quinta-feira, 28 de maio de 2009

BARBARIDADES DA Língua Pátria:

1=> POSSO NAMORAR "com" ALGUÉM?
  • Não é recomendável!
  • Quem namora, namora alguém -> não -> COM alguém!
  • Nós brasileiros, preferimos ser mais diretos: namoramos alguém.
  • EXEMPLO: Pedro namora Maria.

2=> VOCÊ JÁ "expulsou para fora" ALGUÉM?
  • "Expulsar para fora" tem excesso de palavras.
  • Expulsar significa pôr fora.
  • EXEMPLOS:
a)- O político foi expulso do partido.
b)- O aluno foi expulso da sala.
c)- Dois jogadores foram expulsos de campo.

LOGO, não diga e nem escreva: O aluno foi expulso para fora de sala. ( É HORRível!)

domingo, 24 de maio de 2009

NA PONTA DA LÍNGUA: respondendo...

1)- Muitas pessoas confundem o uso de onde e aonde. O certo é:
a)- Aonde você vai?
b)- Onde você vai?
c)- Aonde ele está?


2)- Que frase foi construída corretamente?
a)- Fazem 10 anos que aqui cheguei.
b)- Faz 10 anos que aqui cheguei.
c)- Fizeram 10 anos que aqui cheguei.


3)- Na frase -> Todos nós sofreremos com a escassez de água. A palavra escassez significa:
a)- desperdício
b)- poluição
c)- falta


4)- Quantas vezes o hífen aparece em tábua de passar roupa?
a)- três
b)- duas
c)- nenhuma


5)- A palavra anão tem como plural:
a)- anões
b)- anões e anãos
c)- anões, anãos e anães


6)- A palavra correta é:
a)- sombrancelha
b)- sombracelha
c)- sobrancelha


7)- Qual palavra está no diminutivo:
a)- poetastro
b)- livreco
c)- fogaréu


8)- Como se deve dizer: xeróx ou xérox?
a)- Somente xerox.
b)- Xérox
c)- Tanto faz. As duas pronúncias estão corretas.


9)- A forma correta é:
a)- mortandela
b)- mortadela
c)- nenhuma das respostas.


10)- Qual a primeira pessoa do verbo polir, no presente do subjuntivo?
a)- que eu pola
b)- que eu pula
c)- o verbo polir não é conjugado neste tempo

sábado, 23 de maio de 2009

VIOLÊNCIA SEXUAL EM CRIANÇAS:

=> ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS:
  • LIMITAÇÕES NA LINGUAGEM -> cognição e de consciência do ato em si, problemas de concentração, raciocínio lógico.
  • MEDOS CONSTANTES -> de escuro, gritos durante o sono, suores noturnos.
  • BULIMIA, ANOREXIA.
  • TOXICOMANIA, alcoolismo, depressão, tentativas de suicídio.
  • COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS -> manifestações intensas de raiva, falta de paciência e tolerância aliados à impulsividade e descontrole emocional em situações normais.
  • ALTERAÇÕES NA CONDUTA SEXUAL DA CRIANÇA, tais como: conhecimentos não usuais sobre questões sexuais, brincadeiras sexuais persistentes com amigos, brinquedos ou animais, masturbar-se compulsivamente.
=> COMO PROCEDER EM CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLECENTES:
  • Denunciar junto ao Conselho Tutelar, Delegacia Especializada ou a Delegacia mais próxima para que sejam tomadas as medidas adequadas de responsabilização dos agressores.
  • DISQUE 100.
  • No tocante às vítimas devem ser levadas para atendimentos médicos e psicológicos para tratar de traumas, DST's e sequelas físicas.

