sexta-feira, 14 de agosto de 2015

VERBOS DE LIGAÇÃO: rapidinha

Verbo é a palavra que pode ser conjugada. Dentre os verbos, há aqueles que são tradicionalmente classificados como verbos de ligação, ou seja, aqueles que (como encontramos em muitas gramáticas e livros didáticos) "servem" para ligar uma qualidade ao sujeito. São verbos que não denotam ação, mas apontam para um estado de coisas, como no exemplo: "A  moça é inteligente".

Aqui vai a lista dos principais verbos que podem ser de ligaçãoser, estar, permanecer, ficar, andar,  continuar, parecer, virar, tornar-se, viver E MAIS alguns pelas nova gramáticas e modernidade da Língua [sair, ir, vir...].

Esses verbos, logicamente, só funcionam como verbos de ligação em determinados contextos. Compare:

1- O cozinheiro 'virava uma fera' toda terça-feira.

2- O cozinheiro virava os peixes na frigideira toda terça-feira.

Na frase 1, encontra-se um verbo de ligação conectando o sujeito a uma qualidade metaforicamente construída (cozinheiro = 'fera'). Já na frase 2 o verbo virar indica uma ação, um ato de cozinha, pois obviamente o cozinheiro não se tornava peixes às terças-feiras, mas fritava os peixes, virando-os na frigideira. Concorda?

Logo, você não deve decorá-los, e sim memorize o significado deles:


Assim, 
1. São os que dão qualidades, características ou indicam estado do sujeito.

2. São verbos que servem como elementos de ligação entre o sujeito e uma qualidade ou estado ou modo de ser, denominado Predicativo do sujeito.

3. São aqueles que indicam a existência de uma qualidade do sujeito, sem que ele pratique uma ação.

[sep; fac; pvtv; siv...]

Nenhum comentário: