito, pois “mim” não pode ser! O certo seria o pronome “eu”: para eu escolher. A expressão “para mim” só funciona quando é objeto direto: Traga essa folha para mim. Dessa forma, sempre diga e escreva: Para eu fazer, para eu levar, para eu falar, pois o verbo precisa de um sujeito!




4. “Esse assunto fica entre eu e você!” Quando a preposição existe, neste caso “entre”, usa-se o pronome oblíquo. O correto é: entre mim e você ou entre mim e ti. Portanto, use pronome oblíquo tônico (mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, si, eles, elas) após preposição: falava sobre mim, faça por nós, entre mim e você não há problemas, falavam entre si.




5. “Há muito tempo atrás, comprei uma bicicleta.” O verbo “há” tem sentido de tempo passado, logo não há necessidade de adicionar “atrás”. Ou você escolhe um ou outro: Há muito tempo... Tempos atrás... Há dez anos... Dez anos atrás.




6. “Então, pegou ele pela gola.” Quando for necessário que um pronome seja objeto direto (pegou algo: ele), nunca coloque pronome pessoal, opte pelo caso oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes): Pegou-o, avisou-o, apresentei-a, levou-nos, ama-me, leva-nos.




7. Aonde você estava? “Aonde” indica ideia de movimento, enquanto “onde” refere-se somente a lugar. Portanto: Onde você estava? E Aonde nós vamos agora?




8. “A situação vinha de encontro ao que ele desejava.” Se é uma situação que a pessoa desejava, será: ao encontro de, expressão que designa favorecimento, estar de acordo. Já a locução “de encontro a” tem sentido de oposição, de choque: Ele foi de encontro ao poste.





9. “Esse ano vamos fazer diferente.” Se é o ano vigente, então use o pronome “este”, uma vez que indica proximidade: Esta sala de aula, esta semana está sendo ótima, este dia vai ser abençoado, este ano está sendo o melhor de todos, esta noite veremos estrelas.





10. O verbo “adequar” é defectivo, isso quer dizer que não é conjugado de todas as formas. Assim: Isso não se adéqua... Ele não se adéqua... Eu não me adéquo... são orações equivocadas. Outros verbos também passam por este tipo de problema, como: abolir, banir, colorir, demolir, feder, latir. O verbo adequar é correto e usado com mais frequência nos modos infinitivo (adequar) e particípio (adequado).