terça-feira, 19 de maio de 2009

O BCCCV informa: TIPOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

  • Violência sexual verbal - conversa do adulto com crianças ou adolescentes sobre atividades sexuais para despertar interesse ou chocar.
  • Exibicionismo - quando o adulto exibe seus órgãos genitais ou outras partes do corpo com a intenção de despertar interesse ou chocar a criança.
  • Vouyerismo - quando o adulto busca prazer observando as partes íntimas da criança ou adolesecente ou obriga a manter relações sexuais ou se mastubar na sua frente.
  • Ato sexual - quando o adulto acaricia os órgãos genitais da criança ou adolescente ou mantém relação sexual com ela.
  • Sadismo - é a prática sexual (violência) com a criança ou adolescente que inclui torturas ou surras.
  • Pornografia - é quando as crianças ou adolescentes são usados como atores/atrizes ou modelos em vídeos, fotografias, ou filmes pornográficos. Existem dois lados da pornografia. O primeiro diz respeito aos atores que produzem e o segundo aos consumidores (voyers e pedófilos).
  • Exploração sexual infantil (prostituição) - é a venda do corpo das crianças e adolescentes para a prática de atos sexuais com adultos, com o uso da força física ou não.
  • Tráfico para propósitos sexuais - a prática envolve atividades de aliciamento, rapto, intercâmbio e hospedagem da pessoa recrutada para esta finalidade. Muitas agências de modelo, turismo, trabalho internacional é até adoção estão sendo utilizadas no aliciamento de crianças e adolescentes para o comércio sexual.
  • Incesto - qualquer tipo de atividade sexual entre pessoas da mesma família.
  • ESTUPRO - quando o adulto usa a força física ou qualquer outra arma para obrigar a criança ou adolescente a ter relações sexuais, contra a vontade dela.
DISQUE 100  DENUNCIE! Vamos combater ESSES CRIMES!


(Cartilha da Polícia da Família/ACRE - cooperação Delegada Maria Lúcia - palestrante)
Revista família cristã//

segunda-feira, 18 de maio de 2009

DIA DE COMBATE à EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

O BCCCV (Batalhão de Cidadania e Civilidade Contra a Violência) convida:
  • A TODOS ROMPER COM O SILÊNCIO EM RELAÇÃO À:
  1. ALICIAMENTO
  2. EXPLORAÇÃO SEXUAL
  3. INCESTO
  4. ABUSO SEXUAL
  5. ESTUPRO
  6. TURISMO SEXUAL
  7. PEDOFILIA
  8. PORNOGRAFIA INFANTO-JUVENIL
  9. TRÁFICO
=> A melhor forma de proteção é a denúncia: DISQUE 100!
=> Exploração sexual de crianças e adolescentes é crime!
=> A omissão, também!
  • Crianças e adolescentes necessitam de proteção, pois são cidadãos em desenvolvimento.
  • Ser explorado sexualmente deixa marcas irreversíveis.
  • Prejudica o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, tanto físico, quanto psíquico, social e moral.
=> Veja os órgãos responsáveis de sua cidade e DENUNCIE!

sábado, 16 de maio de 2009

BARBARIDADES DA Língua Pátria:

  • ME DISSERAM
Embora seja frequente na linguagem coloquial (e até mesmo em bons autores, sobretudo os modernos), a norma culta condena o uso de pronomes oblíquos átonos iniciando frases. Portanto, segundo a linguagem padrão, devemos dizer: DISSERAM-ME. ENTREVISTARAM-ME. EMPRESTARAM-ME. BEIJARAM-ME. MALTRATARAM-ME. etc.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

RESPONDENDO: Na ponta da língua.

1. Nós sempre competimos. (O singular desta frase é):
a)- Eu sempre compito.
b)- Eu sempre compeço.
c)- O verbo competir não é conjugado na 1ª pessoa.


2. O correto é:
a)- largatixa
b)- lagartixa
c)- largartixa


3. Complete a frase: Minha avó não chegou a ver uma TV...
a)- a cores
b)- à cores
c)- em cores

4. O verbo está empregado corretamente em:
a)- Ela pousou para várias revistas.
b)- Ela posô para várias revistas.
c)- Ela posou para várias revistas.


5)- Quem tem dor de cabeça tem dor:
a)- encefálica
b)- cefálica
c)- cefalítica


6)- O sujeito da oração => Vamos ter uma vida muito boa nesta cidade do interior => é:
a)- Você e eu
b)- Nós
c)- Vida muito boa


7. A alternativa que melhor substitui a frase => Lívia vive murmurando pelos cantos da escola => é:
a)- Lívia vive reclamando pelos cantos da escola.
b)- Lívia vive chorando pelos cantos da escola.
c)- Lívia vive com segredos pelos cantos da escola.


8. O verbo está conjugado corretamente em:
a)- Os alunos expuseram seus trabalhos ontem.
b)- Os alunos exporam seus trabalhos ontem.
c)- Os alunos exporariam seus trabalhos ontem.


9. Quem nasce em Jerusalém é:
a)- Jerusalês
b)- Jerusalense
c)- Hierosolimita

10. O correto é:
a)- Ele havia entregue as correspondências.
b)- Ele havia entregado as correspondências.
c)- Nenhuma das respostas.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

RESPONDENDO: Na ponta da língua.

1. O pronome mesma da frase -> Eu mesma pilotei o avião indica que, quem comandou o voo foi:
a)- um jovem
b)- um senhor
c)- uma mulher


2. Qual desses adjetivos é uniforme?
a)- bonito
b)- jovem
c)- europeu


3. O certo é dizer:
a)- acróbata (sílaba mais forte: cro)
b)- acrobata (sílaba mais forte: ba)
c)- as duas pronúncias estão corretas.


4. A frase -> Todos podem participar do campeonato está no:
a)- presente do indicativo
b)- presente do subjuntivo
c)- imperativo

5. O plural de água-de-c0c0 é:
a)- águas de coco.
b)- águas-de-coco.
c)- águas de cocos.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O SEBINHO LUTA PELA LEITURA do BCCCV indica prateleira:

==>LEIA PRAZEROSAMENTE... comece hoje, pelos livros mais fáceis:
  • A Árvore que Dava Dinheiro - Domingos Pelllegrini.
  • Aventuras de Xisto - Lúcia Machado de Almeida.
  • A Vaca Deslumbrada - Edy Lima.
  • El Cid - Adaptado por Paulo Reginato.
  • Em busca do Tesouro de Magritte - Ricardo da Cunha Lima.
  • Me Dá uma Força, Gente - Pedro Bloch.
  • Mega Foguete - Sérgio Caparelli.
  • O Canário e o Manequim - Walmir Ayala.
Que tal fazer a propaganda de um livro lido por você?
Algo criativo para divulgar a leitura dele entre os seus colegas?
Pense e aja!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

CLARICE LISPECTOR ... SEMPRE CLARICE...

POEMA:

Este poema de Clarice Lispector tem um significado lido de cima para baixo e outro se lido de baixo para cima:


TRABALHANDO O FENÔMENO ESTÉTICO E A CAPACIDADE DO AUTOR MUDAR A REALIDADE DA PALAVRA.



“Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
EU TE AMO!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais....”

quarta-feira, 6 de maio de 2009

DICAS REDACIONAIS do BCCCV:

O TEXTO DISSERTATIVO:

DIVIDE-SE:

a)- ESTRUTURA FÍSICA:

Como o texto deve estar organizado fisicamente (estética do texto).

b)- ESTRUTURA SEMÂNTICA:

Como as ideias devem estar organizadas no texto, de modo a conseguir o efeito e sentido desejado.

c)- DOMÍNIO SOBRE O TEMA.


____________________________///______________________

RESUMINDO:

a)- ESTRUTURA FÍSICA:

  1. Título do texto.
  2. Espaçamento de parágrafo ou paragrafação.
  3. Distanciamento de margem.
  4. Correta separação silábica.
  5. Cerca de 30 a 40 linhas:

1º parágrafo = Introdução.

(Aproximadamente de 1 a 6 linhas).

2º Parágrafo = Desenvolvimento.

(Aproximadamente 10 linhas = Os próis).

3º Parágrafo = Desenvolvimento.

(Aproximadamente 10 linhas = Os contras).

4º parágrafo = Conclusão.

(Aproximadamente de 1 a 4 linhas).

b)- ESTRUTURA SEMÂNTICA:

Na dissertação defende-se uma opinião, um ponto de vista, uma tese. Analisa-se experiências humanas ou se apresenta interpretações sobre fatos.

A dissertação é um espaço de diálogo, onde se responde o que se dizem outros sobre determinados temas. Você autor escreve na 3ª pessoa do singular, “no impessoal”.

Num primeiro momento, deve-se jogar tudo no papel. Escrever como se fala. Não se preocupar com frases longas, erros de ortografia ou de acentuação.

O primeiro passo da redação é despejar no papel as ideias. Por isso tornar-se necessário fazer um rascunho.

Depois você consertará, trocará as palavras, cortará as frases, confirmará se é aquilo mesmo que queria dizer, ou melhor, escrever.

Não apague. Risque as palavras no rascunho. Você poderá, assim, rever alguma palavra, um sinônimo, uma frase.

Não se esqueça: Uma boa redação começa por um fluir espontâneo de ideias.

Só depois virá o trabalho de conserto, revisão, aprimoramento.

c)- DOMÍNIO SOBRE O TEMA:

Descubra o “fato” do tema. Faça o Letramento. Quebre as palavras. Faça a perguntação, indagação do que você sabe do tema, do título.

Faça aproximadamente uma dez perguntas sobre o fato, sobre as palavras encontradas dentro do tema e o que elas têm a ver com o que você precisa escrever. Vá anotando tudo e eliminando o que não serve. Organize-se e comece a redação.

MANDAMENTOS DE UMA BOA DISSERTAÇÃO:

  1. Não esnobar: Querer mostrar que é “bom”. Complicar. Escrever difícil.
  2. Nunca escrever palavrões.
  3. É proibido criticar: Universidades, autoridades, instituições.
  4. Jamais ser negativista.
  5. Não esquecer o ponto final. O ponto seguido, vírgulas e o que for necessário para uma boa pontuação.
  6. O “i” e o “j” sem pingos não são letras do alfabeto. Por isso deve-se colocar os pingos nos “is” e nos jotas.
  7. Não se esquecer de cortar a letra “t”, quando minúscula.
  8. Não se esquecer de cedilhar o “ç”.
  9. Não esquecer maiuscula nos períodos, nos títulos e nos nomes próprios.
  10. Estrangeirismo, nem pensar!
  11. É proibido escrever: Gírias.
  12. Não abreviar palavras.
  13. Não fazer circunlóquios (dar voltas e não falar nada).
  14. Não repetir palavras. O Português é rico de sinônimos. Substitua sempre!
  15. Não escreva muito e nem pouco. O ideal é cerca de 30 a 40 linhas.
  16. Não aumente o tamanho da letra para dar impressão de que escreveu bastante. Isso é ridículo!
  17. Não cometa cacofonias (sons desagradáveis...).
  18. É bom sempre lembrar: Pensamento novo, período novo.
  19. Letra de forma, nem pensar! Essa modalidade de letra não é aceita no vestibular.
  20. A conjunção “mas” tem vários parentes: porém, contudo, todavia, entretanto. Use-os! De preferência ao mas e o porém para depois de vírgulas e os demais para início de frases, mas serve para depois de vírgula para variar um pouco.
  21. Não escrever as palavras nem muito unidas, nem muito separadas; e as letras nem muito grandes, nem muito pequenas.
  22. Não esprema as palavras no final de linha. Deixe sempre um pequeno espaço para que se possa acrescentar alguma vírgula que se fizer necessária, mas conserve sempre o mesmo espaço na margem direita.

ALGUMAS PALAVRAS PARA A INTRODUÇÃO:

- Sem dúvida. É fundamental. É imprescindível. É indispensável. É notório. Desse modo. Nesse sentido. Nessa perspectiva. A propósito. Em outros termos. E, tantas outras, de acordo com as 300 cópias que farão e descobrirão.

ALGUMAS PALAVRAS PARA O MEIO DO DESENVOLVIMENTO:

- Sabe-se. Necessita-se. Precisa-se. Descobriu-se. Entende-se. Deseja-se. Espera-se. Manifesta-se. Percebe-se. E, tantos outros verbos necessários e inerentes ao tema.

ALGUMAS PALAVRAS PARA A CONCLUSÃO:

Chegou-se à conclusão. Concluiu-se que... Em resumo. Em suma. Definitivamente.. Finalizando... Assim... e, tantas outras, de acordo com os resumos, cópias e pesquisas feitas.

Boa Sorte! Da professora que ama todos seus alunos: Lucinéa Wertz.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

RAPIDINHAS DE PORTUGUÊS:

===///> OMELETE:
  • Trata-se de um substantivo feminino => (A OMELETE).
  • Em Portugal diz-se omeleta(Ê).
  • NOTE BEM: Não saia por aí -> comendo o omelete -> pensando em ovo.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

CONCORDÂNCIA?!?

==> MÁ IDEIA E PENSAMENTO:.

Quando o adjetivo vier anteposto aos substantivos a que se refere, deverá concordar com o substantivo mais próximo.

EXEMPLOS:
  • Tiveste ideia e pensamento.
  • Tiveste mau pensamento e ideia.